Feira em São Paulo apresenta novidades do mundo geek para casa

0
26

 

O sucesso da cultura geek tem muito a nos dizer sobre os hábitos de consumo dos brasileiros. O volume de vendas de produtos licenciados superou R$ 23 bilhões no país, em 2022, e a expectativa para este ano é de um crescimento na casa dos dois dígitos, 10%, segundo dados da ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens.

 

Isso porque não é apenas a indústria de produção audiovisual que ganha com o frenesi em torno do elenco da Disney, com Marvel e Mickey Mouse; da Sony, com a franquia Venom; ou da Warner, com animações do Cartoon Network até o universo cinematográfico de DC. No ano passado, lançamentos icônicos como Batman, Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura, Aquaman 2, Pantera Negra: Wakanda Forever, Thor: Amor e Trovão, entre outros, influenciaram a cultura popular, refletindo no consumo dos mais variados produtos.

 

Para 2023, a expectativa é que o setor gere, só no Brasil, um volume de vendas na casa dos R$ 25 bilhões. E o segmento de casa e decoração terá grande representatividade nisso. Ainda segundo a ABRAL, a estimativa de crescimento é de 6 a 10% nas vendas de itens de Cama, Mesa e Banho; 7 a 10% em Acessórios e Itens para o lar; 8 a 12% em Papelaria, que inclui mochilas e itens de confecção; e 8 a 12% em Artigos de Festas.

 

As novidades de cada uma dessas categorias serão apresentadas na ABCasa Fair, feira realizada entre os dias 7 e 11 de fevereiro, em São Paulo, que reúne fabricantes, lojistas e profissionais da área de artigos de casa e decoração para qualquer tipo de ambiente. No evento, os visitantes poderão encontrar luminária no formato da luva do Mickey, planner da Mulher Maravilha, caneca do Hulk, pantufa da Turma da Mônica, entre muitos outros itens.

 

 

“Feiras e eventos ajudam a movimentar esse segmento. Não é de hoje que os produtos da cultura geek chamam a atenção na ABCasa Fair e é por isso que apostamos cada vez mais nas tendências deste mercado, no Brasil”, afirma Anderson Passos, diretor executivo da ABCasa, associação responsável pelo encontro de negócios. 

 

Ele acrescenta que o setor de casa e decoração tem força dentro do comércio de produtos licenciados exatamente porque os fãs dos personagens querem tê-los por perto. “Para alguns, a cultura geek tornou-se um estilo de vida – uma forma de exercício da sua própria identidade, independentemente de idade ou gênero. A indústria percebeu isso e investiu em itens que estão ao alcance das pessoas a qualquer hora do dia, em diversas ocasiões. Por isso, os super-heróis e personagens podem ser encontrados nos mais variados objetos. Uma solução que agrada vendedor e consumidor”, finaliza.