Editora JBC lança livro de gastronomia Ramen/Lámen

0
17

 

A Editora JBC lança o livro de gastronomia Ramen/Lámen, do autor Jo Takahashi, apresentando uma viagem pelo universo de um dos pratos mais populares da culinária japonesa. O livro já está em distribuição em livrarias de todo o Brasil.

 

Após uma viagem pelo Japão para descobrir os segredos do ramen, o produtor cultural Jo Takahashi retornou ao Brasil para continuar suas pesquisas pelo Brasil para encontrar as pontes que foram criadas entre os dois países por meio da culinária, mais especificamente pelas tigelas do macarrão ensopado que foi conquistando fãs pelo mundo todo. Ao longo de 4 anos de estudos, entrevistas e viagens, Jo Takahashi também contou com a colaboração do fotógrafo Rafael Salvador para retratar os detalhes dos ingredientes e as preparações e entrevistados brasileiros.

O prefácio do livro é escrito pela chef Telma Shiraishi, embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Culinária Japonesa e proprietária do restaurante Aizomê. “Jo san, com primor, coletou e emoldurou muitas imagens, personagens e histórias ligadas a esse prato, que atravessou o mundo e veio para ficar e prosperar em terras brasileiras”, destaca a chef.

 

Sinopse

 

Comer uma ramen é mais que uma degustação. É uma experiência de vida que logo se transforma num vício sadio. A partir de uma sucessão de pequenas descobertas, o apreciador de ramen começa a perceber sutilezas na composição do caldo, na textura do macarrão e na variedade dos toppings. É neste momento quer pode-se dizer que a pessoa está preparada para conhecer a identidade do ramen, as diferentes características regionais e os estilos de cada restaurante ou casa especializada no prato. Hoje, o Japão exibe uma estatística incrível. Existem mais de 35 mil casas de ramen no país.

 

 

Autoria

 

Jo Takahashi tem uma longa atuação como produtor cultural e atualmente tem sua própria produtora, Dô Cultural, atuando não só nas áreas de arte e cultura, mas também em gastronomia. É autor de outros títulos de gastronomia japonesa como A Cor do Sabor: a culinária afetiva de Shin Koike e Izakaya: por dentro dos botecos japoneses, que conquistaram o segundo lugar na categoria Melhor Livro de Gastronomia Japonesa pela afamada Gourmand World Cookbook Award.

Rafael Salvador é fotógrafo e videomaker. Especialista em fotografia publicitária, em 2012 fundou o estúdio Nikko Fotografia. Assinou a fotografia da revista Hashitag publicada pela Editora JBC e de diversos restaurantes em São Paulo. Atuou em diversos projetos internacionais nas áreas de artes e gastronomia, como fotógrafo e diretor de vídeo.

 

Ramen/ Lámen 

 

Autoria: Jo Takahashi e Rafael Salvador

Gênero: gastronomia

Formato: 20,5 × 21,0 cm

Páginas: 200

Preço: R$ 124,90

ISBN: 978-65-5594-363-4

Editora JBC