De 18 a 20 de novembro, Associação Nipo realiza 2º edição do Festival do Japão MS

0
34

 

Todos preparados para essa grande festa? Após dois anos de pausa, o maior festival de cultura japonesa em Mato Grosso do Sul está de volta! A 2º edição do Festival do Japão MS será realizada de 18 a 20 de novembro de 2022, pela diretoria da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, ocupando 60 mil m² de área do clube de campo da associação.

 

Nesses três dias, seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades, e com muita segurança e carinho, a comissão organizadora vai oferecer ao público shows musicais, atrações culturais, danças típicas, exposições culturais, workshops e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.

 

No palco principal do evento, destaque para as artes tradicionais, como taiko (tambores japoneses), a dança “yosakoi soran”, apresentações dos cantores campeões de Grand Prix de karaokê, danças folclóricas e clássicas. Na área cultural, outro palco será destinado para as oficinas e workshops de origami (dobraduras), ikebana (arranjos florais) e culinária, além de espaço para cultura nerd, animes e cosplay.

 

A cerimônia de abertura do evento acontece no sábado, dia 19/11, às 20h, e logo em seguida será escolhida a Miss Nikkey MS, concurso que elegerá a mais bela nikkei da comunidade nipo-brasileira do Mato Grosso do Sul, que participará da final do Miss Nikkey Brasil, a ser realizada em julho de 2023 em São Paulo.

 

Expositores confirmados

 

Na área de expositores serão mais de 30 espaços, com empresas como Toyota, Honda, Nissan, Yamaha, Volkswagen e o lançamento de um rótulo especial de vinho comemorativo ao 2º Festival do Japão MS, iniciativa da 067 Vinhos.

 

Apresentação de taiko

 

A Praça de Alimentação será dividida em 3 áreas, sendo 2 espaços destinados à culinária japonesa, com delícias como o nosso tradicional sobá, além de tempurá, sushi, onigiri (bolinho de arroz recheado), ramen (macarrão com caldo quente), entre outros, e 1 espaço para a culinária brasileira e fast food, com espaço destinado para espetinho, pastel, crepes e lanches.

 

O evento possui apoio do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, prefeitura municipal de Campo Grande, Consulado Geral do Japão em São Paulo, JICA, JETRO, e conta também com o patrocínio das empresas Dallas Alimentos, Sicredi, Sakura Nakaya Alimentos e Unimed.

 

A expectativa dos organizadores é de reunir 50 mil visitantes nos 3 dias de evento. Aos interessados em participar do evento com voluntariado, é possível fazer a inscrição pelo link bit.ly/voluntariofjms (será fornecido certificado de participação).

 

Conectando caminhos

 

No dia 18/11 (sexta) a partir das 13h, a associação promove o “Seminário Internacional – Mato Grosso do Sul e Japão – Conectando Novos Caminhos”, no auditório do Bioparque “Aquário do Pantanal”. O evento busca intensificar o intercâmbio entre Mato Grosso do Sul e Japão, uma parceria mais do que promissora, com o objetivo de revitalizar as relações econômicas, científicas e culturais entre Mato Grosso do Sul e Japão.

 

Autoridades no Festival do Japão MS 2019

Na programação, destaque para as participações do senador Nelson Trad Filho; do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; além de Masayuki Eguchi, representante chefe no Brasil da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão e o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana. Inscrições pelo link https://www.sympla.com.br/evento/seminario-internacional-mato-grosso-do-sul-e-japao-conectando-novos-caminhos/1777681?share_id=0&lang=PT.

 

Samurai Run Dallas

 

Pela primeira vez, será realizada no dia 20/11 (domingo) a corrida SAMURAI RUN DALLAS 2022, um evento temático com elementos da cultura japonesa que percorre a área próxima ao Clube de Campo da AECNB. A prova terá duas modalidades: uma corrida de 6km e uma caminhada de 2km e será aberta para participantes de qualquer idade, com início às 7h30. Todos os participantes vão receber um kit especial, com camiseta e brindes.

 

Claudio Sussumu Oikawa, coordenador geral do evento

Inscrições e mais informações: https://kmais.page.link/SAMURAI-RUN-2022.

 

Serviço

 

2º Festival do Japão MS

 

18/11 (sexta) – 18 às 23h

19/11 (sáb) – 11 às 23h (cerimônia de abertura 20h)

20/11 (dom) – 10h30 às 21h (Samurai Run – Corrida de rua – 7h30)

 

Local: Clube de Campo – Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira (AECNB) – Av. Ministro João Arinos, 140, Jardim Veraneio – Campo Grande, MS.

Estacionamento no local: R$ 30

 

Informações: www.bit.ly/festivaldojapaoms

Instagram: www.instagram.com/nipocg

Telefone: (67) 3324-4160