Mulheres astrônomas são destaque na 14ª edição da Campus Party Brasil

0
21

 

A Campus Party Brasil, a maior experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, cultura marker, educação e empreendedorismos do mundo, abre espaço para as mulheres falarem sobre astronomia na próxima edição nacional do evento que ocorrerá entre 11 e 15 de novembro, no Anhembi, em São Paulo. Essa edição marca o retorno presencial do evento em seu formato tradicional, ou seja, com Arena, Camping e Área Open que receberão mais de mil palestrantes e 500 atividades práticas.

 

A estudante de física, Laysa Peixoto, será uma das palestrantes da CPBR14. A mineira de 19 anos participou do programa “Expedição 36”, da Nasa, em parceria com The Internacional Astronomical Search Collaboration. Durante o período em que esteve no projeto, Laysa descobriu o asteroide LPS00023 (a sigla remete as iniciais de seu nome). Medalhista de olimpíadas científicas nacionais e internacionais de Astronomia e Astrofísica, ela foi aprovada no processo seletivo da agência aeroespacial dos Estados Unidos.

 

O empreendedorismo espacial também será tema desta edição da Campus. A empreendedora Aila Raquel é pioneira no setor de observação da Terra com nanossatélites. Certificada pelo governo francês como empreendedora talentosa, Aila é membro fundadora da Aliança Startups do Setor Espacial e membro de associações internacionais como a StellarModal Transportation Association, com membros de alto desempenho no setor espacial internacional.

 

Parte das descobertas sobre o universo vem sendo feita por cidadãos comuns. A jovem mineira Lorrane Olivlet, descobriu não um, mas quatro asteroides em sequência. A engenheira biomédica é outra palestrante confirmada na CPBR14. Estudante para licença de piloto de avião e criadora do grupo voluntário de STEAM, com foco em assuntos espaciais InSpace que abrange todo o Brasil, Lorrane é autora de um livro sobre sistema solar, divulgadora científica e influenciadora digital com quase 1 milhão de seguidores somados nas redes sociais.

 

“Ter as três principais mulheres brasileiras especialistas em astronomia na CPBR14, engrandece ainda mais esta edição e nos aproxima do nosso objetivo. Além de termos conseguido equilibrar a participação das mulheres na Campus Party nos últimos anos. Esse é um assunto importante e que requer engajamento para atrairmos mais ainda o público jovem. Queremos que no futuro, outras brasileiras estejam desenvolvendo e participando de mais ações relacionadas à astronomia mundial”, explica o CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.

 

Mais de mil palestrantes na CPBR14

 

A 14ª edição da Campus Party Brasil receberá mais de mil palestrantes nacionais abordando temas sobre empreendedorismo, inovação, tecnologia, entre outros. Entre os destaques, está Ricardo Cappra. Pesquisador de cultura analítica, autor e empreendedor, além de ser fundador do Cappra Institute for Data Science, onde realiza pesquisas sobre o impacto dos dados na sociedade e nos negócios. Ele também tem participação em grandes projetos mundiais, como a campanha do presidente Barack Obama. Outro nome presente em outras edições da Campus e que estará na CPBR14 é de Dado Schneider. O embaixador da Campus Party, é considerado um dos mais importantes pensadores do mundo digital no Brasil. Além deles, a principal apresentadora de games e e-sports do país, Nyvi Estephan, estará em mais uma edição da Campus. Ela é um dos nomes mais conhecidos e importantes do mercado gamers, se destacando como fenômeno da internet, com seguidores que a acompanham tanto em suas redes sociais, quanto em suas aparições em eventos por todo o país.

 

Outro nome feminino de destaque da Campus Party e que estará nesta edição é a Jaqueline Goes. A Biomédica, mestre em biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa e Doutora em Patologia Humana, integrou a equipe de sequência genética da covid-19 na América Latina. Jaqueline também faz parte da equipe Halo, de combate à desinformação sobre a covid-19 em redes sociais. O curador da Campus Party, Artur Mainardi Junior, também estará no Anhembi. Com mais de 25 anos de carreira executiva, Mainardi é CEO e sócio fundador do Grupo Somai e da Humanoide Brasil. Outro nome confirmado é do publicitário e jornalista, Daniel Perrone. Percursor da comunicação de engajamento de torcedores de futebol no Brasil, Perrone atuou por 10 anos no Globoesporte.com, além de ter participado do programa “Fanáticos” do Esporte Interativo, e da transmissão do Campeonato Paulista de Futebol 2022, pela HBO Max.

 

A CPBR14 também receberá o PhD, neurocientista, mestre psicanalista, membro na FENS (Federation of European Neuroscience Societies), Fabiano de Abreu. Vale destacar que Abreu possui um dos maiores QIs do mundo, estando presente em todas as quatros sociedades das pessoas com quociente de inteligência mais elevados do mundo. Abreu foi admitido pela Triple Nine Society, uma sociedade de alto Q.I. que reúne pessoas cujo nível de inteligência é igual ou superior a 99,9% da população geral, segundo aferido por um teste de QI formal, supervisionado e oficialmente reconhecido. Além disso, ele também faz parte do corpo editorial de diversas revistas científicas do Brasil, Estados Unidos e da Europa.

 

Serviço

 

Campus Party Brasil – 14ª edição

 

Arena: de 11 a 15 de novembro

Área Open: de 12 a 15 de novembro

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura 1209 – Santana