Madden NFL 23, até quem é leigo em futebol americano vai curti jogar!

0
30

 

Antes de começar a análise, quero deixar claro que esta foi a primeira vez que tive contato com um game de futebol americano e que também não conheço as regras do esporte. O que falar de Madden NFL 23, o jogo foi lançado no último dia 19 de agosto de 2022, que consiste no novo jogo de futebol americano da EA Sports. Após pesquisas sobre as edições anteriores, Madden NFL 23 vem com uma série de melhorias em Inteligência Artificial na experiência do jogador durante a gameplay.

 

Este é o primeiro título da franquia após a morte de John Madden, ex-treinador e comentarista da NFL, que dá o nome à franquia da Electronic Arts.

 

Graças a Assessoria de Imprensa da EA Brasil, podemos jogar Madden NFL 23 na versão para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

O Madden NFL 23 é o único simulador da NFL. O jogo tem licença exclusiva desde 2005 quando a EA e a liga fizeram um acordo milionário para o Madden NFL ser o único simulador licenciado da NFL.

 

 

O jogo graficamente no PC está muito bonito com apresentações muito bem detalhadas. A introdução do novo FieldSENSE, que fornecem controle adicional do usuário para melhor entregar passes precisos em locais mais precisos definidos pelo jogador, é uma adição muito boa ao jogo (principalmente eu que sou 100% noob), permitindo que jogadores habilidosos arremessem em lugares que as vezes a física não permite.

 

Outra novidade muito bacana que o jogo traz, são os cortes em 360 graus, com maior liberdade e explosão para quem está com a bola, e o Hit Everything para melhorar as colisões dos jogadores.

A batalha nas trincheiras ficou bem próxima da realidade, com a movimentação dos Running Backs tendo um pouco mais de peso, sem a sensação de pular movimentos para realizar certos dribles, e a volta da possibilidade de quebrar tackles apertando A repetidamente (joguei com um joystick no PC).

 

A AI (inteligência artificial) e movimentação das linhas ofensiva e defensiva estão muito parecidas com os jogos reais (pois acabei assistindo alguns vídeos de partidas da NFL), com interações lógicas, sem a sensação de ver DT/DE ficando presos em blocks da OL e o próprio desenho das jogadas sendo realizado de forma mais clara na sua frente. Segundo a EA, foram adicionadas mais de 3.500 animações e pelo menos nessas primeiras horas com o jogo, a sensação que se tem é de realmente estar vendo interações diferentes a cada jogada.

 

A outra grande adição na gameplay é o novo sistema de passe introduzido, chamado de Placement & Accuracy. Basicamente, ele te dá mais controle sobre onde o seu Quarterback vai colocá-la em certos passes, tornando mais fácil posicioná-la onde só o seu WR pode pegá-la, desde que você acerte o timing no arremesso. É possível perceber também que nesse aspecto, o rating de QBs, WRs e TEs tem muito mais impacto do que antes, com as estrelas do esporte tendo muito mais facilidade em executar jogadas complicadas como passes sobre o ombro ou fades.

 

Sobre a trilha sonora, a narração está apenas em inglês (acho que deveria ter pelo menos legendas em português). Os efeitos parecem realistas, desde as reações da torcida até as ações diretamente nas jogadas ganharam qualidade e contribuem na imersão do player.

A Electronic Arts lançou o EA SPORTS Madden NFL 23 para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One, PC via EA app para Windows, Origin, Steam e Epic Games Store em todo o mundo.

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Madden NFL 23 abaixo:

 

 

Madden NFL 23 - PC
Nota Final
8.1/10
8.1/10
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 8.5/10
    8.5/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 7/10
    7/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Madden NFL 23 faz uma bela homenagem para John Madden, tem uma jogabilidade fácil, mesmo para quem nunca jogou um game de futebol americano. Mas acho que o jogo falha em não ter pelo menos legenda em português para o melhor entendimento do que está acontecendo. O preço está alto, principalmente em um país como o Brasil que não tem o costume de acompanhar a NFL e não ser um esporte popular por aqui.