Análise: Um clássico do PlayStation 1 remasterizado, Pac-Man World Re-Pac tá demais!

0
445

 

Para quem jogou muito o PS1 nos anos 90 e 2000 vai lembrar de um jogo de aventura que fazia qualquer jogador ficar horas e horas jogando em 1999. Quando Pac-Man World foi lançado no PS1, todos ficaram fascinados com os gráficos 3D e trazendo o famoso come-come em uma aventura para salvar a família raptada pelo vilão Toc-Man. Pac-Man World Re-Pac é o mais recente remake de um jogo 3D de plataformas do final da década de 90, a era de ouro do gênero e repleta de títulos que ainda hoje são relembrados com carinho. O projeto da Bandai Namco, desenvolvido no Unity pela Now Production, é mais humilde do que outros esforços focados em títulos da mesma era, como os da Activision com Crash Bandicoot, mas consegue na mesma capturar a magia e encanto dos jogos que vibraram com imenso esplendor naquela era.

 

 

Graças a Assessoria de Imprensa da Bandai Namco, podemos jogar Pac-Man World Re-Pac na versão para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

A história mantém a original, onde o vilão Toc-Man, com a ajuda do seu exército de fantasmas, captura familiares e amigos do Pac-Man, aprisionando em vários mundos por onde iremos saltar e derrotar os vários inimigos. À medida que vamos completando níveis, encontramos chaves que desbloqueiam as jaulas, sendo que se libertarmos todos antes da luta final, teremos direito a uma ajuda extra.

 

A jogabilidade mantém-se fiel ao original, tendo a Bandai não só adicionado uma nova mecânica para nos mantermos alguns segundos no ar, como também podemos optar por um modo de dificuldade mais fácil, algo que não existia na versão da PS1. Ao saltarmos conseguimos reparar que o Pac-Man na versão base é um bocado balão, o que ao início complica para acertar com os saltos, pois não só temos de aprender a calcular o tempo de cada salto, como também interpretar o posicionamento de Pac-Man, visto que o jogo é 3D.

Pac-Man World Re-Pac é um jogo simples, mas altamente metódico e que exige bons timing para navegar pelos vários níveis. Em pouco mais de 4 horas consegues terminar esta experiência e terás vários momentos divertidos para relembrar, especialmente as boss fights que mostram segmentos gameplay diferentes (desde naves no espaço a corridas de karts).

 

Convém referir que se quiseres obter todos os itens especiais e desbloquear todos os segredos, terás um desafio maior e mais tempo de jogo, sendo essa a forma que o jogo deve ser jogado para melhor perceber o que os criadores pretendiam deste design de plataformas 3D que brinca com a perspectiva e profundidade. Se hoje isto é banal, na altura era genial.

 

Os níveis de Pac-Man World Re-Pac ficam progressivamente mais longos, complexos e fazem uso mais engenhoso da perspectiva e profundidade para te desafiar, com a constante necessidade de medir os timings dos movimentos para não perder vida atrás de vida. Existem 6 áreas diferentes com 4 níveis cada e a sua própria temática. Algumas zonas incluem um ou outro elemento específico introduzido no design dos níveis para dificultar os saltos entre plataformas, mas o conceito básico do gameplay é transversal.

 

Um objeto em específico permite-nos abrir um portão que nos leva para um labirinto extra, servindo este para acrescer à pontuação. Para além disto, no final de cada nível, caso consigamos encontrar todas as letras que compõem “PACMAN”, temos direito a um mini game cujo objetivo é apanhar o máximo de itens para aumentar a pontuação. Após terminar o mini game somos levados para a roleta de vidas, onde aproveitamos as moedas que apanhámos durante o nível para tentar fazer linhas dos mesmos símbolos, sendo não só recompensados com vidas, como também com pontuação extra.

 

 

Com gráficos atuais e controles refinados para a atualidade, Pac-Man World Re-Pac não recebeu qualquer artificialidade para se tornar mais difícil ou demorar mais tempo. A Bandai Namco não desvirtuou a experiência lançada na PS1 e optou por uma homenagem que vai relembrar rapidamente o quão fantásticos eram aqueles jogos. Se não importa com a curta duração e quer um jogo de plataforma simples, mas com engenho suficiente para te deixar entretido e com um sorriso no rosto, Pac-Man World Re-Pac é jogo para todas as gerações.

 

O título já está disponível para as plataformas PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC via Steam e Nintendo Switch.

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Pac-Man World Re-Pac abaixo:

 

 

Pac-Man World Re-Pac - PC
Nota Final
9.6/10
9.6/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 9.5/10
    9.5/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 9/10
    9/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pac-Man World Re-Pac tem a mesma gameplay de 1999, mas como é uma versão remasterizada, acho que deveria tá no formato 16:9, pois ele ainda traz o aspecto de 4:3 das antigas TV. Mas é um jogo para toda a família e quem jogou no PlayStation 1, vai adorar re-jogar nas plataformas atuais.