Na segunda-feira (15), quatro equipes brasileiras começam a caminhada no Six Major Berlim, a terceira competição mundial de Rainbow Six Siege em 2022. FaZe Clan, FURIA, Ninjas in Pyjamas e W7M Esports garantiram vagas após chegarem à semifinal da Copa Elite Six da América, a “Libertadores do R6”, e buscam retomar o protagonismo internacional obtido pelo país no ano passado.
Em 2021, o cenário brasileiro de R6 conquistou todos os títulos internacionais nas principais competições da modalidade. No Six Invitational, torneio mais importante do calendário, Ninjas in Pyjamas e Team Liquid protagonizaram uma final 100% nacional, com os Ninjas levantando o troféu. Uma final toda brasileira também ocorreu no Six Major Suécia, desta vez com a vitória da FaZe diante da NiP. O outro título do Brasil veio no Six Major México, com direito a uma série de reviravoltas da Team oNe para conquistar o título.
O público poderá acompanhar todas as partidas do Six Major Berlim 2022 com transmissão em português nos canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil na Twitch e no YouTube, além de algumas pelo canal secundário na Twitch, e também em Watch Parties realizadas por streamers parceiros da Ubisoft. Para mais informações, acesse o site oficial do cenário competitivo de Rainbow Six Siege.
Confira como chegam as equipes brasileiras para o Six Major Berlim 2022:
FaZe Clan
Atual campeã da Copa Elite Six da América, a FaZe Clan chega ao Six Major no melhor momento da equipe em 2022. A recuperação no segundo turno do Campeonato Brasileiro de Rainbow Six Siege e a força mostrada na competição latino-americana a credenciam como uma das favoritas ao título na Alemanha.
O time terminou a segunda etapa do BR6 2022 na terceira colocação, com 15 pontos, e conseguiu assegurar uma vaga no G-4 após triunfo na última rodada, em confronto direto diante da Team Liquid. Na Elite Six, a FaZe Clan superou todas as brasileiras pelo caminho para comprovar a nova fase da equipe.
Embora não tenha mudado a line-up formada por Leonardo “Astro”, José “Bullet’”, Gabriel “cameram4n”, Jaime “Cyber” e Lucas “soulz1”, a FaZe alterou a organização dentro das partidas para retomar o sucesso. Astro assumiu o papel de cameram4n como IGL (in-game leader) em busca de aprimorar o nível coletivo da equipe.
FURIA
Com mais um sólido desempenho no BR6 2022, a FURIA tenta melhorar a campanha em relação ao Six Major anterior. Ao parar na fase de grupos em Charlotte, a Pantera trouxe o campeão mundial Julio “julio”, ex-NiP, que contribuiu para tornar constante a presença da equipe no G-4 durante o segundo turno do Brasileirão de R6.
A FURIA chega ao torneio após terminar a segunda etapa do BR6 na vice-liderança, com 15 pontos, com direito a um 7 a 0 diante da 00 Nation na quarta rodada. Na Copa Elite Six, teve que superar a repescagem para garantir vaga na competição internacional.
Com a line-up consolidada, formada por Diogo “Fntzy”, Luiz “Miracle”, Rennan “R4re”, Thiago “Handyy” e Willian “stk”, a equipe quer melhorar o desempenho em cenário mundial. A Pantera jamais superou as quartas de final de um campeonato mundial de Rainbow Six Siege.
Ninjas in Pyjamas
Depois de um desempenho abaixo das expectativas no começo da temporada, a Ninjas in Pyjamas encontrou o ritmo adequado para voltar a disputar o Major. Com 6% de chance de chegar à Elite Six antes da Super Semana e, consequentemente, ao Six Major Berlim, os Ninjas mostraram qualidade para superar os oponentes e carimbar o passaporte para a Alemanha.
A troca no elenco foi um dos fatores que mudou o desempenho da NiP. O veterano Julio deu lugar a Gustavo “Wizard”, que encaixou rápido na maneira de jogar dos Ninjas. A troca na comissão técnica também surtiu efeito positivo, com a chegada de Marcus “sneepy” para a vaga de Dyjair “Mity”. O restante da line-up é composto por João “Kamikaze” – que se tornou o IGL no meio do BR6 – Gustavo “Psycho”, Murilo “Muzi” e Gabriel “pino”.
O bom desempenho foi recompensado com a quarta posição na segunda etapa do BR6 2022 e 15 pontos obtidos. A sequência de resultados foi mantida na Copa Elite Six, em que a NiP perdeu na fase final da repescagem para a W7M Esports, mas com a vaga assegurada para a Alemanha.
W7M Esports
A W7M volta a disputar uma competição mundial de R6 após a participação no Six Major Charlotte. Naquela oportunidade, os Bulls pararam na fase de grupos e tentam, na segunda ida a um torneio mundial, alçar voos maiores no cenário competitivo.
Líder isolada Brasileirão de Rainbow Six 2022, a W7M seguiu dominando os adversários e mostrando um time organizado para vencer as adversidades. A escalação da equipe segue a mesma do Six Major passado, com Gustavo “HerdsZ”, Gleidson “GdNN1”, Diego “Kheyze”, João “Jv92” e Gabriel “volpz”.
Com os 22 pontos conquistados no segundo turno, a W7M ganhou a chance de brigar por mais uma vaga no Major. Na Copa Elite Six da América, os Bulls chegaram até a final da principal competição latino-americana, mas foram derrotados pela FaZe Clan, o segundo vice-campeonato da equipe na Elite Six.
Confira abaixo como ficou a divisão dos grupos:
Calendário de jogos da fase de grupos: