Jogamos Martha Is Dead no PS4, mas… será que ele é bom? Confira nossa análise e gameplay!

0
187

 

A Assessoria de Imprensa da Wired Productions nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo Martha Is Dead para PlayStation 4. Obrigado pela confiança no Nerdlicious! O jogo foi lançado hoje, dia 24 de fevereiro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox.

 

 

Martha Is Dead prometia ser tenso e cheio de imagens atormentadoras, mas no final o estúdio italiano LKA entregou um jogo monótono e cheio de regras. Ao final deste artigo você poderá acompanhar nossa gameplay!

 

História

 

Ambientado na Itália de 1944, Martha Is Dead é um suspense psicológico sombrio em primeira pessoa que mescla realidade, superstição e a tragédia da guerra. Enquanto o conflito entre as forças aliadas e alemãs se intensifica, o corpo violado de uma mulher afogada é encontrado… Martha!

 

 

Martha morreu e sua irmã gêmea, Giulia, a filha mais nova de um soldado alemão, precisa lidar sozinha com o trauma avassalador da perda e as consequências do assassinato. A busca pela verdade está envolta pelo folclore misterioso e pelo horror extremo da guerra, que está cada vez mais próxima.

 

Jogabilidade

 

Martha Is Dead depende muito de sua narrativa para apresentar ao jogador uma história que foca em mexer com as emoções utilizando temas delicados. No começo o jogo se apresenta simples onde temos que apenas seguir um “passo a passo” para chegar à uma cena “assustadora”. Ande, olhe para o lado, movimente suas mãos utilizando os analógicos, segure para sua personagem interagir com objetos, etc, mas após uma hora de jogo consegue apresentar novas jogabilidade até que interessantes no começo, mas que ficam chatas rapidamente, como o processo de tirar foto (com várias  regras de foco, iluminação, etc..) até revelar ela (sim! você deverá revelar as fotos como antigamente), onde temos que novamente seguir um passo a passo para que a imagem fique perfeita.

 

 

Apesar de ser interessante no começo, o processo repetitivo irrita-nos e o fato de ter que andar muito para achar objetos escondidos em um cenário pouco atrativo graficamente (falaremos disso mais adiante), além de pouca ação, faz com que enjoemos rapidamente do jogo.

 

Cenários, Gráficos, Ambientação e Trilha Sonora

 

Apesar dos gráficos serem fracos e nos lembrarem jogos antigos, os cenários e ambientação de Martha Is Dead são boas, realmente nos levando à um local ermo de uma Itália em guerra na década de 1940. O clima tenso da Segunda Guerra Mundial juntamente com a morte de Martha e todo o fato de termos que lidar com o corpo a todo momento nos deixa em alguns momentos bem incomodados, fazendo com que o objetivo dos desenvolvedores seja atingido. Como dito, os gráficos não são bem feitos e há muita pixelização aparente.

 

A trilha sonora também consegue nos enviar diretamente a Itália com rádios espalhados pela casa tocando a todo momento clássicos do cancioneiro popular italiano. Eu mesmo adorei colocar uma música mais animadinha durante o velório de Martha para “quebrar o clima” tenso.

 

Bugs

 

Claro que um jogo mais simples e como dito anteriormente com gráficos ruins tem que ter bugs também né? Mas aí que tá… nem tem tantos como achávamos que teria.

 

 

Um quebra de pixel aqui ali, uma movimentação mais difícil quando chegamos em limites de cenários, e uma cena logo no começo do jogo (que pode ser vista na gameplay) que travou e tivemos que recomeçar esta parte, mas nada que incomode muito e atrapalhe na gameplay.

 

Clima tenso, mas cadê o medo?

 

O jogo realmente nos transporta para este cenário de guerra, e nos leva a acreditar na história de Martha e de sua irmã impostora, especialmente se você é fã de thrillers psicológicos, mas peca por deixar o jogador sempre na espera de algo terrível acontecer, algo que pouco acontece. É quase um “terror tântrico”, onde a gente espera, espera, espera e nada acontece…

 

Martha Is Dead prometeu um terror que não existe… isto pode ter ocorrido por termos testado o jogo no PlayStation 4 e pela produtora ter censurado algumas cenas neste console? Pode até ser, mas esperávamos mais medo durante a gameplay, algo como um Resident Evil, sei lá…

 

Lançado já em Português do Brasil

 

O jogo mantém-se em italiano para gerar a imersão nos cenários, mas legendas e menus estão em português do Brasil, deixando de fácil entendimento à todos os jogadores.

 

É bom ou ruim?

 

Martha Is Dead tem sim algumas cenas chocantes e mesmo com uma história clichê consegue nos prender e querer saber mais da narrativa, porém em sua maioria, a gameplay é lenta, monótona e repetitiva, deixando o jogo dedicado à um público bem específico.

Se você quer um jogo com mais ação, cai fora de Martha Is Dead, mas se você gosta de jogos com boas narrativas e mais “paradões”, pode curtir bastante ele.

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

Martha Is Dead - PlayStation 4
Nota Final
7.5/10
7.5/10
  • Gráficos - 6.5/10
    6.5/10
  • Jogabilidade - 7.5/10
    7.5/10
  • História e Diversão - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Parado demais para um jogo que prometia chocar e dar medo.