Psychonauts 2 é bom mesmo! Confira nossa análise e gameplay!

0
147

 

É em meio a alucinações, arcadas dentárias, muita massa encefálica e psicologia que se passa a história do ótimo Psychonauts 2, disponível no Xbox Game Pass, bom, que jogo divertido em muitos aspectos e arrisco dizer que talvez um dos grandes lançamentos de 2021.

 

 

Ele traz aspectos muito positivos em várias áreas e vamos falar individualmente delas, mas os destaques ficam para ambientação, enredo, jogabilidade e arte, todas em altíssimo nível tornando o jogo divertidíssimo.

 

Antes de falarmos sobre os aspectos do jogo vamos relembrar sua história, Psychonauts 2 é a continuação de Psychonauts lançado em 2005 pela Double Fine, um estúdio independente que ao longo dos anos recebeu diversas manifestações do público de carinho com o jogo, a principal delas foi a alta aderência a um financiamento coletivo para desenvolvimento da sequência até que no meio disso tudo o estúdio fosse comprado pela Microsoft, tamanho carinho do público com o jogo gerava uma alta expectativa pela sequência e acredito que ela foi atendida em sua totalidade.

 

Agora sim sobre os aspectos individuais e começando pela ambientação, é estupenda, você passa por várias ambientações diferentes, desde cenários criados pela mente, partes do corpo humano, aparelhos dentários e tudo isso funcionando dentro das possibilidades criativas de uma mente, ou seja, você passa por escritórios com mesas, cadeiras e armários localizados dentro da cabeça de alguns participantes da trama e não se engane achando que isso é um pouco demais, essa ambientação é extremamente fiel a trama original e perfeitamente desenvolvida de acordo com  a história, você entende o motivo de estar ali e de tanta loucura.

 

 

Ao enredo, não tem como não gostar do protagonista Razputin que vem sendo desenvolvido desde o primeiro jogo, trata-se de um garoto com poderes psíquicos que sonha em entrar para uma organização de combate aos vilões de nome Psiconautas, vilões estes que exploram qual área? Adivinhem, sim, os vilões abordam temas psíquicos também e olha, muito bem abordados, nada jogada ao ar, tudo bem construído. Você inicia o jogo com seus aliados ganhos ao longo do primeiro jogo que são agentes em busca do resgate de Truman Zanotto, líder da organização sequestrado pelo ótimo vilão Dr. Loboto.

 

Outra parte que não necessariamente é do enredo, mas que junta cada parte de maneira exemplar são os diálogos, todos muito bem feitos, são o elo entre a viagem e a lucidez durante toda a trama, feito com excelência para prender o jogador a cada acontecimento e deixa-lo ligado à trama do jogo, além de ser muito divertida e com sacadas rápidas de piadas muito bem elaboradas.

 

Agora a cereja do bolo, a jogabilidade, muito bem feita com um tutorial detalhado e transparente daqueles que fazemos sem perceber, de maneira simples e pausada fazendo com que no final você saia com tudo entendido e satisfeito, pronto para o resto da aventura, ponto crucial para o desenvolvimento do jogo que é baseado em muitos pulos, inclusive duplos, escaladas, utilização de armas, objetos, poderes e manipulações psíquicas estilo heróis da Marvel por se tratar também de um estilo baseado na exploração de plataformas.

 

 

Faltou falar de algo? A sim, faltou, a arte. Que arte absurda, tudo bem feito e nenhuma ponta em aberto, desenhos muito bem feitos assim como o design dos poderes, objetos, personagens e principalmente dos ambientes, parece algo simples, mas relembro aqui o desafio já que o jogo é todo feito em uma trama fundamentalmente esquisita que trabalha com o psíquico do enredo.

 

E lá vamos nós, Bica, vale mesmo a pena? Sim, já começou a fazer o download? Em caso negativo, aviso que está atrasado.

 

Vale lembrar que Psychonauts 2 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X, Microsoft Windows, macOS e Linux, mas também e principalmente, de graça para assinantes do Xbox Game Pass da Microsoft, repito, de graça!

 

Quer dar uma olhada na gameplay? Gravei para o meu canal Bica Na Nuca, também vou deixar o link de um vídeo que faço análise do Xbox Game Pass ponderando se vale ou não a pena e as principais diferenças entre os planos:

 

 

Psychonauts 2
Nota Final
9/10
9/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 9/10
    9/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Uma aventura divertidíssima e completamente alucinada, que jogo bom!