Poc Con lança Vale de Talentos

0
13

 

O Vale de Talentos da POC CON é um banco de contatos para artistas LGBTQIAP+ de todo o Brasil, no qual é possível filtrar a busca de talentos pelo estado de moradia, identidade de gênero, orientação sexual, etnia e área de atuação. Sua realização surgiu a partir da iniciativa dos criadores da POC CON, primeira de feira de quadrinhos e artes gráficas LGBTQIAP+ do Brasil, a fim de gerar mais oportunidades para a comunidade e possibilitar contatos, afinal: “Artistas e profissionais queer não podem ser lembrados apenas no mês de junho. Pagamos boletos de janeiro a dezembro como qualquer um. O Vale de Talentos da POC CON tem como objetivo dar visibilidade constante a quadrinistas e artistas gráficos LGBTQIAP+. Para alcançar mais gente, precisamos divulgar muito esta plataforma!”, afirma Mário César, co-criador e organizador da POC CON.

 

A ferramenta soma ao trabalho já realizado pela POC CON periodicamente, que vê nas pessoas LGBTQIAP+ uma força criativa imensa, mas pouco valorizada no mercado brasileiro. Esses artistas produzem todo tipo de arte, desde animação, passando por charges e tirinhas, histórias fantásticas, de autoconhecimento, eróticas, de terror entre tantas outras.

 

Pontos de vista únicos produzem narrativas únicas e isso se reflete no trabalho. Porém, “Uma das maiores dificuldades de artistas LGBTQ+ é o mito de que criamos apenas para os públicos dentro da comunidade. É preciso mudar essa ideia de que nossas produções se retroalimentam. A maior parte de cultura que consumimos são feitas por pessoas hétero. Todo tipo de arte pode ser consumida por todo mundo e esse é um de nossos objetivos com o Vale de Talentos, dar visibilidade e ampliar o leque de contatos e possibilidades.”, comenta Rafael Bastos, co-criador e organizador da POC CON.

 

Além das dificuldades e preconceitos relacionados à orientação sexual e de gênero, os criadores da POC CON e do Vale de Talentos reforçam que os artistas da comunidade ainda enfrentam outras barreiras e diferentes tipos de opressões, sendo possível acumulá-las pelos mais diversos fatores. Por exemplo: pessoas não-brancas, fora do eixo Rio-São Paulo, longe de grandes capitais, trans ou não-bináries, enfrentam lutas diferentes de quem não se encaixa nessas identidades, ou só em algumas delas. Sendo assim necessário a inclusão destes grupos em todos os espaços, e nas artes gráficas não pode ser diferente.

 

 

A ferramenta é uma das maneiras encontradas pela dupla de criadores para fomentar a inclusão. O objetivo é oferecer uma ferramenta de networking de artistas, levar referências mais plurais para consumidores de arte e facilitar empresas que buscam contratar profissionais mais diversos, seja como freelancer, em campanhas ou ativações.

 

A inscrição no Vale de Talentos POC CON é gratuita e voluntária a qualquer pessoa das artes gráficas LGBTQIAP+ no país. A única avaliação feita é com relação ao trabalho técnico apresentado ao se inscrever. O formulário é fixo e a adição de contatos é constante, conforme novas inscrições são enviadas.

 

Conheça artistas que já se inscreveram e veja mais informações sobre como se inscrever: https://poccon.com.br/vale-de-talentos/