Combo Studio assina vinheta oficial da Rede Globo para as Olimpíadas de Tóquio

0
21

 

Quem acompanhou a programação da Rede Globo neste domingo (18) pôde conferir a vinheta de abertura das Olimpíadas de Tóquio, desenvolvida pelo Combo Studio, do Rio de Janeiro. A peça, de 1min30s de duração, traz como mote “O desafio agora é em Tóquio” e é uma mistura de animação com imagens live action dos atletas brasileiros e da equipe de esportes da emissora que trabalhará nos Jogos.

 

Camisa 10 da Seleção Brasileira de futebol, Marta foi uma das atletas que se ‘transformou’ em anime na vinheta produzida pelo Combo Studio (Reprodução)

 

O conceito por trás do material envolve diversos elementos históricos do Japão se apresentando como desafios para os atletas. É onde entra a animação, que traz componentes da cultura pop oriental com referência nos animes, mas com uma “pegada” brasileira. “Criativamente, precisamos elaborar cenas que usavam a cultura japonesa e fizessem sentido dentro do universo do esporte de cada atleta. Fugimos da nossa zona de conforto focando em uma animação tradicional com uma pegada de anime ocidental, e o resultado foi excelente”, comenta Marcelo Pereira, sócio do Combo Studio.

 

 

 

A peça foi produzida em 2D tradicional, a chamada “Paperless digital animation“. O Combo Studio recebeu briefing, roteiro e imagens de arquivo da emissora e ficou responsável por todo o processo de animação, desde o storyboard até edição e pós-produção. Para isso, foram envolvidos 12 profissionais, sendo alguns contratados exclusivamente para o projeto.

 

Na produção, os atletas encaram desafios inspirados na cultura japonesa (Reprodução)

 

“Trabalhamos dentro do roteiro, mas a Globo nos deu bastante liberdade de sugerir cenas e elementos. A emissora foi muito parceira no processo de produção”, revela Pereira.

 

Todo o processo começou em 2020, ano original da disputa dos Jogos. Foram dois meses apenas para a pré-produção (concepts, layouts, storyboards). Em 2021, com a confirmação das Olimpíadas, foram mais dois meses para a produção. A vinheta será veiculada durante todo o período de transmissão dos Jogos, que se encerram no dia 8 de agosto.

 

O atleta Isaquias Queiroz aparece em disputa no remo (Reprodução)

 

Outros trabalhos

 

O Combo Studio é responsável por diversas animações de sucesso, não apenas no Brasil. A principal criação é a Any Malu, primeira digital influencer animada do país, que recentemente ganhou seu próprio show no canal Cartoon Network. Outra produção bastante conhecida é a série Super Drags, da Netflix, onde foi lançada recentemente America: The Motion Picture, outro projeto que teve a mão do Combo Studio.