Análise da animação America: The Motion Picture, disponível na Netflix

0
162

 

Estreou no dia 30 de junho na plataforma de streaming da Netflix a animação para adultos America: The Motion Picture, uma paródia bem humorada que “reconta” a história da Independência dos Estados Unidos. Ou pelo menos esta seria a intenção…

 

 

O filme, uma animação de comédia adulta escrita por Dave Callaham (Mulher Maravilha: 1984) e dirigida por Matt Thompson (Archer), reconta a história da independência americana por meio do que os criadores chamam de “revisionismo histórico”. Channing Tatum é a grande estrela, interpretando a voz de George Washington (primeiro presidente dos EUA pós-Constituição Federal e chamado localmente de “Pai da Nação” e “Pai Fundador”).

 

Tudo começa quando os amigos George Washington e Abraham Lincoln (sim, na animação eles são amigos de infância, mas na realidade eles nasceram com quase 80 anos de diferença) buscam a independência dos ingleses, pois não aguentavam mais pagar impostos abusivos. Após a morte de Abe (apelido carinhoso de Abraham Lincoln), George Washington monta seu grupo de “Vingadores” (sim! tem uma referência ao filme Vingadores: Ultimato no final da animação) e luta para que a “America” seja livre da dominação inglesa.

 

 

A animação tem digamos 5% de fundo histórico e 95% de “zuera never ends”. A cada cena que passa podemos identificar uma crítica ao modo como a história dos EUA foi feita ou como os americanos agem. Desde mostrar a truculência americana para resolver questões até simples, até seus preconceitos com grupos minoritários. O próprio George Washington é indagado ao fim do filme se “agora que os americanos são livres, o senhor vai libertar os seus escravos também?” e esta pergunta não tem resposta, em meio a mais uma baderna entre os presentes.

 

Se você começou a assistir America: The Motion Picture buscando se informar de algo, esqueça! O filme é apenas para criticar o modo americano de viver (e com toda razão!), o que pra nós brasileiros é “de boa”, mas imagino como deve cair na cabeça de alguns americanos patriotas ao extremo…

 

 

America: The Motion Picture diverte e mistura momentos históricos com ficção científica e um pouco de referências modernas, como celebridades atuais e filmes icônicos americanos como Robocop e Star Wars.

 

Outro ponto legal de assistir America: The Motion Picture é saber que parte dele foi animada pela Combo Studio, produtora brasileira que contratou mais de 40 animadores para este projeto. Aplausos para a animação brasileira!

 

 

America: The Motion Picture está disponível na plataforma de streaming da Netflix. Confira o trailer abaixo:

 

 

America: The Motion Picture - Netflix
Nota Final
7.9/10
7.9/10
  • História - 7/10
    7/10
  • Animação - 9/10
    9/10
  • Personagens - 7/10
    7/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8.5/10
    8.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

America: The Motion Picture diverte e mistura momentos históricos com ficção científica e um pouco de referências modernas, como celebridades atuais e filmes icônicos americanos como Robocop e Star Wars.