Conferimos o remake do clássico Legend of Mana

0
255

 

Para quem é da geração PlayStation 1 (hoje somos chamados de Cringe) e amava um bom RPG, vai se recordar de Legend of Mana lançado em 1999. No dia 24 as desenvolvedoras Square Enix e M2 Co lançaram para PC (Steam), PS4 e Nintendo Switch o remake de Legend of Mana.

 

 

O enredo no geral é o usual no gênero: a Árvore Mana era crucial no mundo do jogo, mas há séculos ela desapareceu e sua essência permanece apenas em instrumentos musicais e artefatos mágicos. Como um herói anônimo (escolhemos entre um masculino ou feminino, mas não tem relevância jogável), temos que viajar o mundo para resolver missões curtas e obter artefatos que desbloqueiam novos cenários, enquanto, no fundo, a árvore parece crescer lentamente de volta.

 

Assim, chegamos a um dos aspectos mais originais de Legend of Mana: a construção do mundo. Quando iniciamos o jogo, temos uma grade em branco, na qual colocamos o ícone da nossa casa. Isso marcará o início da aventura. A partir daí, após completar as missões, recebemos artefatos. Você deve colocar cada artefato na parte que deseja na grade, o que irá desbloquear um novo cenário para visitar, com suas missões correspondentes.

 

 

Quanto mais longe de nossa casa colocamos um artefato, mais difícil será derrotar os inimigos que encontramos nesse novo cenário. Além disso, os artefatos estão ligados a espíritos elementais que se complementam ou se anulam (o da água anula o do fogo, etc…), que também podem alterar o cenário ou as missões que encontramos. Desta forma, podemos desenhar a história mais ao nosso gosto, superando os cenários na ordem que quisermos. Na verdade, a superação de certas missões fará com que outras sejam canceladas ou desbloqueadas, às quais não haverá acesso em outro pedido.

 

As missões costumam ter curta duração, menos de meia hora, mas cada uma é diferente. Alguns consistem em derrotar inimigos, outros baseiam-se na investigação ou resolução de puzzles baseados no diálogo com personagens, outros apresentam-nos labirintos a ultrapassar …

 

Em geral, costuma ser mais difícil superar alguns desafios por não saber exatamente o que quer de nós do que pelo desafio dos combates, que costumam ser bastante simples, mesmo no caso dos chefes finais. Veremos isso mais tarde, mas primeiro queremos enfatizar que, talvez devido à sua natureza “modular”, o jogo pode não ser do agrado de todos os jogadores de RPG.

 

 

Construir o mundo assim torna a história bastante simples, em comparação com grandes épicos do papel, como Final Fantasy ou mesmo outras parcelas de Mana. As histórias de cada missão são curiosas e engraçadas e às vezes até se entrelaçam de missão em missão, mas é claro que não há um roteiro aqui com a profundidade de outros títulos.

 

Por outro lado, para outros usuários o start-up pode ser chocante, quando não nos dizem como estão as normas, ou o que se espera de nós … Nem por onde começar. No início, você tem que mergulhar nos menus e nos pequenos tutoriais do menu de pausa para pegar o jeito do conceito, mas se você começar com o “chip” de que este não é um RPG para usar, você vai gostar de mergulhar mais e mais em sua atmosfera.

 

E, para além das diferentes missões, existem muitas outras tarefas que aumentam a nossa experiência de jogo. Por um lado, podemos conseguir forjar armas ou instrumentos musicais, se tivermos os itens e a oficina correspondente. Os instrumentos são usados ​​para atrair espíritos que nos dão moedas para dar origem a novas criações. Os instrumentos também podem ser usados ​​em combate para lançar ataques mágicos.

 

Por outro lado, podemos encontrar animais de estimação para atrair para casa, para cuidar e aprimorá-los ao estilo Tamagotchi. Eles nos ajudarão em combate e, além disso, nos ajudarão a entrar em minijogos simples dentro do modo Ring Ring Land, para fortalecê-los.

 

Aliás, às vezes um segundo personagem de apoio nos acompanhará, mas também podemos ativar a opção de um segundo jogador participar do modo local conosco, o que dá um pouco mais de graça aos combates.

 

Essas lutas são em tempo real e têm dinâmicas muito simples. Por um lado, podemos lançar golpes soltos ou fortes. Mas, além disso, podemos atribuir aos outros botões das habilidades de controle que desbloqueamos com base no combate (como um salto de estocada, por exemplo), ou os ataques mágicos dos instrumentos que alcançamos. Esses ataques mágicos e especiais têm uma área de efeito e um tempo de carga, mas são muito úteis ao atacar vários inimigos. Além disso, também podemos atribuir habilidades de suporte, como ficar quieto para recarregar a saúde em troca de ser exposto.

 

Outro aspecto curioso dos combates é que, uma vez terminados, a nossa saúde está completamente restaurada, por isso é bastante difícil chegar a um Game Over, a menos que esteja a lutar como um louco. Como dissemos, isso torna muitos combates, talvez, fáceis também, embora seja verdade que temos muitos inimigos diferentes, com ataques muito variados que podem causar estados de confusão, incapacitação … Os chefes finais também não são muito difíceis, mas sim imponente: há dragões ou caranguejos gigantes que ocupam toda a tela.

 

Dependendo da estratégia que queremos seguir, podemos atribuir armas de todos os tipos: lanças, machados, arcos… Exceto no meio do combate, podemos trocar de arma a qualquer momento, o que também altera alguns efeitos secundários dos ataques.

 

Passando para o nível técnico, Legend of Mana é um jogo de contrastes. Na busca por um título o mais fiel possível ao PlayStation original, optou por gráficos híbridos. Por outro lado, os cenários são os mesmos do primeiro jogo, mas repintados e adaptados para serem vistos em uma tela ampla. Eles são coloridos e fantasiosos, então é bom vê-los na tela grande.

 

Por outro lado, os personagens e objetos interativos foram deixados como estavam no original, o que os faz ter uma aparência pixelizada que, de certa forma, é cativante, mas que contrasta excessivamente com os fundos, que são muito mais detalhados. Suas animações também têm uma certa graça para nos lembrar do estágio de RPG de 16 bits e parte do legado PS1, mas talvez sejam um tanto abruptas para os tempos atuais.

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Legend of Mana abaixo:

 

 

Legend of Mana agora está disponível digitalmente por US$ 29,99 no Nintendo Switch, PlayStation 4 e PC via Steam. Os jogadores que comprarem Legend of Mana antes de 23 de julho receberão um prêmio de pré-compra, que inclui dez avatares e um tema Legend of Mana personalizado no console PlayStation 4 ou um papel de parede Legend of Mana

 

Legend of Mana
Nota Final
9.8/10
9.8/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 10/10
    10/10
  • História e Diversão - 9/10
    9/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A nostalgia de jogar este game nos tempos atuais e esse remaster deixou ele ainda mais bonito do que já era e terá várias horas de gameplay e aventura. Os backgrounds e a trilha sonora estão lindos e o jogo era bom no PS1 e continua bom ótimo.