Peneira LG UltraGear Preparando Campeões do CNB abre portas para jovens que almejam trabalhar com eSports

0
11

 

Jogar League of Legends profissionalmente é o sonho de inúmeros gamers brasileiros, mas nem todos têm a oportunidade de mostrar seu potencial e entrar em uma organização profissional. Para descobrir estes talentos e facilitar o acesso deles ao universo profissional do game, o CNB LG UltraGear, organização de eSports e plataforma focada em fomentar, capacitar e revelar novos atletas, promove desde 2015 a Peneira LG UltraGear Preparando Campeões, em que os vencedores entram para os times de base do CNB, recebem seis meses de treinamento e apoio a um plano de carreira. A oitava edição da peneira está em andamento e os interessados em participar podem se inscrever no site oficial da iniciativa até 8 de junho, e seguir os passos de profissionais de sucesso que passaram pelas mãos do CNB, como Yan ‘Yampi’ Peterman, Giordano Pereira e Gabriel ‘Sora Nobody’.

 

“A peneira foi criada para descobrir talentos para o próprio time principal de League of Legends do CNB, mas com o passar dos anos, e pela nossa paixão por garimpar e revelar estrelas, decidimos encerrar as atividades do time principal e focar exclusivamente nesse processo de captação e formação de atletas para o cenário competitivo”, explica Carlos Fonseca, cofundador do CNB LG UltraGear. “Não trabalhamos apenas o lado profissional, mas também o pessoal e psicológico dos selecionados. Temos muito orgulho de ter formado atletas e outros profissionais nesses anos todos, conhecido e ajudado pessoas incríveis e auxiliado no desenvolvimento de jogadores extremamente talentosos e hoje vitoriosos em suas carreiras”.

 

Da peneira para a final do CBLoL

 

Yan ‘Yampi’ Peterman, atual jogador profissional de LoL da Vorax Esports, participou da Peneira Preparando Campeões em 2016, se destacou e foi contratado para integrar o CNB Infinity, equipe de base da organização. Ainda em 2016, pelo CNB Infinity, disputou e ajudou o time a conquistar o torneio Logitech G Challenge, na Argentina, derrotando a Cloud9 Challenger na final por 2 a 1. No ano seguinte, após se destacar no torneio internacional, foi integrado à equipe principal do CNB LG UltraGear, onde ficou até 2019.

 

“Ter participado da peneira foi muito positivo. Eu fui preparado desde o zero a crescer todos os meus aspectos como jogador e como pessoa, inclusive a me portar da maneira correta no cenário profissional”, diz Yampi. “A peneira do CNB agrega muito na formação, pois prepara os jogadores a serem profissionais de alto calibre”.

 

Yampi levou suas habilidades e experiências adquiridas nos tempos de CNB para outros times, como ProGaming Esports e Prodigy Esports, até chegar na Vorax, em dezembro de 2020, time pelo qual foi vice-campeão do Circuito Brasileiro de League of Legends (CBLoL) em abril deste ano.

 

De participante a parceiro da peneira

 

Outro caso de sucesso é o de Giordano Pereira, diretor de Esports da Rio Athletic, que também participou da peneira de 2016, foi selecionado e ingressou no time de base CNB Trinity Blue como atirador. “A peneira foi anunciada em março, bem perto do meu aniversário de 18 anos, participei e passei. Foi um presentão, lembro com carinho do time e mantenho contato com alguns companheiros até hoje”, conta Giordano.

 

Apesar de estar entrosado e evoluindo bem na equipe, Giordano decidiu deixar o CNB e partir para uma aventura até então desconhecida. “Foi um caso curioso. Tudo começou na primeira semana de janeiro de 2018, eu tinha trancado a faculdade para seguir o sonho de ser jogador profissional e meu pai não estava nada feliz com a decisão. Vi em um grupo do Facebook uma pessoa procurando alguém nível diamante 2+ em League of Legends que quisesse estudar no exterior com bolsa de LoL. Ninguém respondeu a postagem, mas criei coragem e procurei o autor da oferta. Ele me apresentou a oportunidade, fiz os processos, passei e fui estudar nos Estados Unidos com bolsa para jogar League of Legends”.

 

Após retornar ao Brasil, Giordano foi contratado como diretor de Esports da Rio Athletic para auxiliar jovens a conquistarem bolsas em faculdades do exterior jogando diferentes modalidades de esportes eletrônicos. Em 2021, por meio dele, a Rio Athletic, que atua no mercado de intercâmbio acadêmico, esportivo e cultural nos Estados Unidos e Canadá, se tornou uma das parcerias oficiais da Peneira LG UltraGear Preparando Campeões. “Como o CNB ajudou na minha formação como atleta e como pessoa, inclusive a conquistar a bolsa para estudar e jogar LoL no exterior, quero levar essa mesma oportunidade para outros participantes”, explica Giordano.

 

Da peneira para as lives norte-americanas

 

Gabriel Sora, conhecido como ‘Sora Nobody’ no universo de League of Legends, participou da Peneira LG UltraGear Preparando Campeões em 2018 e em 2019, mas não passou sequer da primeira fase. Decidiu estudar e treinar ainda mais, voltou em 2020 e foi selecionado. Hoje, Sora faz parte do time de base CNB Trinity White.

 

A visibilidade conquistada no CNB abriu portas para que Sora iniciasse, simultaneamente, uma outra profissão. Hoje, integra a equipe de streamers e criadores de conteúdo do Rowdies Gaming, equipe de eSports do Tampa Bay Rowdies, clube de futebol dos Estados Unidos, e faz lives de League of Legends com os fãs do time. “Desde o primeiro dia que cheguei no CNB procurei formas de ganhar visibilidade, peguei todos horários livres para fazer lives no canal do CNB ou qualquer vídeo, depoimentos e entrevistas que precisavam. Isso fortaleceu minha imagem e minhas lives começaram a crescer. Acabou sendo crucial para eu fosse chamado para o projeto de influenciadores do Tampa, e agradeço demais o CNB por isso”.

 

Para mais informações sobre a peneira e os outros projetos do CNB LG UltraGear acesse https://peneira.cnb.gg/ .