Recebemos antecipadamente o jogo Biomutant para PlayStation 4 da Assessoria de Imprensa da THQ Nordic, à quem agradecemos pela confiança no Nerdlicious.
Biomutant é um RPG fabuloso de Kung Fu pós-apocalíptico, de mundo aberto, com um sistema de combate estilo artes marciais exclusivo, permitindo que você misture ação corpo a corpo, de tiro e habilidades mutantes.O jogo é desenvolvido pela Experiment 101 e distribuído pela THQ Nordic.
Gravamos nossa gameplay de aproximadamente 55 minutos que você verá no final desta análise. Na gameplay até achamos o jogo relativamente bom, mas com o tempo foi piorando… você entenderá ao longo deste artigo.
História
O mundo foi assolado por uma praga e as raízes da Árvore da Vida estão moribundas e você precisa salvar o planeta de criaturas terríveis que estão destruindo tudo que encontram pela frente. As tribos sobreviventes no planeta estão em guerra e você precisa escolher um lado e depois unir elas.
Enquanto tudo isso ocorre, seu passado o assombra e com vários flashbacks você começa a entender sua própria história e de seu povo.
Jogabilidade
Como qualquer RPG de mundo aberto, você precisa escolher suas missões (principais ou secundárias), se equipar (vestimentas, armas, etc…) e lutar contra inimigos para abrir novas missões até chegar no final. Parece simples como todo RPG não? Mas o próprio jogo vai se anulando conforme o tempo passa…
É legal no começo escolher seu personagem, sua classe, as cores de sua pelugem, etc… mas isto tudo é anulado após os primeiros equipamentos que cobrem seu corpo todo.
Há possibilidade de mesclar combates corpo a corpo, armas e técnicas especiais (que são bem legais). Mas isto tudo faz você ter que ser bem rápido no uso da câmera para não perder nenhum detalhe.
O uso das armas é meio estranho e chato. Além disso, os combos corpo a corpo são bem bobos.
Não é um jogo difícil de se aprender, não sei por que tem tantos tutoriais no começo…
Gráficos, Bugs, Cenários e Ambientação
Nos vídeos de trailer e gameplay lançados pelos desenvolvedores, víamos cenários lindos e imagens de tirar o fôlego, que fizeram a gente se animar, mas quando começamos a jogar vemos que nem tudo é tão lindo assim…
Tudo bem que jogamos em um PlayStation 4, mas os gráficos estão péssimos, baixa qualidade, texturas horríveis e quedas de fps astronômicas. Meu PS4 tinha horas que parecia um PS2 tentando rodar um jogo de nova geração.
Os personagens tem em muitos momentos uma queda brusca de qualidade, a pelugem deles fica horrível e há vários travamentos durante batalhas. Até minha esposa olhando eu jogar perguntou se o jogo tinha sido feito pela CD Projekt Red (Cyberpunk 2077) de tão mal feitos.
Os cenários e a ambientação (muitas vezes focadas no oriente) são até bonitos vendo no macro, mas quando nos aproximamos de árvores, rios e pedras vemos que os traços não foram feitos com tanto carinho.
Muita Karma nessa hora!
Talvez um dos pontos positivos e legais do jogo é o sistema de “karma”. Tipo um lado da luz e lado sombrio sabe? Há inclusive em alguns momentos a aparição de dois seres representando cada um destes lados que fazem você escolher qual caminho quer seguir.
Este sistema influencia na história e nos equipamentos que você poderá “craftar” no futuro, mas uma escolha por si só não decide seu lado. Suas ações modificam seu karma e a cada ação ou escolha você recebe pontos que podem ser trocados por itens especiais. Não é necessário escolher somente um dos lados. Podemos ir flutuando entre eles conforme a história passa.
Senta, que lá vem história…
Nada é mais chato em Biomutant do que esperar os diálogos do jogo. Como qualquer jogo ambientado no oriente, há muita história, muitos diálogos e dramaticidade. Tem horas que eu até colocava a mão no queixo esperando a história passar e lendo legendas e mais legendas sem fim.
Os desenvolvedores dizem que Biomutant pode ter até 65 horas de gameplay, mas não explicaram que 50 horas são só de diálogos e escolhas (sim, você precisa interagir) inúteis.
É bom ou ruim?
O jogo tem um potencial imenso, mas talvez os quatro anos de produção foram pouco. Acredito que com mais dois ou três anos ele ficaria “tinindo”, mas preferiram soltar antes e passar vergonha.
Como falei anteriormente, o jogo tem até uma boa história (tirando aquele monte de diálogos) e mecânicas interessantes, mas se perde na chatice e mesmice de um mundo aberto sem nada pra fazer, a não ser puzzles bobos.
Biomutant não é ruim, mas talvez precise de muitos patches para ficar bom e jogável. Eu não pagaria preço cheio nele. Se for para gastar grana em algo inacabado, prefiro comprar uma mídia física de Cyberpunk 2077 que não passa de R$ 50,00 hoje em dia.
O jogo Biomutant está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC. Também é possível jogar no PlayStation 5 e Xbox Series através da retrocompatibilidade.
Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!
Biomutant
Nota Final
-
Gráficos - 4/10
4/10
-
Jogabilidade - 5/10
5/10
-
História e Diversão - 5/10
5/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 5/10
5/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se for para gastar grana em algo inacabado, prefiro comprar uma mídia física de Cyberpunk 2077 que não passa de R$ 50,00 hoje em dia.