PlayStation anuncia design e detalhes do novo controle VR para PS5

0
24

 

A PlayStation acaba de anunciar os primeiros detalhes do novo controle de realidade virtual para PS5. Com design no formato ‘orbe’, o dispositivo foi desenvolvido para maximizar a liberdade na hora de jogar, já que não há restrições de movimentos. A novidade conta ainda com gatilhos adaptáveis, feedback háptico, resposta tátil e muito mais.

 

Após a recente divulgação do novo sistema de realidade virtual de próxima geração para PS5, a PlayStation revelou detalhes sobre o novo controle que terá um papel essencial na experiência de realidade virtual dos jogadores. O novo controle de VR atende a missão de alcançar um senso de presença muito mais profundo e maior sensação de imersão nas experiências de realidade virtual. Ele se baseará na inovação que do controle sem fio DualSense, que mudou a “sensação” dos jogos no PS5, revelando uma nova maneira de vivenciar o toque.

 

Design

 

A primeira coisa que você notará no novo controle de VR de próxima geração é seu design exclusivo, que apresenta um formato de “orbe” que permite que você segure o controle de forma natural e jogue com um alto grau de liberdade. Como não há restrições no modo de movimentar as mãos, os desenvolvedores conseguem criar experiências exclusivas de jogabilidade.

 

 

Também foi pensado na ergonomia, para que ele apresentasse um bom equilíbrio e fosse confortável de segurar com ambas as mãos. Alguns usuários foram convidados para testes do novo controle afim de que ele ficasse bom em inúmeros tamanhos de mãos, além de décadas de insights de controles de todas as plataformas PlayStation. O resultado é um design icônico que mudará a maneira como os jogos de realidade virtual são jogados.

 

Recursos

 

O novo controle de VR permite que os jogadores sintam e interajam com os games de maneira muito mais intensa. Há diversos recursos, incluindo os principais recursos do DualSense, que correspondem a visão do que os jogos de realidade virtual de próxima geração podem ser.

 

  • Gatilhos adaptáveis: cada controle de VR (esquerdo e direito) inclui um botão de gatilho adaptável que adiciona uma tensão variada quando pressionado, semelhante ao do controle DualSense. Se você já jogou um jogo do PS5, estará familiarizado com a tensão nos botões L2 ou R2 ao pressioná-los, tal como quando você puxa o arco para atirar uma flecha. Quando você usa esse tipo de mecânica e o aplica à realidade virtual, a experiência é amplificada ao próximo nível;
  • Resposta tátil: a resposta tátil do novo controle será otimizada para seu fator de forma, tornando cada sensação no mundo do jogo mais impactante, com mais texturas e detalhes. Quando você estiver atravessando um deserto rochoso ou trocando golpes em um combate corpo a corpo, você sentirá a diferença, ampliando a extraordinária experiência visual e de áudio, que são tão essenciais para VR;
  • Detecção de toque de dedo: o controle pode detectar seus dedos sem qualquer pressão nas áreas onde você coloca o polegar, o indicador ou o dedo médio. Isso permite que você faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo;
  • Acompanhamento: o controle de VR é acompanhado pelo novo headset VR por meio de um anel de acompanhamento na parte inferior do controle;
  • Botões de ação/direcionais analógicos: o controle esquerdo contém um direcional analógico, os botões em formato de triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), um botão de gatilho (L2) e o botão de criação. O controle direito contém um direcional analógico, os botões em formato de cruz e círculo, um botão “grip” (R1), um botão de gatilho (R2) e o botão de opções. O botão “grip” pode ser usado para pegar objetos no jogo, por exemplo.

 

As equipes de Produto, Engenharia e Design da SIE colaboraram para criar o novo controle de VR do zero com o objetivo de dar um grande salto nos jogos de realidade virtual atuais.