Conselho da Diversidade da Abragames Lança Edital do Selo à Diversidade voltado para Empresas

0
10

 

O Conselho da Diversidade da Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, lança hoje (11) o Edital Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade, por meio do qual certificará empresas que pratiquem ações para a difusão da cultura do respeito e da igualdade nos ambientes de estudo e trabalho da indústria de jogos. O Conselho resolveu juntar as aplicações em um edital para facilitar o processo e tentar aumentar o número de empresas certificadas. “Em 2019, ano de criação do Selo, a iniciativa era voltada apenas para empresas associadas à Abragames e apenas 14 foram contempladas. Queremos aumentar o envolvimento do setor de jogos em questões de diversidade, pois sabemos que equipes diversas produzem jogos mais interessantes e para um público mais amplo”, explica Gustavo Arcanjo, do Conselho da Diversidade da Abragames e um dos responsáveis pelo Selo.

 

Os Selos de Apoio e Incentivo à Diversidade foram construídos com o cuidado de ter sempre um representante da minoria em questão no Conselho. Primeiro, foram lançados selos de Gênero, LGBTQIA+; em seguida, em agosto de 2019, o Racial; e, agora, em 2020, conseguimos criar a categoria voltada para Pessoa com Deficiência (PcD). “Estamos muito contentes com o lançamento do selo voltado para PcD, era nossa meta desde o início do Conselho, mas só este ano conseguimos reunir representantes dessa minoria”, explica Mayara Fortin, do Conselho da Diversidade da Abragames e uma das responsáveis pelo Selo. Essa nova categoria inclui pessoas portadoras de limitações permanentes, sejam elas físicas, visuais, auditivas, intelectuais e/ou neurológicas.

Estão aptas a participar do edital as empresas desenvolvedoras de games de todo o território nacional que ofereçam oportunidades de inclusão aos seguintes grupos descritos como minorias representativas: Diversidade de Gênero, Diversidade LGBTQIA+, Diversidade Racial, além da nova categoria, Diversidade de Pessoas com Deficiência – PcD. Para uma empresa receber o(s) selo(s) ela deve se inscrever no edital.

Para entender um pouco mais de cada categoria e da proposta do Selo, você pode ler este documento, que fica disponível no site da Abragames, onde além das regras dos Selos, disponibilizamos uma série de materiais de estudo e levantamentos sobre diversidade.

Confira a porcentagem mínima de representação para a certificação para os Selos da Categorias Evento e Empresa das Minorias abaixo, obedecendo o mínimo de 1 pessoa:

 

Gênero: Fica estabelecida como 30% ;
LGBTQIA+: Fica estabelecida como 7%;
Raça: Fica estabelecida como 12%;
Pessoas Com Deficiência (PcD): Fica estabelecida como 12%.

O Selo de Apoio e Incentivo da Diversidade foi criado pelo Conselho de Diversidade da Abragames com o objetivo de destacar boas práticas e, principalmente, incentivar a participação das minorias representativas no setor.

As empresas interessadas em serem certificadas com o Selo devem se inscrever até o dia 11 de Setembro de 2020. 

 

Inscreva-se agora