Conheça o PalafitaCon, que levará mundo geek e show de humor para crianças carentes em Santos neste sábado!

0
27

 

Evento gratuito reunirá quadrinistas, cosplayers, RPGistas, palestrantes e terá troca de gibis, estandes, e diversas atrações.

 

Com o objetivo de proporcionar a experiência do mundo geek a quem não tem chance de frequentar os demais eventos, surge a PalafitaCon, que ocorrerá em 17 de agosto, das 10h às 18h, no Instituto Arte no Dique. Idealizada pelo produtor cultural André Azenha, do CineZen Cultural (que fez 10 anos de atividades culturais em 2019 e também é responsável pelo Santos Film Fest), a convenção contará com diversas atividades gratuitas e ocupará toda a Escola de Arte e Cultura Plínio Marcos, onde está a Instituição.

 

“Em 2018 tivemos um vislumbre da importância em trazermos o mundo geek ao Arte no Dique no lançamento da Gibiteca no 3º Santos Film Fest, quando vivemos uma manhã inteira de atividades com cosplayers, distribuição de gibis, exibição de filme, etc. Centenas de pessoas participaram. Vimos recentemente que, em São Paulo, aconteceu um projeto maravilhoso, a PerifaCon. Por que não proporcionarmos algo parecido aqui em nossa cidade que tanto respira a cultura geek? Conversamos com membros do universo geek santista e todos se empolgaram com a oportunidade de democratizar ainda mais o acesso a este segmento. Teremos quadrinistas, palestrantes, mesas de RPG, jogos de tabuleiro, cosplayes. Todos envolvidos voluntariamente no projeto”, explica André Azenha, que trabalha há cinco anos como assessor de imprensa da ONG.

 

“Muito importante para comunidade da Vila Gilda e Zona Noroeste ter essa inclusão com o mundo geek, dos games, HQs e tecnologia. Sabemos que é uma realidade tão presente, a tecnologia está aí tão acessível, para todos. Então gosto muito desse envolvimento que mescla o dia a dia da comunidade com a realidade do mundo das fantasias. Os jovens poderão ter contato de perto com aquilo que muitas vezes está tão longe, por conta dos valores dos ingressos mais a distância da localidade. Isso foge muito da realidade aqui dos jovens da comunidade, que hoje possuem, por conta dos acessos às informações, a vontade por filmes dos heróis, games e apps. Isso é o papo dos jovens, independente da classificação social. São assuntos atuais, e eu fico muito grato com essa oportunidade que o PalafitaCon está gerando”, ressalta o produtor cultural do Instituto Arte no Dique, Felipe Seguro.

 

ATRAÇÕES

 

ALEXANDRE DE MAIO

O evento contará com a participação de Alexandre de Maio, que faz jornalismo em quadrinhos e teve sua carreira influenciada pela cultura hip hop. Nascido em 1978, em São Paulo, aos 21 anos, começou sua carreira editando a revista Rap Brasil, que unia matérias tradicionais e histórias em quadrinhos sobre as periferias e a cultura de rua.

 

FERRÈZ

Reginaldo Ferreira da Silva (São Paulo, São Paulo, 1975), também conhecido como Ferréz. Romancista, contista e poeta. A relação entre periferia e literatura está no centro de seu trabalho, seja em livros que narram o cotidiano dos moradores de regiões distantes do centro de São Paulo, seja em sua atuação como organizador de eventos e promotor de novos escritores.

 

A TURMA DO SEXTOU!

A dupla Lygia Beatriz & Jean chambre do programa ‘ sextou!’ da rádio Cultura FM traz um show circense cheio de piadas ingênuas e muito pastelão para divertir a criançada.

 

GRUPO SUPER AMIGOS ARTE COSPLAY

Além de trazer vários cosplayers será responsável pelo Desfile Cosplay e animação com as crianças. Além disso trará dois grupos de K-pop, J-Project e Sense Pink.

 

MOSH ESCOLA DE ARTE

A equipe da Mosh Escola de Arte marcará presença produzindo sketches (artes de personagens feitas na hora) gratuitamente aos interessados. As pessoas poderão pedir o desenho do seu personagem preferido.

 

PROJETO CONTOS LÚDICOS

O projeto Contos Lúdicos será responsável pelas mesas de RGP e jogos de tabuleiros, indicados a todas as idades.

 

 

CLAUDIO ROBERTO BASILIO

Um dos organizadores da Santos Comic Expo, palestrará sobre a importância do super-herói Pantera Negra para a  cultura pop e a representatividade.

 

FÃ CLUBE OFICIAL STAR WARS 

Trará vários Cosplayers da saga Star Wars.

 

FESTA ENCANTADA

A equipe da Festa Encantada fica encarregada de trazer as princesa da Disney

 

EXPOSIÇÃO HOMEM-ARANHA

 

 

FÃ CLUBE STAR TREK

 

Serviço

 

PalafitaCon

 

Quando: Sábado, 17 de agosto, das 10h às 18h

Local: Instituto Arte no Dique – Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube.

Entrada gratuita