11 de junho: o dia com o maior tráfego de internet no mês

0
46

 

A Akamai Technologies, a principal rede de distribuição de conteúdo da Internet (CDN) e segurança online, acompanha as tendências da navegação on-line em todo o mundo, especialmente com novas medidas de flexibilização de quarentena e decisões políticas que movimentam as manchetes dos jornais brasileiros.

 

 

De acordo com dados da empresa, responsável por 30% do tráfego online, o dia 11 de junho registrou o maior pico de navegação na internet no mês, com um aumento de aproximadamente 75% da média de tráfego diário medido pela Akamai.

 

Alguns eventos podem justificar esse fenômeno no país: o avanço do coronavírus, as diferentes respostas dos governos federal e estadual à crise de saúde pública e o interesse interminável dos fãs brasileiros por assistir seus cantores favoritos em lives no Youtube e também as grandes lives de games, que podem refletir no aumento considerável do uso da internet.

 

Aumento dos games durante a quarentena

 

Jogos online são muito populares entre os brasileiros, somos um dos maiores mercados de games do mundo. Durante o dia 11 de junho aconteceu um dos eventos mais esperados para os aficionados em jogos: evento da Sony/PlayStation, PS5: The Future of Gaming (O futuro dos Jogos). Onde a empresa apresentou detalhes sobre o novo console da marca além dos próximos lançamentos. Só no Youtube, o evento foi assistido por mais de 7 milhões de pessoas.

 

Ajuda emergencial

 

Na quarta-feira, 10 de junho, 2.6 milhões de brasileiros puderam receber a segunda parcela da Ajuda Emergencial do governo. A Caixa Econômica Federal lançou transferências e saques em dinheiro dos R$ 600 depositados na poupanças digitais do banco para os beneficiários nascidos em setembro.

 

Consumo no Dia dos Namorados

 

No dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados, o que pode justificar o aumento do tráfego dias antes da data: compras de última hora! Com o isolamento social, as vendas online em junho apresentaram o nível mais alto em 2020. No mês, as vendas foram 15,6% maiores que em maio e 10,3% maiores que em junho de 2019, de acordo com o IRS.

 

Mais lives

 

A adaptação dos shows ao vivo para as redes sociais parece ter conquistado o coração dos brasileiros que buscam se aproximar de seus cantores favoritos, mesmo com distanciamento social. No dia 11 de junho, diversos cantores, fizeram apresentações em seus canais do Youtube para iniciar as comemorações do Dia dos Namorados. Entre os artistas estavam Xande de Pilares, Sandy, É o Tchan, Lucas Lucco e Di Ferrero. As apresentações atraíram diversos espectadores durante o dia.