Estreou no último dia 5 de fevereiro a 1º temporada da ótima série nacional Cidade Invisível na plataforma de streaming da Netflix.
Em Cidade Invisível acompanhamos a história de um policial ambiental atordoado pela morte da esposa em um incêndio e o misterioso surgimento de um boto-cor-de-rosa em uma praia carioca. A princípio, pode não fazer sentido, mas está tudo interligado nesta nova série original brasileira da Netflix. E se as lendas sobre as quais você sempre ouviu falar fossem reais e estivessem entre nós, escondidas?
A série é tão boa que fica a dúvida: “porque ninguém fez isto antes?”.
Nós brasileiros adoramos séries gringas que falam sobre temas que são basicamente locais, como por exemplo quando assistimos à uma produção que fala sobre a mitologia grega, nórdica ou sobre a cultura japonesa e/ou americana. Mas porque nunca (ou quase nunca) vemos uma produção que traz como foco o folclore brasileiro? E é por isto que devemos elogiar o diretor Carlos Saldanha, responsável por Cidade Invisível, que trouxe o tema para o streaming de forma maestral.
Com sete episódios, Cidade Invisível traz temas relevantes e atuais como a preservação ambiental, o resgate da cultura popular brasileira, além de explorar as relações humanas por meio do místico e do suspense. A série é protagonizada por Marco Pigossi e Alessandra Negrini, ainda tem Jessica Córes, Fábio Lago, Wesley Guimarães, Manu Diegues, Julia Konrad, José Dumont, Victor Sparapane e Áurea Maranhão no elenco, entre outros.
Apesar de algumas críticas que lemos por aí quanto a “humanização” dos personagens do folclore brasileiro, como por exemplo a Cuca, que no folclore é visto como uma bruxa com cara de jacaré, mas que na série é interpretada pela atriz Alessandra Negrini e que não traz nenhum traço de réptil, acredito que a série é importante não só para nós brasileiros, mas para que os gringos (sim, por que a série acaba sendo lançada em outros países via Netflix) conheçam nossa cultura e a mais pura “mitologia” brasileira.
Com relação a trama central, onde vemos Eric (Marco Pigossi) como um policial ambiental buscando a verdade sobre a morte de sua esposa e depois sobre o que está acontecendo com a sua filha, não é algo tããããooo inovador assim, mas quando se encontra com o tema do folclore faz com que o espectador se prenda e maratone a série no mesmo dia.
Vi muitas pessoas e alguns sites e mídias falando mal da série, mas são os mesmos que elogiam séries chatas sobre vikings por exemplo, então não dê muita atenção à eles. Assista Cidade Invisível e tome suas próprias conclusões. Ela é ótima e traz um final que deixa a gente ansioso por uma nova temporada.
A 1º temporada da série Cidade Invisível está disponível na plataforma de streaming da Netflix. Confira o trailer abaixo:
1º Temporada da série Cidade Invisível - Netflix
Nota Final
-
Ideia e Roteiro - 9/10
9/10
-
Fotografia, Figurinos e Efeitos Visuais - 8.8/10
8.8/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 8/10
8/10
-
Adaptação e Atuação - 8.5/10
8.5/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
5 (1 vote)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fico imaginando os gringos assistindo Cidade Invisível e tentando entender a “mitologia brasileira” …