Análise do filme Nonnas, disponível na Netflix

No dia 9 de maio, estreou na Netflix o filme Nonnas. O longa que apesar de não ter tanta divulgação na mídia, se tornou um dos mais assistidos da plataforma de streaming na semana de seu lançamento. Mas, será que é tão bom assim? Veremos…

 

 

Em Nonnas, Joe Scaravella (Vince Vaughn) se vê perdido no mundo após a morte de sua mãe. No entanto, um pico de energia o inspira a honrar a história da mulher que tanto cuidou dele. Determinado a abrir um restaurante italiano, Joe larga tudo na sua vida e contrata adoráveis vovós italianas que mudariam completamente a sua vida. A experiência delas deixaria a comida do restaurante ainda mais afetiva e saborosa.

 

Como eu disse anteriormente, não havia me ligado no lançamento deste filme, mas ao abrir a plataforma de streaming da Netflix, vi Nonnas entre os mais assistidos da semana. Curioso com o fato de trazer uma história de família, principalmente italiana (ao qual sou descendente), resolvi assistir, e foi uma das melhores e mais emocionantes escolhas que fiz neste mês.

 

 

Nonnas é baseado numa história real, de um americano descendente de italianos, e que como muitos netos, é apaixonado, não só pela vovó e sua comida, mas pela forma e amor que ela faz as receitas dela. Com o passar dos anos, sua família vai se “separando”, sua avó falece, e após a morte de sua mãe, Joe sente um vazio, reflexo do saudosismo destes momentos de família que vivia quando criança. Este saudosismo o faz querer replicar as receitas de sua avó na cozinha, e neste aprendizado, Joe, em um momento de “loucura”, resolve abrir um restaurante italiano, mesmo sem saber nada deste ramo e as implicações que teria com esta escolha.

 

 

Já na escolha do local ele se complica, e tem que fazer várias reformas e se adaptar as leis regionais. Graças ao seu grande amigo, algumas destas tarefas são resolvidas, porém, quem vai cuidar da cozinha deste restaurante? Joe tem uma ideia de “gênio” e diz que nonnas (vovós) italianas serão as chefs deste restaurante, o que traz várias situações engraçadas para o filme.

 

O filme Nonnas não é só uma comédia sobre abrir um restaurante sem saber nada deste empreendimento, é sobre família, é sobre respeitar costumes, e sobre nosso relacionamento com os mais velhos. O longa é uma verdadeira homenagem aos idosos, mostrando que mesmo que digam que não, eles ainda tem muito à nos ensinar, e ainda podem trabalhar, não por necessidade, mas por isto trazer felicidade à eles, com o relacionamento interpessoal, e por se sentirem úteis à sociedade.

 

 

Claro que majoritariamente é um longa de comédia, mas os pequenos espaços de emoção fazem o telespectador chorar (especialmente se você é de família italiana e ama seus avós).

 

Nonnas não é daqueles filmes “Sessão da Tarde” como dizemos, mas é emocionante, alegre, e traz bons aprendizados aos mais jovens e também aos mais velhos. É daqueles filmes para se assistir em família e discutir sobre ele por algumas horas depois do final.

 

 

O filme Nonnas está disponível na plataforma de streaming da Netflix. Confira o trailer abaixo:

 

 

 

Nonnas - Netflix
Nota Final
7.9/10
7.9/10
  • Ideia e Roteiro - 9/10
    9/10
  • Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 7.5/10
    7.5/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 7/10
    7/10
  • Adaptação e Atuação - 8/10
    8/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nonnas não é um filme sobre comida italiana, é sobre família! Emocionante, alegre e com aprendizados para a vida toda!

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.