E se o maior pesadelo de Rapunzel não fosse a torre, a bruxa ou o príncipe, mas o próprio cabelo? Em uma mistura delirante de comédia, thriller, terror fantástico e sátira, O Cabelo Mutante da Rapunzel é uma aventura completamente fora do comum, repleta de criaturas bizarras, poções perigosas, alienígenas invejosos e cenas tão absurdas quanto hilárias. O resultado é aquele tipo de livro que faz o leitor rir enquanto pensa: “isso acabou de acontecer mesmo?”.
Na obra, a psicóloga e escritora Daniela Pinotti e o escritor Marcelo Maluf reinventam o clássico conto de fadas em uma narrativa pop, sombria e extremamente divertida. Esse conto integra a coleção “Terrir é o Melhor Remédio”, que aposta justamente nessa composição irresistível de sustos e gargalhadas. Entre os títulos da série estão O Flautista das Trevas e A Bela Adormecida Zumbi.
Publicada pela Ciranda Cultural e com ilustrações de Nat Grego, a trama acompanha a Rapunzel, que vive presa em uma torre até um alienígena fascinado por cabelos humanos aparecer disposto a fazer uma troca nada convencional. Um encontro, aparentemente, inofensivo desencadeia uma transformação assustadora: os fios da garota passam a agir sozinhos, crescendo, atacando pessoas e espalhando caos por onde passam.
Ao longo da história, o leitor se depara com temas como inveja, aparência, obsessão estética e necessidade de aceitação, tudo isso sem perder o ritmo acelerado e cinematográfico. A narrativa passeia por florestas encantadas, salões de beleza macabros, poções mágicas e cidades tomadas por penteados monstruosos, criando um universo onde o exagero é parte da diversão.
Com capítulos curtos, ilustrações e diálogos cheios de ironia, os autores apostam em um humor inteligente e caótico para conquistar leitores de diferentes idades. Eles brincam com o absurdo o tempo inteiro: cabelos viram tentáculos, penteados se tornam armas e a vaidade ganha contornos literalmente monstruosos. É uma releitura que parece um filme de aventura com muito spray de cabelo, gritaria e confusão.
No fim das contas, O Cabelo Mutante da Rapunzel prova que contos de fadas também podem ser esquisitos, engraçados e completamente imprevisíveis. Porque, nesse universo, não existe “felizes para sempre” quando os fios descontrolados resolvem assumir o comando da situação.
Ficha Técnica
O Cabelo Mutante da Rapunzel
Autores: Daniela Pinotti e Marcelo Maluf
Editora: Ciranda Cultural
ISBN/ASIN: 978-65-261-3004-9
Páginas: 144
Preço: 39,90
Onde comprar: Amazon

























