Streaming com identidade católica aposta em obras originais e curadoria de clássicos para atrair público além da fé

Enquanto o mercado audiovisual global se polariza entre blockbusters e produções orientadas por algoritmos, uma iniciativa brasileira de perfil autoral vem conquistando espaço com uma proposta contra a corrente: unir arte, espiritualidade e curadoria de forma estruturada e profissional. A Lumine, produtora e plataforma de streaming com identidade católica — mas que extrapola os limites do conteúdo estritamente religioso — chega ao sexto ano de operação com mais de 800 horas de conteúdo, 55 produções originais, público pagante em todo o país e uma base digital de mais de meio milhão de seguidores.

 

Desde sua criação, mais de 220 mil pessoas já assinaram o serviço, que registrou 1,6 milhão de horas assistidas em sua plataforma apenas em 2024. Além disso, diversos conteúdos próprios são disponibilizados gratuitamente no YouTube, onde acumulam milhares de visualizações.

 

O ator Juliano Cazarré dirigiu e estrelou a série documental “Brasil de Todos os Santos”

 

Com sede em Porto Alegre, mas com produções realizadas em diversos estados brasileiros e no exterior, a empresa tem investido em um modelo sustentável de produção audiovisual de nicho. Filmes como Milagre Vivo (2024), que estreou comercialmente nos cinemas brasileiros; a série documental Brasil de Todos os Santos (2024), apresentada por Juliano Cazarré; e o longa O Apóstolo do Brasil: A Missão de São José de Anchieta (2021) demonstram o investimento em narrativas originais nacionais. Já produções como A Via Sacra, Além da Liberdade e os futuros documentários sobre o beato Carlo Acutis e sobre o Cardeal John Henry Newman foram gravadas em locações internacionais, incluindo a Terra Santa, países da Europa e Estados Unidos.

Documentários com estética de cinema

 

O catálogo reúne uma ampla gama de produções sobre personalidades cristãs — de São Francisco de Assis a João Paulo II — com destaque para os documentários originais, que recebem tratamento visual de cinema e direção artística apurada. Entre os títulos mais recentes estão Ecce Homo, curta-metragem que retrata a Paixão de Cristo gravado em Porto Alegre, e Deus: A Procura, documentário que debate o sentido da vida sob uma perspectiva filosófica e existencial.

 

O filme “Além da Liberdade” reconta a trajetória do psicólogo austríaco Viktor Frankl, sobrevivente de campos de concentração nazistas, e foi rodado em Auschwitz, Dachau e Terezin

 

“Nosso foco está na qualidade, não em volume. Buscamos criar filmes belos, com histórias bem contadas e capazes de tocar o espectador, despertando reflexão e impacto estético. Para nós, o cinema é uma das formas mais poderosas de expressão artística”, afirma Matheus Bazzo, fundador da Lumine.

 

Muito além do conteúdo religioso

 

Embora seja a maior plataforma católica de streaming da América Latina, a Lumine não se restringe ao conteúdo religioso. A curadoria inclui obras-primas de cineastas como Alfred Hitchcock, Andrei Tarkovsky, Ingmar Bergman, Robert Bresson, John Ford, Ida Lupino, entre outros.

 

No acervo, figuram os clássicos: Cinema Paradiso(1988), de Giuseppe Tornatore; A Felicidade Não se Compra (1946), de Frank Capra; Ladrões de Bicicleta (1948), de Vittorio De Sica; Cidadão Kane (1941), de Orson Welles; e A Canção de Bernadette (1943), de Henry King. Além disso, é possível assistir à Trilogia da Guerra de Roberto Rossellini: Roma, Cidade Aberta (1945), Paisà (1946) e Alemanha Ano Zero (1948).

 

“Sabemos que é uma combinação incomum: ser uma plataforma católica e, ao mesmo tempo, exibir Akira Kurosawa ou Charlie Chaplin. Mas é justamente esse equilíbrio entre valores e linguagem cinematográfica que buscamos. Qualquer pessoa que abra nosso catálogo vai perceber que há uma preocupação real com a curadoria e com o valor artístico das obras, mesmo quando não tratam diretamente de temas religiosos”, resume Bazzo.

 

Foco no público familiar e produção nacional

 

 

A plataforma também tem investido em conteúdo para o público infantil. A Lumine Kids conta com dezenas de títulos – muitos deles produzidos pelo estúdio de criação da empresa, com roteiro, artes e trilha sonora originais, como Cidade Amarela (2023), Gênesis e a Menina que Queria a Verdade (2024) e O Natal da Família Mingau (2024), que teve a participação da família Cazarré, Juliano e os filhos Vicente e Inácio.

 

“Nos preocupamos muito com o conteúdo infantil, justamente porque hoje há um excesso de estímulos visuais e sonoros que tornam muitas produções agitadas demais. Por isso, tentamos oferecer uma alternativa mais saudável, cuidadosamente pensada por nossa equipe, com obras que contribuem de forma real para a formação do imaginário e da sensibilidade das crianças. Queremos que as famílias reconheçam a Lumine como um espaço seguro e de qualidade para seus filhos”, explica Arthur Gonçalves, CEO da empresa.

Lançamentos e novidades para 2025

 

Com a missão de “inspirar os valores católicos e apresentar os dramas humanos através da beleza do cinema”, a Lumine consolida sua identidade como uma síntese entre duas frentes complementares: de um lado, uma produtora com forte apelo estético e narrativo; de outro, uma plataforma de streaming voltada ao público católico e familiar, com curadoria criteriosa e modelo de assinatura independente.

 

Em 2025, a empresa dá continuidade ao seu compromisso de contar histórias inspiradoras com uma nova leva de produções originais. Estão em andamento filmes sobre Marcelo Câmara, jovem catarinense em processo de canonização; Carlo Acutis, o beato italiano conhecido por evangelizar por meio da internet; Cardeal John Henry Newman, figura central do pensamento cristão moderno; além de um documentário colaborativo sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, que busca preservar a memória coletiva da tragédia.

 

 

Outra novidade é a criação do Cineclube FAROL (www.farolcineclube.com.br), projeto independente da plataforma de streaming, voltado à discussão e apreciação da sétima arte. Entre os filmes que serão analisados estão O Rei dos Reis (1927), de Cecil B. DeMille; Evangelho segundo São Mateus (1964), de Pier Paolo Pasolini; e A Paixão de Cristo (2004), de Mel Gibson.

 

A Lumine está disponível para SmartTVs e celulares e tem seu nome inspirado na palavra latina lumen, que significa “luz” — símbolo da sua proposta de oferecer conteúdos que iluminam, inspiram e transformam.

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Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.