Em meio às celebrações de canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, neste domingo (7), no Vaticano, um gesto especial marcou a participação brasileira no evento que reuniu cerca de 80 mil fiéis na Praça de São Pedro. A equipe da editora Minha Biblioteca Católica, com sede em Dois Irmãos (RS), entregou à mãe de Carlo, Antonia Salzano, uma edição inédita da HQ que retrata a vida do novo santo reconhecido pela Igreja Católica.
A coleção é composta por três volumes, que contam a história de Carlo Acutis, com uma linha do tempo completa sobre a sua vida, além dos Milagres Eucarísticos narrados pelo próprio jovem italiano, falecido em 2006, aos 15 anos. Ao receber o exemplar “Carlo Acutis e a Eucarístia”, Antonia elogiou a qualidade editorial e, em tom bem-humorado, brincou com os representantes brasileiros, comparando o filho a um “super-herói da fé”.
“Foi um momento de grande emoção e simbolismo”, conta Waleska Camargo, criadora de conteúdo da editora. “Uma bênção poder encontrar a mãe de Carlo em um dia tão significativo para a Igreja. Além da celebração da canonização, tivemos a oportunidade de conhecer de perto a família dele.”
Conexão brasileira com a canonização
Carlo Acutis tem uma ligação especial com o Brasil. Seu primeiro milagre reconhecido pelo Vaticano ocorreu em Campo Grande (MS), em 2010. Na época, a cura inexplicável de uma criança de seis anos abriu caminho para a beatificação do jovem italiano, que faleceu em 12 de outubro, no dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira dos brasileiros.
Além da HQ, a Minha Biblioteca Católica lançou recentemente a biografia “Carlo Acutis: sua vida, seu exemplo e seus milagres”, que reúne escritos do próprio santo e relatos inéditos. O prefácio é assinado pela própria Antonia Salzano.
Em abril deste ano, quando a canonização estava inicialmente prevista — mas adiada devido ao falecimento do Papa Francisco —, a editora já havia visitado a Itália para a produção de um documentário sobre a vida de Carlo.
No sábado (6), os representantes brasileiros também participaram da Audiência Papal com Leão XIV. Na ocasião, entregaram à equipe do pontífice uma obra sobre Santo Agostinho, Doutor da Igreja e referência teológica do atual Papa.