Cassangel Seguros: terror e humor se encontram em HQ onde o corretor enfrenta o sobrenatural

Já pensou em contratar um seguro contra bruxas, assombrações ou maldições urbanas? Em Cassangel Seguros, nova HQ brasileira em campanha de financiamento coletivo, isso é só mais um dia no escritório para João Geraldo Cassangel, um corretor malandro, sem sorte e com um talento especial para se meter em encrenca com o além.

 

 

Criada pelo roteirista Felipe Tazzo, com arte de Nícolas Santos e cores de Andrey Osório, a graphic novel mistura humor irreverente, elementos sobrenaturais e o clima sombrio do noir, tudo ambientado em um cenário tipicamente brasileiro. A obra chega ao público de forma independente, com uma campanha aberta no Catarse, plataforma de crowdfunding.

 

A trama gira em torno de João Cassangel, um corretor que vive no limiar entre o ordinário e o macabro. Especializado em apólices contra “acidentes normais” e até o oculto, Cassangel tenta, de todas as formas, evitar o pagamento de indenizações. Porém, ao descobrir do pior jeito possível que as velhinhas de um bairro chique são bruxas que invocam assombrações, ele se vê em uma encruzilhada: pagar um prêmio milionário e perder o emprego ou enfrentar esses terrores sobrenaturais de uma forma nada heroica.

 

É como diz o ditado: todo dia saem de casa um malandro e uma bruxa. Com esse espírito, a HQ brinca com o clássico arquétipo do anti-herói, oferecendo um protagonista à la “Constantine às avessas”. Em vez de resolver mistérios com sofisticação, ele tropeça em rituais e lendas urbanas enquanto luta para pagar o aluguel e bater as metas da seguradora.

 

Entre litros de cachaça e bagunça, a HQ mistura o absurdo do humor escrachado com um enredo repleto de sustos, combinando o caos das grandes cidades brasileiras com o clima gótico e misterioso do noir, criando uma experiência única para os fãs de histórias em quadrinhos.

 

Com 48 páginas, o projeto será lançado em formato de graphic novel de 17x26cm, em papel couchê fosco, com previsão de entrega para dezembro deste ano. A produção é totalmente independente e a campanha no Catarse já começou.

 

No primeiro dia de arrecadação, o projeto alcançou 20% da meta necessária. A campanha se estende até 20 de outubro, e quem apoiar o projeto terá acesso a recompensas exclusivas, como marcadores de página, adesivos, cartões postais, outras HQs dos próprios autores e até artes exclusivas.

 

 

O trio por trás dessa produção tem história no mundo das HQs. Felipe Tazzo, autor do roteiro, já publicou diversas obras, incluindo O Bar do Pântano (2019), indicada ao prêmio Angelo Agostini. Nicolas Santos, responsável pelas artes, tem um extenso portfólio, com destaque para a minissérie Nock, publicada pelo selo Meltdown Press. E Andrey Osório, colorista da obra, tem se destacado em diversos projetos, incluindo participação na coletânea Terror Universal (2024).

 

Para quem gosta de quadrinhos com identidade brasileira, humor ácido e pitadas de horror urbano, Cassangel Seguros é uma leitura imperdível.

 

Como apoiar

 

O financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding, é uma forma de captação de recursos financeiros que muitos artistas utilizam para arrecadar fundos para realizar seus projetos.

 

Por ser uma produção independente, os autores da HQ Cassangel Seguros optaram por abrir uma campanha de arrecadação na plataforma Catarse. Por ela, qualquer pessoa pode contribuir com valores a partir de R$ 10. A campanha também prevê categorias de apoio com recompensas como marcadores de páginas, adesivos, cartões postais, outras histórias em quadrinhos dos autores e até artes exclusivas feitas para o apoiador.

 

Para contribuir e apoiar a campanha, basta acessar: https://www.catarse.me/cassangel_seguros.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.