No dia 11 de junho estreou na plataforma de streaming da Netflix o filme mexicano Nossos Tempos, que utiliza da teoria da viagem no tempo para fazer o público refletir sobre passado, presente e em como tratamos os diferentes pensamentos e relacionamentos.
O ano é 1966, no México. Nossos Tempos acompanha uma física e jovem cientista chamada Nora (Lucero) que decide colocar à prova uma teoria científica que diz que, a cada trinta anos, um buraco de minhoca se forma e abre a possibilidade de viajar no tempo. Ela constrói uma máquina com a ajuda de seu marido Héctor (Benny Ibarra), um jovem físico também, que parece ser capaz de transportar os dois pelo tempo e espaço. Quando eles conseguem viajar por acidente para o ano de 2025, Nora se adapta perfeitamente a esta nova era, enquanto Héctor enfrenta dificuldades. Um dilema, então, surge: retornar para a época em que nasceram ou permanecer no futuro. Nora se divide entre o amor por Héctor e um mundo bem diferente e mais promissor para as mulheres. Será que a relação dos dois vai sobreviver aos novos tempos?
O filme começa abordando os costumes da época. Em 1966 as mulheres eram inferiorizadas, e mesmo tendo cargos parecidos com os dos homens, eram sempre eles que levavam os créditos por tudo. Porém, mesmo com estas questões de costumes da porta pra fora, dentro de casa, Nora era respeitada por seu marido Héctor, que a encorajava, auxiliava e tinha orgulho de sua mulher. Juntos, conseguem provar sua teoria de viagem no tempo, porém, acabam por acidente viajando para o ano de 2025, onde os costumes e relacionamentos entre homens e mulheres já não são mais os mesmos.
Em 2025, Nora se vê em um mundo onde as mulheres são mais valorizadas, e ganham mais destaque do que os homens, afinal, a sociedade tenta compensar as décadas que as mulheres sofreram. Por outro lado, Héctor se sente inferiorizado, afinal, tudo que aprendeu e viveu em sua época original, já é retrógrado e ele não sabe como sobreviver neste novo mundo.
No meio disso tudo, Nora e Héctor tentam ainda se manter firmes no amor, e na dedicação à retornar para 1966, porém, as pessoas que estão em volta deles tentam moldá-los ao novo mundo, o que claramente prejudica o relacionamento do casal.
Nossos Tempos mostra com maestria os problemas dos pensamentos de décadas atrás, porém, por outro lado, não exalta por completo o nosso “novo mundo”, mostrando os problemas dos exageros da sociedade, também em seus costumes, e como isto prejudica a mente das pessoas e atrapalha nos relacionamentos amorosos. É interessante ver como o longa apresenta pontos bons e ruins, mas de forma leve e reflexiva.
Este é um filme ideal para todas as idades, mas principalmente para aqueles que buscam ou estão em um relacionamento, fazendo-nos refletir sobre os nossos excessos, não só em atitudes, mas em pensamentos que não mudamos por nada neste mundo. Será que realmente estamos totalmente certos ou estamos indo com a maré que está em nosso entorno?
O filme Nossos Tempos já está disponível na plataforma de streaming da Netflix. Confira o trailer abaixo:
Nossos Tempos - Netflix
Nota Final
-
Ideia e Roteiro - 9/10
9/10
-
Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 7.8/10
7.8/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 7.6/10
7.6/10
-
Adaptação e Atuação - 8/10
8/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nossos Tempos nos faz refletir se nossos pensamentos e atitudes atuais são realmente tão superiores aos de antigamente.