A Assessoria de Imprensa da Kalypso Media nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo Commandos: Origins para PC. Obrigado pela confiança no Nerdlicious! Commandos: Origins já está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S e PC via Steam.
Ao final deste artigo você poderá ver a nossa gameplay do jogo e uma visão geral dele no PC. Não deixe de conferir!
História
ALARME! Você foi selecionado para uma missão que moldará o destino do mundo. Testemunhe o início da lendária força de elite da Segunda Guerra Mundial em Commandos: Origins. A tão esperada sequência da série Commandos leva você de volta aos fundamentos do gênero de tática em tempo real e aos dias em que Jack O’Hara, o Boina Verde e seus cinco companheiros se reuniram para formar a infame unidade enviada para cumprir missões que nenhuma outra ousaria aceitar.
Nas sombras silenciosas dos momentos mais cruciais da história, onde os heróis nascem e as lendas se formam, aguarda um novo capítulo. Seja num ataque ousado, uma sabotagem secreta ou uma missão de resgate corajosa, o Boina Verde, o Sapador, o Atirador de Elite, o Piloto, o Mergulhador e o Espião precisarão combinar suas habilidades para enfrentar as tarefas mais desafiadoras. Para cumprir sua missão, será preciso um minucioso planejamento e uma combinação inteligente de furtividade e destruição que acompanham as habilidades únicas desta tropa de elite.
Das planícies geladas do Ártico aos vastos desertos de África, das costas ocidentais da Europa à frente oriental, cabe a você liderar seus comandos para vencer em missões de alto risco. Guie-os na sua luta contra a crescente ocupação nazista que ameaça o mundo livre.
Um jogo da minha infância
Para quem ainda não conhece, Commandos é uma franquia de sucesso lançada em 1998 com e que trouxe várias continuações no início dos anos 2000. Recentemente alguns de seus jogos tiveram remasters lançados e Commandos: Origins é o primeiro título original desde muitos anos.
Lá em 1998 eu era apenas um menino com seu computador multimídia, com uma revista que vinha um CD de jogo na mão, e a alegria de ver o quão bom era aquele surpreendente Commandos: Behind Enemy Lines, que trazia uma forma única de jogar, com uma gameplay que trazia a história da Segunda Guerra Mundial, mas com uma visão totalmente diferente, focando em ação furtiva e estratégia em tempo real, com (naquela época) uma IA de inimigos muito boa.
Os anos passaram e me deparei com o então lançamento de Commandos: Origins, que me fez voltar até a infância e resgatar aquele menino de jogos tão frenéticos, para fixar o olhar na tela do PC e analisar calmamente os passos dos meus soldados, em busca da derrota dos alemães nesta guerra insana.
Gráficos
Os gráficos do jogo melhoraram muito, claro, mas ainda sim mostram uma simplicidade comparando-se com jogos da atualidade. Se você é fã da franquia vai amar e achar lindo, mas pode ser que você, marinheiro de primeira viagem, ache um tanto estranha a forma como é apresentado o jogo durante sua gameplay.
Tudo está ali, os cenários, os personagens, os itens, veículos, mas tudo tem uma carinha de “remaster” sabe? Parece algo antigo só com uma “demão de tinta” por cima, sem tratamento. Além disso, esperava algo um pouco mais puxado para o realismo, enquanto isso, Commandos: Origins ainda tem cara de “bonequinhos” jogados numa tela.
Jogabilidade
Commandos: Origins foi lançado para outros plataformas, mas é daqueles jogos que fica melhor se jogado no PC, pois é um game de estratégia em tempo real, onde o inimigo e seus personagens se movimentam e agem na mesma hora, então, o movimento do mouse, junto com a habilidade no teclado facilitam isto.
O jogo apesar de ser mostrado como de ação em tempo real, não espere cenas mirabolantes, ou tiroteios frenéticos, pelo contrário, tudo é feito para se pensar, como se estivéssemos numa partida de xadrez. Esta é uma franquia para quem curte jogos furtivos, e utilizando personagens como o Boina Verde, o Sapador, o Atirador de Elite, o Piloto, o Mergulhador e o Espião, você deverá avançar nos cenários, com os mais diversos objetivos, desde libertar soldados amigos, até destruir comunicações inimigas, ou simplesmente “passar o rodo” nos alemães. Utilize as diferentes habilidades destes seus soldados para cumprir os objetivos da forma que desejar, da maneira como você pensou, mas saiba que muitas das vezes algo pode dar errado, e por isso é importante sempre, a cada avanço, a cada inimigo morto, utilizar o salvamento automático, senão, vai acabar morrendo e se arrepender de não ter feito isso.
Este não é daqueles jogos que você irá do início ao fim passando pelos inimigos “de boa”, pelo contrário, muitas das vezes te irrita, te faz querer desistir, mas se insistir, terá muitos momentos satisfatórios. Como dito, Commandos é uma espécie de xadrez, e você ficará por muitas vezes simplesmente olhando a tela, analisando os passos dos inimigos, conferindo seus itens e habilidades, afim de conseguir a melhor estratégia para avançar.
Ah… e você não precisa ficar como um louco trocando de personagens para fazê-los agir um a um. Há um sistema onde você meio que “para” o tempo, escolhendo uma ação para cada um dos seus soldados e quando dá o “play” eles saem para a ação. Isto é bom quando se tem vários inimigos juntos na tela, e um só de seus personagens não daria conta, então é preciso que eles avancem ao mesmo tempo para surpreender os inimigos.
Áudios deixam a desejar
Apesar de ser um jogo graficamente simples, eu esperava pelo menos que os áudios fossem melhores, não só de trilha sonora, mas também os sons dos cenários, da movimentação dos personagens, e claro, das bombas estouradas e tiros dados, mas tudo me parece meio “bobo”, sem alma. Novamente, a equipe de desenvolvedores não evoluiu muito nesta parte desde os jogos dos anos 2000, trazendo sons ultrapassados e que não trazem aquela imersão que deveria.
Multiplayer cooperativo
Algo legal de Commandos: Origins é poder jogar em multiplayer, tanto online, quanto em tela dividida, assim, você e mais um amigo podem unir forças, dividindo a responsabilidade de comandar os soldados, assim, ficando mais fácil, afinal, dizem que duas cabeças pensam melhor do que uma né?
Bugs podem te irritar no começo
Acredito que na primeira semana deve chegar patch para corrigir os vários bugs que encontramos no jogo. Citando alguns deles, tivemos problemas com os áudios, quando voltamos após uma morte, o jogo simplesmente fica sem som, e só depois de uma nova morte nossa é que eles são restabelecidos. Além disso, evite utilizar o salvamento automático enquanto seus soldados estão caminhando, pois pode “bugar” o save, fazendo com que ao voltar nele, o personagem simplesmente trave na tela ou até mesmo suma. Talvez por isso que o jogo te oferece uma lista de salvamentos rápidos para você escolher após o “game over”.
Há também alguns travamentos durante cutscenes, mas isto não incomoda tanto.
Está em português?
Commandos: Origins não tem dublagem em português, mas não faz muita falta. Por outro lado, menus e legendas estão em nossa língua, facilitando o entendimento de gameplay e da história também.
É bom ou ruim?
Commandos: Origins é perfeito para quem já ama a franquia, mas pode ser completamente descartado pelos novos jogadores por apresentar-se como algo ultrapassado. Apesar de divertido, o jogo não se mostra inovando, parecendo o mesmo que jogávamos no final dos anos 90.
Se você curte jogos de estratégia focados na furtividade, Commandos: Origins cai como uma luva na sua biblioteca, mas o preço cheio do lançamento pode te incomodar um pouco, afinal, na Steam (que foi a versão que testamos) o jogo custa atualmente R$ 219,00, um tanto caro para algo tão simples.
Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!
Commandos: Origins - PC
Nota Final
-
Gráficos - 7.2/10
7.2/10
-
Jogabilidade - 7.8/10
7.8/10
-
História e Diversão - 8.5/10
8.5/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 6/10
6/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Commandos: Origins é divertido, tem gameplay satisfatória, mas visual que passa longe da modernidade.