Felipe Folgosi lança a campanha de sua oitava HQ no Catarse

0
6

 

O ator e roteirista Felipe Folgosi lança a campanha da graphic novel O Prédio, no site de financiamento coletivo Catarse. O projeto conta com ilustrações de Rafael Oliveira e cores de Gabriel Ângelo, com 130 folhas em um total de 136 páginas.

 

Uma homenagem à infância

 

Voltado para os públicos infantil e adulto, O Prédio é uma história que viaja ao início dos anos 1980 para homenagear a infância, com seu universo lúdico e sonhador representado pelo personagem Marco e sua turma de amigos. Ressaltando a importância da amizade no processo de socialização infantil, Felipe comenta “Os leitores adultos revisitarão sua própria infância, suas memórias de brincadeiras e aventuras e poderão revivê-las por meio da história. Já os leitores mais novos descobrirão como era brincar em uma época sem telas, internet e redes sociais, onde a imaginação era a principal ferramenta para se criar universos inteiros”.

 

Inspirado na sua infância e no lugar onde cresceu, Felipe quer apresentar para as novas gerações como era ser criança na virada dos anos 1970 para os 1980, fazendo referência aos brinquedos, programas de TV e até ao modo das pessoas se vestirem. “O quadrinho me permite mostrar o Marco indo comprar um brinquedo com o pai no Mappin, por exemplo, ou como era dançar com a vassoura em uma festinha de aniversário. Para completar a ambientação da época, HQ será acompanhada de uma trilha-sonora com músicas dos anos 70 e 80, reforçando a experiência do leitor em revisitar aquela época ou em conhecê-la pela primeira vez. Ícones em determinadas cenas ao longo da história corresponderão a músicas em uma playlist disponível na página de serviço, com um QR code do Spotify.”

 

Infância pré-celular

 

Sobre a importância do tema abordado no quadrinho, Felipe revela: “É uma história em que quero resgatar e retratar para as novas gerações de leitores como era a infância em uma época anterior ao surgimento dos smartphones, onde o desenvolvimento infantil era estimulado por jogos e brincadeiras, promovendo a socialização feita pela interação com outras crianças. Espero por meio da leitura do “O Prédio”, inspirar os jovens leitores a voltar a brincar e interagir com o elemento humano, usar a imaginação como ponto de partida, acendendo a chama da criatividade e restabelecendo os laços de amizades que nos acompanham ao longo da vida. Já para os leitores adultos, certamente “O Prédio” será uma deliciosa oportunidade de resgatar memórias tão importantes em nossos anos formativos”, conclui.

 

Storyline

 

Marco se muda com os pais para um novo prédio. Usando sua imaginação, cria brincadeiras em cenários fantásticos, inclusive viajando no tempo, indo desde a Pré-História, passando pela época dos romanos, da exploração intergaláctica, conhecendo figuras históricas e levando junto seus amigos nessas jornadas. É no prédio Marco também a ter contato com outros aspectos da infância e seus processos, seja na experiência da primeira descoberta romântica, seja no amadurecimento causado pela separação dos pais, sendo esta superada graças ao apoio dos amigos, ressaltando o papel da amizade e de sua importância em nossa formação.

 

 

Equipe técnica

 

A tarefa de ambientar a história com uma linguagem visual que remetesse aos anos 1980 foi dada ao desenhista Rafael Oliveira e ao colorista Gabriel Ângelo. “Estou muito satisfeito com o resultado dos artistas. Eles têm capturado magistralmente não só a essência daquela época, mas a imaginação do Marco, que o leva para lugares surpreendentes”, enfatiza Felipe.

 

Lançamento da campanha da graphic novel O Prédio, de Felipe Folgosi no Catarse.

 

Roteiro, adaptação, layouts e produção: Felipe Folgosi

Desenho e Arte-Final: Rafael Oliveira

Cores: Gabriel Ângelo

Preço: R$ 100,00

Quantidade de páginas: 136 de arte, 130 totais.

Endereço: https://www.catarse.me/opredio