Análise do documentário O Lado Sombrio da TV Infantil, disponível na Max

0
13

 

Lançado no dia 16 de abril no streaming Max, o documentário O Lado Sombrio da TV Infantil desvenda populares programas infanto-juvenis do final dos anos 1990 e início dos anos 2000. A produção revela os controversos bastidores do império construído por Dan Schneider.

 

 

A série documental apresenta acesso inédito a relatos das principais figuras que trabalharam com Schneider na Nickelodeon, incluindo ex-membros do elenco, seus familiares, e equipes de séries conhecidas como Tudo Em Cima (All That), Zoey 101, iCarly e Brilhante Victória (Victorious). Ao longo de cinco episódios são apresentados relatos emocionantes, que narram uma série de acontecimentos ocorridos durante anos, revelando um ambiente repleto de alegações de abuso, racismo, sexismo, e comportamentos inapropriados, além de histórias exclusivas sobre a presença de predadores infantis nos sets de filmagem. As entrevistas, complementadas com imagens de arquivo (algumas das quais nunca foram transmitidas), cenas dos programas de TV e comentários das redes sociais, buscam contextualizar e ressignificar muitos momentos dentro dessas séries.

 

 

Se você foi criança ou adolescente no início dos anos 2000 provavelmente já se pegou maratonando e rindo muito das séries infanto-juvenis da Nickelodeon, o problema é que na época éramos inocentes demais para ver a maldade que estava por trás de cenas que pareciam engraçadas, mas que aos poucos foram revelando a verdadeira intenção de seu criador (Dan Schneider) e tão pouco conhecíamos os bastidores dessas produções, que traziam o mais puro suco da exploração, toxicidade e abusos dos mais diversos.

 

O documentário O Lado Sombrio da TV Infantil é fortíssimo, principalmente por que utiliza de relatos pessoais de vários atores e atrizes que na época trabalhavam nestas séries da Nickelodeon e estavam a mercê não só de seu criador e diretor Dan Schneider, mas também de vários abusadores infantis que trabalhavam na produção. Um destes relatos vem inclusive de uma das maiores estrelas da Nickelodeon, o ator Drake Bell, que revela de forma exclusiva que foi um dos menores abusados sexualmente por um dos integrantes da produção de umas das séries. Além disso, revela que este mesmo abusador, apesar de ter sido condenado à prisão (pouquíssimo tempo, diga-se de passagem), após isso ainda foi trabalhar em séries infantis da Disney, revelando um esquema chocante dentro da indústria audiovisual infantil nos EUA, mostrando também que inclusive a própria imprensa era conivente com os casos e abafava todos eles.

 

Também há relatos de diversos funcionários de produção e roteirização que demonstram o ambiente tóxico nos bastidores das filmagens e também que a própria Nickelodeon fechava os olhos para o que acontecia internamente. Mas o fato é: será que haverá alguma punição aos envolvidos? Será que a própria Nickelodeon (e a Disney, que também foi citada) terão punições severas da indústria após este documentário? Acho improvável né?

 

O Lado Sombrio da TV Infantil utiliza pouco de dramatização, apostando mais nos relatos dos envolvidos e mostrando cenas de bastidores, o que faz com que tenhamos um verdadeiro entendimento dos casos e o observemos o quão perverso é este mundo da TV e de Hollywood, e dando a entender que há muito mais à vir por aí em termos de denúncias neste indústria que tenta se mostrar tão “boazinha”, “pra frente” e “contra abusos”, mas que na verdade é totalmente o contrário nos bastidores.

 

 

O documentário O Lado Sombrio da TV Infantil não é só uma denúncia contra o diretor Dan Schneider e sua equipe de produção repleta de abusadores, mas um relato incrível de como agem os responsáveis pela TV americana, Hollywood e toda a imprensa conjuntamente para esconder os reais problemas e proteger pessoas más que fazem o que querem nesta indústria sem punição alguma.

 

Você poderá assistir aos cinco episódios do documentário O Lado Sombrio da TV Infantil no streaming Max. Confira o trailer abaixo:

 

 

O Lado Sombrio da TV Infantil - Max
Nota Final
8.3/10
8.3/10
  • Ideia e Roteiro - 9/10
    9/10
  • Levantamento de Dados e Relevância - 8.5/10
    8.5/10
  • Impacto do Público - 8.5/10
    8.5/10
  • Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 7/10
    7/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Lado Sombrio da TV Infantil mostra a podridão que há não só nos bastidores das séries de TV, mas também como as empresas e a própria imprensa é conivente com os casos de abuso.