Blackberry chega aos cinemas em 12 de outubro

0
14

 

Com distribuição da Diamond Films, Blackberry chega aos cinemas brasileiros em 12 de outubro. Aclamado pela crítica internacional com 98% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme é inspirado na história real e nunca contada da ascensão e do trágico declínio do primeiro smartphone do mundo. Confira abaixo o que você precisa saber sobre Blackberry:

 

Blackberry tem direção de Matt Johnson, que também assina o roteiro e estrela o filme. O longa é baseado no livro Losing the Signal: The Untold Story Behind the Extraordinary Rise and Spectacular Fall of Blackberry.

 

Com estreia na mostra competitiva do Festival de Berlim 2023, Blackberry fez uma carreira de sucesso em festivais internacionais como o SXSW Film Festival, Chicago Critics Film Festival e Melbourne International Film Festival. O filme conquistou o público, com 95% de aprovação, e a crítica especializada, com 98% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

 

A Research in Motion (RIM), empresa que criou o BlackBerry, foi fundada pelos amigos Mike Lazaridis e Doug Fregin, interpretados no filme por Jay Baruchel e Matt Johnson, respectivamente. Blackberry começa nos primórdios da empresa, quando ainda não havia aperfeiçoado a tecnologia do smartphone.

 

 

Blackberry mostra como a tecnologia criada por Mike Lazaridis e Douglas Fregin, aliada ao dinheiro e a experiência do empresário Jim Balsillie (Glen Howerton), transformou completamente a forma como as pessoas se comunicavam em 1996. No entanto, em poucos anos, segredos obscuros, disputas pessoais e, o maior perigo de todos, a chegada do iPhone, ameaçam o incrível sucesso da companhia.

 

“Lembra daquele celular que todo mundo tinha antes do iPhone?  Foi assim que ele surgiu e que foi destruído.”, conta o diretor Matt Johnson. O cineasta procurou destacar também a importância e o legado do BlackBerry: “Era o símbolo de status do início dos anos 2000 e, no começo da era da mídia social, ele te colocava como parte de um grupo. Ele criou uma nova maneira de se comunicar, muito antes das DMs do Instagram ou do Snapchat.”.

 

A foto abaixo, dos engenheiros da Research In Motion em Blackberry, é inspirada na foto popular da equipe da id Software de 1992. Na foto, Matt Johnson é John Romero e Jay Baruchel é John Carmack.