Análise da 2º Temporada da série Bel-Air, disponível no Star+

0
406

 

Estreou no dia 31 de maio no streaming Star+ a 2º Temporada da série Bel-Air, o reboot de Um Maluco no Pedaço (1990). A série continua só levando consigo a marca de sua antecessora, mas se esforça para se tornar algo novo e falha miseravelmente.

 

Com produção executiva de Will Smith, Bel-Air reimagina a icônica comédia dos anos 90 para uma nova era. Situado na América moderna, a série oferece uma nova e dramática visão da jornada de mudança de vida de Will, das ruas do oeste da Filadélfia às mansões fechadas de Bel-Air. Deixando para trás a única casa que ele já conheceu por uma segunda chance em um lugar desconhecido, Will vê sua vida virar de cabeça para baixo ao encontrar novos desafios e preconceitos em um mundo de riqueza e aspiração.

 

Apesar de ser uma boa série, com pontos interessantes e um elenco que atua muito bem, a série recebeu muitas críticas pelo simples fato de tentar levar consigo um nome forte como de sua antecessora dos anos 90. Esta crítica aqui cabe à própria Disney (detentora do Star+) que tenta de todo jeito desmontar sucessos anteriores, utilizando-se de nomes e marcas famosas para “criar” novas histórias que no final viram fracassos. É assim que a empresa tem levado golpes e mais golpes com live actions com bilheterias pífias, afinal, iludem seu espectador que achando se tratar de uma história, e quando vai lá ver é outra. Não tenho problemas com as novas histórias, como eu disse, Bel-Air tem bons aspectos, mas de nada lembra a série anterior, mas para ganhar mídia e público, se utiliza de um nome já famoso, com nomes de personagens já conhecidos, mas que em nada lembram daquilo que somos fãs.

Feito a crítica acima, que vale tanto para a primeira temporada quanto para a segunda, vamos aos pontos sobre a continuação…

 

Durante a primeira temporada de Bel-Air, o público acompanhou as desavenças entre Will e Carlton, na qual um não compreendia as questões pessoais do outro. Na nova temporada, aos poucos, os primos buscam se entender melhor e uma amizade surge entre os dois. Além disso, também temos Ashley tentando entender a sua própria sexualidade, enquanto Hilary luta por seus direitos e poder como mulher. Nesta nova temporada Will (Jabari Banks) e a família Banks começam a ver que seus sonhos não correspondem mais ao mundo de Bel-Air. Ao deixar de lado suas respectivas regras, cada personagem terá que decidir quais saltos dar para alcançar o sucesso pessoal. A atriz Tatyana Ali, famosa por interpretar Ashley Banks em Um Maluco no Pedaço (1990), se junta ao elenco de Bel-Air. Nos novos episódios, Tatyana da vida à Senhorita Hughes, uma professora de Literatura Inglesa na Bel-Air Middle School. Ela enxerga algo de especial em Ashley (Akira Akbar) e frequentemente dá a ela livros de sua coleção pessoal.

 

Nestes novos episódios vimos um roteiro focado claramente na luta contra o racismo histórico e estrutural, e a luta dos personagens em seus diferentes âmbitos. A história fica interessante, mas peca ao mostrar uma fragilidade dos personagens em defender seus pontos de vista, afinal, o espectador fica na dúvida se aquilo realmente é importante, quando vemos por exemplo o personagem Carlton se entupindo de drogas para depois querer “lacrar” pra cima dos outros. O uso excessivo de drogas, apesar de ser mostrado como uma crítica ao uso, é demasiadamente abrandado, pois vemos que Carlton leva uma vida “normal”, tanto academicamente falando, quanto em sua família e amigos. Os problemas que o personagem tem na série são sempre jogados na conta dos “problemas mentais” como a “ansiedade”. A série erra em não deixar claro que estes problemas de cunho mental são cientificamente provados em sua maioria que ocorrem exatamente pelo uso de drogas, uma questão que vemos todos os dias, principalmente nesta nova geração de adolescentes e jovens.

 

Outro problema que vemos na série é o fato de Will ser deixado de lado muitas vezes, para excessivamente mostrar cenas desnecessárias, como as da personagem Hilary. Não que na antiga série não fossem mostrados problemas de personagens secundários, mas eles sempre estavam interligados com o de Will, o que não ocorre em Bel-Air… talvez por que o ator não é tão carismático assim como se imaginava?

 

Enfim…  a série aborda questões importantes como uso de drogas e racismo por exemplo, mas ainda vemos um esforço quase que insano de deixar o personagem Will como um cara carismático, mas acabam sempre o deixando mais chato a cada episódio. Por fim, focar em personagens secundários não ajuda em nada também uma série que ainda engatinha para se desprender de sua antecessora. Oremos para que na terceira temporada melhore e que fique mais leve talvez…

 

A 2º Temporada da série Bel-Air está disponível no streaming Star+. Confira o trailer abaixo:

 

 

2º Temporada da série Bel-Air - Star+
Nota Final
7.4/10
7.4/10
  • Ideia e Roteiro - 7.5/10
    7.5/10
  • Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 7/10
    7/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 7.5/10
    7.5/10
  • Adaptação e Atuação - 7.5/10
    7.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A série aborda questões importantes como uso de drogas e racismo por exemplo, mas ainda vemos um esforço quase que insano de deixar o personagem Will como um cara carismático, mas acabam sempre o deixando mais chato a cada episódio.