Análise da 1º Temporada do anime Blue Lock, disponível na Crunchyroll

0
287

 

Finalmente conseguimos assistir ao último episódio do anime Blue Lock de forma dublada na Crunchyroll. O anime que conta com 24 episódios traz de forma muito interessante um lado que muita gente ignora no futebol: “como nasce um craque?”.

 

O ano é 2018, Copa do Mundo, a seleção japonesa é eliminada nas oitavas… Em resposta, a União Japonesa de Futebol constrói Blue Lock, um alojamento de treinamento no qual 300 atacantes do ensino médio são reunidos com o objetivo de conquistarem a Copa do Mundo. Jinpachi Ego, o homem que atua como técnico do local, afirma que o Japão precisa de “um atacante que transborda egoísmo”. Yoichi Isagi, um jogador desconhecido, decide encarar o treinamento que o transformará em um egoísta! Isto é Blue Lock!

 

O anime chegou como quem não quer nada na plataforma de streaming da Crunchyroll, mas logo conquistou os corações não só dos otakus, mas daqueles que são apaixonados pelo futebol. Com uma história digamos… baseada em fatos reais… pois o Japão sempre chega bem nas Copas, mas no final perde… então Blue Lock já tem um ponto de atenção nossa.

 

Blue Lock traz uma enredo envolvente e convincente, além de uma animação muito boa, transformando o futebol “animado” em algo mais real, diferente da “fantasia” que havia em animes já conhecidos sobre o esporte.

 

Outro ponto a se destacar no anime, é sua maneira didática de explicar o esporte, certas atitudes de jogadores e como treinar para se tornar o melhor do mundo. Também foca nas questões pessoais dos personagens, explorando vários aspectos que formam um verdadeiro craque. Claro que a disciplina oriental é mostrada também, mas há espaço para uma certa crítica quanto a está questão, afinal, segundo o anime, o melhor jogador do mundo tem que ser egoísta, e pensar em benefício próprio antes mesmo do time. Uma forma de mostrar que o Japão (esse real) tem bons grupos, mas que perde na individualidade, que muitas vezes fica escondida atrás de uma tática do técnico.

 

Claro que Blue Lock vai buscar inspiração em craques reais. Alguns nomes como Cristiano Ronaldo, Messi, Zico e até Pelé são destacados no anime como referências, e há espaço também para personagens inspirados em jogadores reais, como por exemplo o francês Mbappé.

 

 

Blue Lock não deve ter muitas temporadas, afinal, só com esta temporada já vimos vários talentos sendo excluídos e chegamos à um ponto da história onde o sistema “BlueLock” está afunilando. Mas enquanto tiver episódio deste anime, lá estarei eu para assistir.

A 1º Temporada do anime Blue Lock está disponível completa de forma dublada na plataforma de streaming da Crunchyroll. Há também um mangá da história sendo distribuído pela Editora Panini no Brasil. Veja o trailer do anime abaixo:

 

 

1º Temporada de Blue Lock - Crunchyroll
Nota Final
9/10
9/10
  • História - 9.4/10
    9.4/10
  • Animação - 9.2/10
    9.2/10
  • Personagens - 9/10
    9/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8.5/10
    8.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Blue Lock traz uma enredo envolvente e convincente, além de uma animação muito boa, transformando o futebol “animado” em algo mais real, diferente da “fantasia” que havia em animes já conhecidos sobre o esporte.