Análise da 2º temporada da série Ascensão: Império Otomano

0
463

 

No finalzinho do ano passada, lá no dia 29 de dezembro, a Netflix lançou na sua plataforma de streaming a 2º Temporada série Ascensão: Império Otomano, após contar a história de uma campanha épica para conquistar a Constantinopla, desta vez, o foco da série é mostrar a superioridade de Maomé II na batalha contra Vlad, o Empalador. A série conta uma história real (você já teve isso na aula de história) com a ajuda de estudiosos do assunto.

 

 

A série Ascensão: Império Otomano narrou em sua 1º Temporada a história do sultão otomano Maomé II que empreende uma campanha épica para tomar Constantinopla (atual Istambul – Turquia), capital do Império Bizantino, definindo o curso da história por séculos. Nesta 2º Temporada, anos após conquistar Constantinopla, Maomé II consolida seu poder, mas um governante implacável dos valáquios ameaça derrubar seu império. Com uma mistura de elementos de séries épicas e com explicações de estudiosos desta época, a série tem horas que parece ser um programa do History Channel, mas muito melhor trabalhada, com cenas e diálogos importantes neste momento do mundo.

 

 

O Império Otomano conquistou Constantinopla em 1453 e foi um dos mais duradouros impérios na história do mundo, conquistando inclusive mais de 1/3 da Europa. Com a morte de seu pai Murad, Maomé II se torna o novo sultão e decide que vai conquistar a cidade mais protegida do mundo naquela época: Constantinopla. Mesmo com muitos duvidando disto, ele consegue utilizando sua inteligência, força e estratégias jamais antes vistas.

 

Assim como na temporada anterior, esta nova tem apenas 6 episódios, mas bem trabalhados, mostrando não só mais um trecho da história de Maomé II e do Império Otomano, mas também a de um dos maiores e mais perversos personagens da humanidade, Vlad, o Empalador.

 

 

Quando pequenos, Vlad e seu irmão Radu viraram prisioneiros do Império Otomano, mas após acordos, Vlad (agora adulto) se torna o líder da vizinha Valáquia. Vlad tem o apoio da Igreja Católica na guerra contra os muçulmanos e se torna um líder cruel para impor seus desejos. Ele fica conhecido como Vlad, o Empalador, após empalar vários de seus inimigos.

 

Aí você me pergunta… o que é empalar? Segundo a história, é um dos métodos de tortura e morte mais assustadores de todos os tempos. Nela, uma estaca é enfiada… geralmente… pelo ânus do inimigo até que atravessasse todo o seu corpo, chegando muitas vezes até a cabeça ou ombro, levando-o até sua morte de um forma lenta e dolorosa. Sinistro né?

 

E é assim que Vlad consegue ganhar fama e ser temido até pelos mais sádicos líderes da época. Mas Maomé II não o teme, e após ameaças de Vlad, leva suas tropas até Valáquia para buscar a cabeça dele. Após uma guerra sangrenta e cheia de percalços (assista a série, vale a pena!), Maomé II consegue conquistar a Valáquia (isso nem conta como spoiler, pois está nos livros de história). Mesmo assim, não é de cara que Vlad é aprisionado, levando alguns anos até que sua morte fosse decretada.

 

 

Novamente temos que dar os parabéns para a produção da série, que assim como na temporada anterior, trouxe episódios muito bem roteirizados e com uma fotografia perfeita, digna de filmes épicos. Além disso, os comentários de especialistas entre as cenas reforçam e auxiliam nosso entendimento da história de um dos momentos mais horríveis da humanidade.

 

A 2º temporada da série Ascensão: Império Otomano está disponível na plataforma de streaming Netflix. Confira o trailer:

 

 

 

2º Temporada da série Ascensão: Império Otomano - Netflix
Nota Final
8.6/10
8.6/10
  • Ideia e Roteiro - 9/10
    9/10
  • Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 9/10
    9/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
  • Adaptação e Atuação - 8.5/10
    8.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Temos que dar os parabéns para a produção da série, que assim como na temporada anterior, trouxe episódios muito bem roteirizados e com uma fotografia perfeita, digna de filmes épicos. Além disso, os comentários de especialistas entre as cenas reforçam e auxiliam nosso entendimento da história de um dos momentos mais horríveis da humanidade.