Lançado no mês de maio pela Editora DarkSide Books, Ed Gein é uma graphic novel de Harold Schechter que conta um true crime perturbador que transformou em pesadelo o sonho americano dos anos 1950. Recebemos de presente da DarkSide Books este livro além dos sinistros Madame Tussaud: A Pequena Colecionadora de Corpos e Ed Wood: Contos & Delírios. Neste artigo você acompanhará nossa resenha sobre o livro Ed Gein, mas você pode conferir nosso vídeo de unboxing dos três títulos clicando aqui.
Conheça a história real, em quadrinhos, do serial killer que inspirou Psicose e O Massacre da Serra Elétrica: Ed Gein, a graphic novel de Harold Schechter — autor de Anatomia do Mal e Anatomia True Crime dos Filmes —, em parceria com o premiado quadrinista Eric Powell. Um true crime perturbador que transformou em pesadelo o sonho americano dos anos 1950.
Ed Gein assassinou e desmembrou mulheres e, de forma particularmente macabra, arrombou túmulos e roubou cadáveres para confeccionar máscaras com suas peles, enfeites com seus membros e utensílios de cozinha com seus ossos.
O roteiro de Schechter, especialista em crimes históricos e em perfis de assassinos seriais, e a arte de Powell juntam pesquisa e narrativa de quadrinhos com maestria para produzir uma biografia sobre Ed Gein, um psicopata real que, por caminhos improváveis, ganhou uma sinistra relevância cultural na ficção do século XX.
A pesquisa de Schechter, que organiza magistralmente todas essas informações, é transposta em imagens pela mão habilidosa de Powell. Um quadrinista inteligente na narrativa e de grande poder expressivo, Eric Powell acentua os elementos mais sombrios e chocantes da história de Gein, transformando crime real em uma poderosa e inescapável narrativa de horror. Uma reflexão poderosa sobre o que pode levar uma pessoa a cometer tais atrocidades, e que ajuda a compreender o fascínio obscuro que esse personagem tão singular e sombrio ganhou na história americana e na cultura pop.
Em suma, Ed Gein não é uma literatura para todos, é para quem tem estômago e que não se afeta com histórias tão surpreendentes, bizarras e assustadoras que podem ser vistas por muitos como um mero conto, mas que são a mais pura e triste realidade de um caso que realmente aconteceu.
As ilustrações, mesmo sendo marcadas por muito sangue e horror, me parecem ter sido amenizadas para não chocar e embrulhar o estômago do leitor. Mesmo assim, só a história em si deixa até os mais fortes embasbacados com um assassino que em alguns momentos nos dá dó, mas que em outros nos dá a mais pura raiva. Os quadrinhos não se limitam a contar apenas a história dos assassinatos, mas toda a história do assassino, o que nos faz em certo ponto pensar em como lidamos com as pessoas ao nosso redor, principalmente aquelas que precisam de mais cuidados, tanto físicos, quanto mentais.
Ed Gein é uma graphic novel perturbadora? Sim! Mas uma ótima leitura para aqueles que não fogem da realidade dura e cruel do mundo. Além disso, nos faz pensar em como lidamos com a sociedade, principalmente nestes tempos onde os problemas mentais são tão frequentes da população.
Clique aqui para comprar o livro Ed Gein e aqui para entrar no site da DarkSide Books e conhecer outros títulos da editora.
Ed Gein - DarkSide Books
Nota Final
-
Qualidade Gráfica e Impressão - 10/10
10/10
-
Facilidade de Leitura - 10/10
10/10
-
Ideia, Enredo e Conteúdo - 9/10
9/10
-
Experiência na Leitura - 9/10
9/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ed Gein é uma graphic novel perturbadora? Sim! Mas uma ótima leitura para aqueles que não fogem da realidade dura e cruel do mundo. Além disso, nos faz pensar em como lidamos com a sociedade, principalmente nestes tempos onde os problemas mentais são tão frequentes da população.