Castelo de Areia, de Pierre Oscar Lévy e Frederik Peeters, ganha edição em capa dura com novo design

0
20

 

Em edição com capa dura e novo design, a Tordesilhas Livros relança a graphic novel Castelo de areia, do escritor francês Pierre Oscar Lévy e ilustrada pelo suíço Frederik Peeters. Voltada para o público adulto, a obra mescla ilustrações realistas e detalhadas com um texto elaborado para instigar reflexões sobre a passagem do tempo e a brevidade da vida de uma forma não tão romântica.

 

Além da nova capa, a edição conta com prefácio de Lévy e posfácio do jornalista e tradutor Érico Assis. Castelo de areia é um convite a diversas reflexões. As relações e a forma como cada um dos personagens lidam com a condição nada lógica a que estão submetidos oferecem um recorte do que poderia ser o “fim do mundo”.

 

A narrativa gira em torno de duas famílias, um casal e um misterioso homem que, coincidentemente, passam a manhã em uma praia isolada. Enquanto as interações cotidianas se desenvolvem sem maiores surpresas, uma das crianças encontra no mar o cadáver de uma mulher.

 

O espanto causado pela descoberta é ofuscado pela estranheza da situação percebida por todos: o tempo ali passa de maneira acelerada, de tal forma que, em poucas horas, as crianças entram na puberdade e, em seguida, na vida adulta, enquanto os adultos envelhecem e os velhos tornam-se anciãos – e logo morrem.

 

Sem saberem ao certo o que está acontecendo, tampouco para onde vão, a maioria decide viver, à sua maneira, as horas que parecem lhe restar. Os mais jovens não querem morrer sem conhecer os prazeres do sexo. As mulheres temem as rugas e buscam companhia e atenção de seus pares. Os homens tentam enxergar, sem sucesso, racionalidade na situação. Por fim, uma festa parece ser o elixir de vida que todos precisam para suportar a “maldição” que paira sobre eles.

 

Provocante, profunda e densa, a trama surrealista de Castelo de areia inspirou o filme Tempo (Old), de 2021, thriller do cineasta M. Night Shyamalan (diretor de outros sucessos como O Sexto Sentido, Fragmentado, Sinais e A Vila), estrelado por Gael García Bernal (Mozart in the Jungle, da Amazon), Vicky Krieps (Trama Fantasma) e Rufus Sewell (The Man in the High Castle, da Amazon).