Antimalware: Como Combater as Grandes Variações de Malwares na Internet?

0
555

 

O antimalware é um sistema de operação que impede que os códigos maliciosos danifiquem os dispositivos e equipamentos, e disponibilizem dados secretos. Por isso, a ferramenta é hoje bastante utilizada para combater essas ameaças digitais.

 

Portanto, o antimalware é uma arma poderosa para garantir mais segurança e proteção aos processos digitais. No entanto, para saber como se prevenir contra essas ameaças, é importante conhecer as características únicas de cada malware.

 

cibercriminosos agindo com malwares

 

Por conta disso, preparamos este conteúdo. Nele, você vai aprender como combater as grandes variações de malwares na internet e o poder do antimalware.

 

Vamos lá? Continue com a gente!

 

O Que é Malware?

 

Malware, ou software malicioso (como também é conhecido), é um termo utilizado para conceituar um código ou um programa que prejudica os sistemas. Portanto, suas principais funções são: invadir, desabilitar e danificar os computadores, dispositivos móveis, redes, entre outros.

 

E, geralmente, o malware assume o controle das operações (total ou parcial) de um determinado dispositivo, agindo apenas no software, sem alcançar o hardware.

 

No entanto, ele pode excluir, criptografar, roubar os seus dados, furtar funções primordiais do seu dispositivo e facilitar a espionagem de certas atividades sem a permissão ou o conhecimento do usuário.

 

Quais são os Tipos de Malware?

 

Antes de investir em recursos para se prevenir contra o malware, é necessário conhecer quais são os tipos mais comuns, bem como suas particularidades. Afinal, cada malware possui uma maneira bem específica de atacar o sistema.

proteção antimalware

 

Conheça os principais!

 

Spyware

 

Os Spyware, os Trojans (cavalos de Tróia) e os Rootkits são malwares capazes de abrir certas “brechas” no sistema para que o responsável pelo código malicioso entre e edite/copie/visualize dados.

 

Adware

 

Os adwares são softwares que apresentam anúncios na tela do usuário. No entanto, são anúncios disfarçados como conteúdo legítimo e bastante atrativos.

 

Assim, enganam a pessoa que faz a instalação em seu dispositivo, comprometendo sua segurança.

 

Ransomware

 

O ransomware é o mais famoso tipo de malware, responsável pelo sequestro de dados. Com ele, é fácil explorar certas fragilidades do sistema e, assim, bloquear o acesso da empresa às informações próprias. Normalmente, esse código utiliza criptografia em suas ações.

 

Assim, os inúmeros ataques fazem com que o banco de dados fique bloqueado e não possa ser acessado, principalmente se a empresa não investiu em sistemas de proteção ou backups estratégicos.

 

Portanto, corre sério risco de ter suas informações, e de seus clientes, vazadas.

 

Como Combater e Prevenir das Variações de Malwares?

 

  1. Fique atento: você precisa desconfiar de qualquer domínio que possua uma URL estranha, com um código incomum para um anúncio, por exemplo. Afinal, esse é um dos maiores indícios de que um site é perigoso ou não;
  2. Verifique se os sistemas estão atualizados: confira as atualizações do sistema operacional, dos plugins e navegadores. Afinal, a manutenção periódica dos softwares acaba repelindo os cyber criminosos;
  3. Tenha cuidado com os acessos: não acesse conteúdos estranhos, muito menos no formato de texto ou mensagens pelo WhatsApp de origem duvidosa;
  4. Utilize um Antimalware: essa é a arma mais poderosa que você pode ter contra os malwares.

 

O Bitdefender Total Security é um antimalware que oferece a melhor proteção para computadores e dispositivos móveis. Com ele, todos os seus equipamentos estarão sempre seguros e protegidos.

 

Conte para a gente, você já teve problemas com malwares? Deixe o seu comentário neste conteúdo!