O livro A Hipótese da Simulação, de Rizwan Virk, não prova que estamos numa Matrix, mas coloca uma pulga atrás de nossa orelha

0
257

 

Neste mês de fevereiro, recebemos de presente da Editora Citadel, o lançamento recente A Hipótese da Simulação, um livro escrito por Rizwan Virk, que tenta provar que podemos estar vivendo em um mundo simulado, assim como nos filmes da franquia Matrix.

 

 

“Há uma chance em um bilhão de não estarmos vivendo em uma simulação”, esta frase dita por Elon Musk e destaque no livro, é uma das que consegue iniciar um ponto de desconfiança no leitor, afinal, quem pode negar que pelo menos uma chance não há?

 

O designer de videogames Rizwan Virk mostra como a história e a evolução de nossos videogames, incluindo realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e computação quântica, podem nos levar ao ponto de sermos capazes de desenvolver mundos virtuais abrangentes, assim como nos filmes da franquia Matrix.

 

E se estivermos vivendo dentro do computador de uma civilização muito mais inteligente do que a nossa? E se tudo o que vivemos e sentimos está sendo processado por um computador tão evoluído que para nós, humanos, seria impossível separar aquilo que é real e virtual? E se nós mesmos formos virtuais? O que seria, então, a realidade?

 

A obra A Hipótese da Simulação, lançada pela Editora Citadel é a ideia de que nossa realidade física, longe de ser um universo físico sólido, faz parte de uma simulação cada vez mais sofisticada semelhante a um videogame, onde todos temos múltiplas vidas, somos constituídos de pixels e possuímos um relógio interno próprio executado por alguma inteligência artificial gigante. A Hipótese da Simulação explica alguns dos maiores mistérios da física quântica, da ciência e da religião, como a indeterminação quântica, universos paralelos, a natureza integral da velocidade da luz e até mesmo a natureza de Deus.

 

 

Embora a ideia toda pareça ficção científica, muitos cientistas, engenheiros e professores consideraram seriamente a hipótese da simulação. E ela não é apenas uma teoria moderna. Filósofos e místicos de todas as tradições há muito afirmam que vivemos em algum tipo de “ilusão” e que existem outras realidades que podemos acessar a partir de nossas mentes.

 

O livro, que aliás tem uma qualidade gráfica impecável e mescla ciência com filosofia e um toque de “fé”, consegue ampliar nosso interesse no tema e até nos filmes Matrix, nos fazendo pensar em cada cena que pareciam simples e sem sentido, mas que após a leitura tomam forma e se tornam mais interessantes e importantes na narrativa.

 

Quer você seja um cientista da computação, um fã de ficção científica como a retratada em Matrix, um entusiasta de videogames ou um buscador espiritual, A Hipótese da Simulação aborda todas essas áreas e você nunca mais verá o mundo da mesma maneira!

 

A Hipótese da Simulação é um livro que apesar de parecer complicado no começo, tenta explicar de forma mais fácil temas complicados e faz com que mesmo aqueles que não são experts em Ciência da Computação consigam entender o pensamento do autor.

 

Clique aqui para comprar o livro A Hipótese da Simulação e aqui para entrar no site da Citadel e conhecer outros títulos da editora.

 

A Hipótese da Simulação - Editora Citadel
Nota Final
8.1/10
8.1/10
  • Qualidade Gráfica e Impressão - 9/10
    9/10
  • Facilidade de Leitura - 8/10
    8/10
  • Ideia, Enredo e Conteúdo - 8/10
    8/10
  • Experiência na Leitura - 7.5/10
    7.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Explica de forma fácil a possibilidade de podermos estar e até criar uma Matrix real.