Análise do filme Não Olhe para Cima, disponível na Netflix

0
961

 

Nos últimos dias de 2021, entre os assinantes de streaming, não se falava em outra coisa senão o filme Não Olhe para Cima. O filme disponível na Netflix se tornou um grande sucesso ao fazer de forma velada e bem humorada uma alusão aos negacionistas de plantão.

 

Com Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, Não Olhe para Cima conta a história de dois astrônomos desconhecidos que precisam embarcar em uma turnê midiática para alertar a humanidade de que um cometa está em rota de colisão com a Terra.

 

 

A estudante de astronomia Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e seu professor, Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), descobrem que um cometa está prestes a colidir com a Terra, mas ninguém parece se importar. Alertar a humanidade sobre o impacto fatídico da rocha do tamanho do Monte Everest não será nada fácil. Com a ajuda do Dr. Oglethorpe (Rob Morgan), eles embarcam em um tour midiático que vai do gabinete da indiferente presidente Orlean (Meryl Streep) e seu filho bajulador Jason (Jonah Hill) até as ondas de rádio do The Daily Rip, um programa matinal bem-humorado  apresentado por Brie (Cate Blanchett) e Jack (Tyler Perry). A apenas seis meses da colisão, chamar a atenção da mídia e de um público obcecado pelas redes sociais se mostra um desafio chocantemente cômico – o que será preciso fazer para o mundo apenas olhar para cima?

 

Acredito que não tenha visto tantos filmes com tragédias e catástrofes que destroem o planeta Terra usar tanto de piadas e bom humor. Quase sempre vemos estes filmes como terríveis e dramáticos ao extremo, mas os produtores de Não Olhe para Cima conseguiram deixar o filme tão leve que podemos chamá-lo até certo ponto de “comédia”.

 

 

Eu sei que rir de uma tragédia pode ser horrível, ainda mais com personagens que dão nos nervos como a Presidente Orlean, seu filho e as outras milhares de pessoas retratadas no filme que insistem em negar o perigo de um cometa que está prestes a atingir a Terra, mas como não rir quando vemos que na verdade todos estes personagens são muito, mas muito presentes em nossas vidas atualmente? E pior… saber que estes personagens são reais não só nos EUA, mas como aqui no Brasil e no resto do mundo, afinal, estamos em um momento no planeta onde as pessoas se dividiram e para proteger seu grupo ou seus pensamentos são capazes de negar o inegável (e na cara dura!).

 

O filme é perfeito, especialmente por usar um cometa como pretexto para falar sobre a pandemia de covid-19 e os negacionistas da doença pelo mundo. É uma sátira destas pessoas ridículas (e me desculpe, não tem como usar outra palavra mais leve do que ridículas) que insistem em negar a pandemia, a importância da vacina, etc… Além disso, também mostra como nossa sociedade está fútil, sempre querendo ganhar likes e mais likes mesmo sabendo que isto pode matar elas, não se importando com as consequências.

 

 

A Netflix acertou em cheio na produção e Não Olhe para Cima fechou com chave de ouro o ano de 2021 na plataforma de streaming.

 

E ah…. as duas cenas pós-créditos também fazem o espectador vibrar com o que acontece, pois é… digamos… BEM FEITO!

 

O filme Não Olhe para Cima está disponível na plataforma de streaming da Netflix. Confira o trailer abaixo:

 

 

Não Olhe para Cima - Netflix
Nota Final
8.9/10
8.9/10
  • Ideia e Roteiro - 10/10
    10/10
  • Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 8.7/10
    8.7/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
  • Adaptação e Atuação - 9/10
    9/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O filme fez com que a Netflix fechasse com chave de ouro o ano de 2021.