Análise do filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

0
1336

 

Lançado em 16 de dezembro de 2021, o filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa traz o público para dentro do cinema em um “quê” de pós-pandemia (lembrando que infelizmente até o momento atual deste artigo, ainda não acabou a pandemia: protejam-se) e quando falo de trazer o público, falo claramente do número de bilheteria que ele está alcançando – pois já está na marca de US$ 1,4 bilhão ao redor do mundo. O filme foi trabalhado com um orçamento de US$ 200 milhões, então dá pra ter uma ideia da repercussão né? Sob direção de Jon Watts e roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers, baseado nas HQs de Steve Ditko e Stan Lee, o filme tem bastante ação e te prende do início ao fim.

 

E qual foi a jogada para o sucesso de bilheteria do filme? O marketing claro, pois houveram teorias e teorias sobre o que iria acontecer em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa … e até mesmo que não é muito fã do super-herói quis assistir ao filme. Os revisores estabeleceram suas próprias regras sobre o que constitui um “spoiler”, com alguns optando por apenas discutir personagens ou pontos da trama tornados públicos em trailers, enquanto outros decidiram confirmar ou dissipar os rumores que atormentam a internet desde que os fãs viram um vídeo pela primeira vez do teaser de “Sem volta para casa”.

 

Agora, quem é da fandom do Homem-Aranha pirou (rs). Homem-Aranha: Sem Volta para Casa começa momentos após o final de Homem-Aranha: Longe de Casa de 2019. Revelado ao público como o Homem-Aranha, Peter Parker (Tom Holland) deve lidar com as repercussões de sua luta mortal com Mysterio (Jake Gyllenhaal) e como sua identidade secreta recém-revelada afeta aqueles que ele mais ama.

 

Ele até tenta levar a vida como se nada tivesse acontecido, mas infelizmente ele não consegue pois todos que estão com ele também estão sendo atingidos. O escândalo manchou sua reputação e a de sua namorada MJ (Zendaya) e do melhor amigo Ned (Jacob Batalon), já que os três não conseguiram entrar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts por causa de sua associação com o Homem-Aranha. E pensando nas pessoas que ele ama, Peter Parker resolve ir em busca da ajuda de um vingador: o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch). Ao recebe-lo, o feiticeiro entende sua preocupação e sugere um feitiço para que todos daquele universo esqueçam que ele é o Homem-Aranha, o que deixa Peter Parker com muita insegurança de ter que lidar com a falta de lembranças de quem ele ama. E do jeito adolescente que ele é … ele atrapalha o feitiço e acaba abrindo o multiverso, liberando a entrada de todos os vilões e Homens-Aranhas (o que deixa bem legal o filme para quem já assistiu toda a trilogia).

 

Após abrir os portais do multiverso, Peter Parker (Tom Holland) se encontra com o vilão Doutor Octopus (Alfred Molina) em uma ponte e durante a luta o vilão descobre que não é o Homem-Aranha que ele conhece, porém fica fascinado pela tecnologia que o uniforme do heróis contém e como não sabe lidar … acaba capturado e colocado em uma masmorra na casa do Doutor Estranho. Peter é orientado a capturar todos que estão entrando no universo dele – principalmente os vilões e ele não só captura como conhece Electro (Jamie Foxx) e o mais legal dos vilões de Homem-Aranha, o Duende Verde (Willem Dafoe – que no auge dos seus 66 anos disse que só aceitaria o papel se não houvesse dublê). Amei ver os vilões e como ele conseguiram regressar no novo filme … impressionante com Dafoe e Molina depois de 20 e 17 anos respectivamente voltaram nos seus personagens como se nunca tivesse havido esse espaço longo de tempo.

 

Peter Parker (Tom Holland) ao seguir o conselho da tia May (Marisa Tomei), decide ao invés de mandar os vilões para seu universo e seguir seus destinos que são a morte de todos eles, Parker resolve manter eles no seu universo a fim de consertar o que há de errado neles para poderem ter uma segunda chance como seres humanos … e é aí que dá ruim.

 

Os fãs que gostaram de todos os filmes do Homem-Aranha desde o Homem-Aranha de Tobey Maguire em 2002, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa dá a nostalgia que todos “old school” amam. Confesso que quando abriu o portal com Peter Parker (Andrew Garfield) e Peter Parker (Tobey Maguire) eu … aplaudi (rs). Tudo o que poderiam esperar e provocando a alegria de todos que seguiram essa teoria dos três Homens-Aranhas juntos e acertaram. Também dá ao Homem-Aranha de Tom Holland a tragédia que todo Homem-Aranha digno desse nome precisa … todos sabem que essa dor no super-herói é … necessária.

 

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está em cartaz nos cinemas. Confira o trailer abaixo:

 

 

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Nota Final
9.5/10
9.5/10
  • Ideia e Roteiro - 10/10
    10/10
  • Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 9.7/10
    9.7/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 9.2/10
    9.2/10
  • Adaptação e Atuação - 9/10
    9/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Recomendo até para quem não é fã de Homem-Aranha … vale a pena!