Análise da minissérie Batalha Bilionária: O Caso Google Earth, disponível na Netflix

0
332

 

Batalhas judiciais ocorrem a todo momento a qualquer lugar do mundo, mas quando envolve uma gigante da internet por quebra da patente referente a algoritmo de um dos seus maiores produtos que todos tem acesso, isso chama muita atenção.

 

 

Batalha Bilionária: O Caso Google Earth (The Billion Dollar Code) é uma minissérie de quatro episódios que conta a história o processo movido pela empresa alemã ART+COM contra o Google em 2014. Em 1994 dois jovens alemães Juri Müller e Carsten Schlüter criaram o Terravision, que era um programa que permitia as pessoas visitarem qualquer lugar do mundo com a visão de satélite e chegou ser exibido em uma feira de tecnologia na cidade de Quioto (Kyoto) no Japão.

 

Mas vamos lá sobre a nobre análise desta minissérie alemã que estreou na Netflix no dia 7 de outubro. Como se trata de uma minissérie, então não envolve os protagonistas reais do processo e sim um elenco de atores, pois conta a história por trás de todo o processo desde o início, na visão de Juri Müller e Carsten Schlüter, os perdedores do processo.

 

Então a história se passa por dois momentos, a Berlim dos anos 90, que os computadores ainda estavam começando a entrar no lar das pessoas com a internet discada e recursos limitados e o ano de 2014 quando rola o processo contra a gigante Google.

 

Um destaque que quero trazer é quem ver a série pela primeira vez e não tem conhecimento do caso, vai achar que a justiça dos Estados Unidos deu a vitória ao Google por ser uma empresa com sede no país e mesmo com tudo apresentado o júri foi formado por pessoas que não tinham o conhecimento de programação. Mas vamos lembrar que o caso é a narrativa dos criadores do Terravision e não tem o lado do Google, então vamos ter esta sensação, que o caso foi injusto e que realmente o Google quebrou a patente do algoritmo e roubou na cara de pau.

 

 

A série te prende na história, faz criar um vinculo afetivo com os protagonistas e advogados dos mesmos. Até o segundo episódio, o espectador vai achar que está vendo o processo e só depois que vai entender que é um ensaio para o real, que rola no último episódio da série.

 

Tanto o roteiro, fotografia, trilha sonora e equipe de atores trouxe toda a atmosfera da história de uma maneira de fácil entendimento e é uma ótima minissérie para se assistir em uma tarde.

 

 

Vale ressaltar que em nenhum momento os produtores da série tiveram contato com os criadores do Terravision e nem com o Google.

A minissérie Batalha Bilionária: O Caso Google Earth está disponível na plataforma de streaming da Netflix. Confira o trailer abaixo:

 

Batalha Bilionária: O Caso Google Earth - Netflix
Nota Final
9.5/10
9.5/10
  • Ideia e Roteiro - 9.5/10
    9.5/10
  • Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 9/10
    9/10
  • Adaptação e Atuação - 9.5/10
    9.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para quem gosta de histórias baseadas em fatos reais, em processos judiciais de grandes companhias e informática como um todo, vai ser um prato cheio. Mas para as pessoas que querem acompanhar uma ótima trama e passar uma tarde maratonando uma série curta que ao todo vai durar uma média de quatro horas, também é ideal, pois vai ver o lado perdedor da história e vai adorar.