Análise do filme Luca, disponível no Disney+

0
226

 

A Pixar mais uma vez nos leva a uma história apaixonante cheia de boas mensagens de um jeito leve e engraçado através do seu novo filme Luca.

 

Lançado no dia 18 de junho pela Disney+, o filme conta a aventura de Luca, um monstro marinho que vive em mares próximo a Itália (ah…Itália…). Ele mora com sua família: mãe, pai e avó e tem a responsabilidade de pastorar os peixes. Sua vida segue uma rotina monótona e um belo dia ele encontra objetos humanos e isso desperta sua curiosidade sobre o que há além do seu mundo marinho. O diretor italiano Enrico Casanova relata de maneira delicada a sua infância na Itália, posso dizer que vale muito a pena você parar um tempinho e assistir.

 

 

Ao recolher alguns objetos humanos que caem de um barco, Luca conhece Alberto, um outro monstro marinho, porém, diferente de Luca, ele é livre e faz o que dá vontade. Curioso, Luca segue Alberto até a beira do mar e descobre que ao sair da água ele se transforma em um menino humano (essa parte lembra o filme A Pequena Sereia) e gosta da ideia de explorar um novo mundo e neste novo mundo há um objeto que Alberto apresenta ao Luca e ambos ficam encantados com a possibilidade de criar uma… VESPA (um ícone atemporal que percorreu a história da Itália). Porém, seus pais super protetores descobrem que ele saiu do mar e o proíbe de voltar a superfície, ele teima e a mãe decide que ele vai morar nas profundezas dos mares junto ao seu tio. Angustiado e com muita vontade de conhecer esse novo mundo, Luca decide fugir com Alberto ao vilarejo de Portorosso, um lugar pacato que envolve as crianças em uma competição anual de Triatlo de Portorosso, competição que consiste em nadar, comer massa e pedalar. Sabendo dessa competição, Luca e Alberto com a intenção de comprar uma Vespa decidem unir-se a Giulia Marcovaldo, uma garotinha cheia de entusiasmo, com bom coração e bem justa que os defendem de Ercoli Visconti, que mesmo sendo bem mais velho, ainda insiste de mandar nas demais crianças e continuar na competição. É a parte mais engraçada porque mostra eles treinando e se atrapalhando conforme o tempo passa. A parte do treinamento da comida faz a gente – que gosta de macarrão- ficar com água na boca, por que pra variar a Pixar tem imagens que parecem reais e os pratos de macarrão ficam lindos (rs).

 

 

Conforme a história vai acontecendo, Luca começa a se interessar pelas informações que Giulia sabe do mundo através do estudo e ele pensa na possibilidade de estudar também, mas, Alberto com ciúmes e com medo de perder seu amigo diz que Luca nunca vai ser aceito no mundo dos humanos e durante uma briga, Alberto cai na água e todos descobrem que ele é um dos monstros marinhos que a população estava caçando para conseguir a recompensa e “livrar” o povo do perigo. A partir desta briga, Luca fica sabendo que Alberto foi abandonado e decide competir mesmo sozinho para poder ganhar a Vespa. Quase no final da competição, descobrem que Luca também é um monstro marinho. Todos querem capturar Luca e Alberto mas, o pai de Giulia que com o passar do tempo se afeiçoou aos “meninos”, principalmente a Alberto, os defendem e todos passam a aceitar que eles não diferentes porém não há problema em conviver com o diferente.

 

 

O filme é cativante, fala de amizade de infância e de como isso faz bem a qualquer pessoa e levanta a reflexão de que as pessoas devem deixar os preconceitos de lado e permitir-se conhecer novas formas de mundo, novos horizontes. Ideia reforçada pelo diálogo da família do protagonista nos minutos finais do filme. Com a ideia mais infantil desta vez em mostrar temas como inclusão, amizade e que podemos nos arriscar de vez em quando para ver um mundo novo, Luca é um filme animado e delicado ao mesmo tempo.

 

 

O filme é emocionante e leve ao mesmo tempo, eu adorei por muitos motivos: o tema de amizade, a inocência de conhecer um novo mundo com medo, mas com vontade ainda maior e a empatia de Giulia com alguém que não era como ela. Vale muito a pena assistir!

 

O filme Luca está disponível na plataforma de streaming da Disney+. Confira o trailer abaixo:

 

 

Luca - Disney+
Nota Final
9.4/10
9.4/10
  • História - 10/10
    10/10
  • Animação - 9.7/10
    9.7/10
  • Personagens - 9.2/10
    9.2/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8.7/10
    8.7/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Filme infantil válido para todas as idades!