Análise da 1º temporada do anime Yasuke, disponível na Netflix

0
210

 

No último dia 29 de abril, estreou na Netflix o anime Yasuke, que devia contar a história deste moçambicano que foi o primeiro e único samurai negro do Japão, mas…

 

Para começar, devo dizer que logo que soube que a Netflix produziria um anime sobre Yasuke, em parceria com o estúdio MAPPA, fiquei bastante empolgado. O que poderia dar errado não é mesmo? Mas deu…

 

Yasuke é real! Ele foi um moçambicano que entre os anos de 1534 a 1582 serviu ao lado de Oda Nobunaga, um dos principais senhores feudais do Japão nos anos 1500 e governou grande parte do país. Ele chegou ao Japão como escravo dos portugueses, mas logo chamou a atenção de Oda não só por sua pele escura e aparentar grande força, mas por saber já naquela época se comunicar em japonês. Ele acabou se tornando homem de confiança de Oda que o deu o título de samurai, uma honraria dada somente à poucos japoneses.

 

 

Voltando ao anime da Netflix … este começo da história é bem explicada. Foi talvez a melhor parte da produção, que mostra a força (física e mental) de Yasuke lidando com os problemas de ser um escravo num país totalmente diferente do seu e ainda tendo que lutar contra aqueles japoneses que não o querem como samurai.

 

Já no começo da história, infelizmente há uma guerra terrível e Oda Nobunaga morre. Aí se passam 20 anos na trama e Yasuke é somente um barqueiro numa cidade do interior que ninguém sabe ao certo sua história.

 

A história real de Yasuke pouco se sabe, por isto os produtores acabaram abusando (e muito) da licença poética. A partir daí Yasuke se vê obrigado a ajudar Saki, uma garota prodígio com poderes psíquicos que foge de um padre jesuíta (com cara de Papa Bento, meio Palpatine, sei lá… do mal mesmo!) e de uma gangue muito estranha: tem uma russa enorme que vira lobo e até um robozão gigante (pra que gente?!).

 

 

Tá …. a história é meio bizarra, mas e a animação? Pra falar a verdade…. não gostei não… O estúdio MAPPA é muito famoso por sua qualidade de animação. Ele é responsável pela última temporada de Attack on Titan além de Jujutsu Kaisen, mas em Yasuke não foi seu melhor trabalho. A animação de Yasuke tem seus bons momentos, principalmente em cenas de guerra, mas tem um quê de animação retrô sabe? Parece que estamos vendo um anime dos anos 90 em pleno 2021.

 

A história termina cheia de “poderzinho” pra lá e pra cá e com a Saki sendo uma espécie de Eleven (Stranger Things). Ou seja, um anime que tinha tudo para ser legal virou mais do mesmo.

 

 

Talvez o fato de ter apenas 6 episódios seja o ponto mais forte dele. Dá pra maratonar rapidinho e se livrar disso na sua lista.

 

A 1º temporada de Yasuke está disponível na plataforma de streaming da Netflix. Confira o trailer abaixo:

 

 

Yasuke - Netflix
Nota Final
6.8/10
6.8/10
  • História - 6.5/10
    6.5/10
  • Animação - 6.5/10
    6.5/10
  • Personagens - 6.5/10
    6.5/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 7.5/10
    7.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Era pra ser um anime contando um fato histórico e acabou se transformando num spin-off de Stranger Things.