Segurança: Conheça 4 Ameaças Virtuais que podem Invadir seu Computador

0
167

 

Ao navegar na internet, instalar programas e baixar arquivos estamos sujeitos às ameaças virtuais. Elas são invisíveis, silenciosas e traiçoeiras, roubando dados sigilosos e gerando transtornos para o usuário.

 

Mas, quais são os principais perigos que rondam o mundo digital? E como você pode se proteger deles?

 

Teclado de computador aceso

 

Conheça as 4 ameaças mais comuns que podem contaminar seu computador e invadir sua privacidade. Confira:

 

1. Vírus

 

O vírus é a ameaça mais comum a dispositivos eletrônicos e pode ser encontrado em versões diferentes, desde os mais inofensivos até os mais perigosos.

 

Eles são programas ou pedaços de códigos que conseguem se infiltrar no sistema e roubar dados sigilosos, além de controlar as funcionalidades do computador.

 

Os vírus ficam camuflados em arquivos, links, e-mails, aplicativos e demais recursos, passando despercebidos pelo usuário. Ao abrir um anexo, acessar um site ou instalar um programa contaminado, a ameaça invade automaticamente seu dispositivo.

 

O código malicioso consegue se reproduzir no sistema, causando mais danos e corrompendo uma série de documentos.

 

2. Phishing

 

Um dos ataques mais famosos e bem sucedidos, o phishing consiste em enganar o usuário e roubar suas informações através de mensagens falsas.

 

Ao clicar em um e-mail contaminado ou acessar sites suspeitos, seus dados ficam expostos aos cibercriminosos. Assim, eles conseguem visualizar seu endereço, CPF, dados bancários, entre outros.

Hacker mexendo em computador

 

Geralmente o phishing é mascarado como mensagens de atualizações, solicitando a validação de dados, troca de senhas, confirmação de compra ou demais procedimentos.

 

3. Malware

 

O malware é um software malicioso que consegue acessar o dispositivo do usuário sem seu consentimento, através de brechas na internet, e-mails contaminados, sites hackeados, arquivos corrompidos, dentre outros.

 

O malware pode ser classificado em diferentes categorias, incluindo spyware, adware, phishing, trojan e ransomware.

 

4. Ransomware

 

O ransomware é uma ameaça extremamente perigosa, uma vez que esse software consegue restringir o acesso ao sistema. Sendo assim, apenas o hacker é capaz de usar o dispositivo.

 

Nesse caso, o criminoso costuma solicitar um valor de resgate para que o usuário tenha seu acesso restabelecido.

 

Se, por alguma razão, o pagamento não for efetivado, o cibercriminoso pode deletar arquivos do computador da vítima ou publicá-los na internet, expondo informações sigilosas.

 

O ransomware consegue infectar seu dispositivo através de anexos de e-mail, sites que estejam contaminados ou, até mesmo, por sua rede de internet.

 

Como se Proteger das Ameaças?

 

Para manter seu computador longe de ameaças, é preciso investir em soluções eficientes que incluam a proteção a ransomwares, como o Bitdefender Total Security.

 

O programa possui tecnologia avançada para bloquear ataques de malwares, protegendo suas informações e sua privacidade, oferecendo a melhor segurança para os sistemas operacionais.

 

Gostou de saber mais sobre as ameaças on-line? Compartilhe o post nas suas redes sociais!