Openthedoor: Desenho como expressão mais pura da criatividade

0
32

 

A Openthedoor, produtora de audiovisual especializada em ilustração e animação e considerada uma das mais importantes no mercado da publicidade, a partir de 2017 passou a discutir internamente os caminhos de produção de conteúdo no mundo, as vertentes que surgiam e passou também a produzir conteúdos próprios de entretenimento, embora alguns produtos audiovisuais tivessem sido produzidos anos antes. Buscou-se, a partir de então, elaborar e apresentar projetos de conteúdo para programadores, compradores, parceiros comerciais e o público, utilizando recursos diversos na formatação e comunicação, desenvolvendo o setor de audiovisual tanto quanto o departamento de publicidade.

 

 

Lançado em 2019, o curta-metragem em animação 2D Drawing Life, de Luciano Lagares, sobre um caricaturista de rua que encontra sua inspiração artística ao conhecer uma criança portadora de uma doença degenerativa. O curta levou três troféus no Anima Mundi 2019: Melhor Curta Brasileiro pelo Júri Popular, Prêmio Canal Brasil de Curtas e Prêmio All Dubbing (Prêmio com recursos de acessibilidade completa às animações). Outros destaques são: no Brasil, Melhor Filme de Animação no SPFF – São Paulo Film Festival 2019 e Melhor Roteiro na Mostra Nacional de Curtas no Lanterna Mágica Festival 2019; Além se ser selecionado em diversos festivais pelo mundo, Drawing Life foi Melhor Animação e Filme do Mês no Eurasia International Monthly Film Festival 2019, na Rússia; na Eslováquia, foi laureado na categoria de Melhor Curta-metragem no Kosice International Monthly Film Festival 2020; e ainda foi contemplado no Ionian Contemporary Animation Festival ICONA 2019, uma parceira entre a Grécia e a Itália, com o segundo lugar na categoria Curta em Animação Profissional pelo júri e o Melhor Curta em Animação pela audiência.

 

Antes disso, em 2009, o primeiro curta-metragem da produtora Openthedoor foi Quando as Cores Somem, produzido com recursos do concurso SAv/Minc. Lançado em festivais, em 2010, recebeu os prêmios Best Soundtrack Prize (melhor trilha sonora) na primeira edição do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital CE|Brasil e Melhor Animação – Júri Popular na Mostra Mosca Audiovisual de Cambuquira MG|Brasil.

 

Novos projetos

 

O projeto de curta-metragem em animação 2D Mãe e Filha é destinado ao público acima de 8 anos, mas sua temática expande-se para um público até os 30. Em 12 minutos, aborda temas delicados com um alerta para crianças em situação de fragilidade e vulnerabilidade, observando-se seus direitos e criando-se recursos para que atinjam seu potencial como seres humanos. O resultado é um produto cultural/educacional, embora a história seja uma fantasia e demonstre de forma lúdica a transformação de uma criança que sofre traumas de uma separação complicada. O projeto, em fase de captação e pré-produção, foi aprovado no ProMac, o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que tem incentivado a cultura no município através de mecanismo de renúncia fiscal.

 

Knowledge, curta-metragem de 3 minutos, traz uma temática bastante provocativa, um ensaio sobre a importância de estimular e nutrir o conhecimento. Finalizado em 2018 originalmente em inglês, agora está sendo narrado em português para lançamento no Brasil.

 

O que inicialmente seria somente um novo álbum com um show do multiartista André Abujamra, Emidoinã se transformou num projeto audiovisual nesses novos tempos pandêmicos, produzido pelo estúdio Openthedoor, com direção artística de Luciano Lagares, e está em fase de finalização. Para essa viagem mitológica, Abujamra e Lagares contaram com a voz, e inspiração na criação dos personagens, de amigos do artista, como o ator português António Capelo, BNegão, os músicos Chico César, Criolo, Fernanda Takai, Pedro Luiz, Zélia Duncan, entre outros, e ainda uma participação especial de Rodrigo Santoro.

 

Em fase de pré-produção, com recursos próprios, está Hold On, curta-metragem cria do longa-metragem com o mesmo nome, este em fase de captação. Uma aventura dramática e fantasiosa, mostra a migração das aves, protagonizado pelas andorinhas Céu e Verena, que testemunham uma série de problemas ambientais que afetam diretamente a vida selvagem, em uma poderosa combinação de entretenimento e um alerta, dedicado à toda a família.

 

Na segunda temporada da web série, Lordson e Jesus continuam enfrentando todos os degraus estúpidos e obrigatórios da sociedade para tornarem-se “cidadãos de bem”. Um programa de humor irreverente, ácido e insano que traz situações e notícias do cotidiano através da interpretação livre, sem distorções, com uma clareza tão pesada quanto um tapa na cara, finalista no festival FlickrAir em Los Angeles e no festival europeu Kosice International Monthly Film Festival, está com os roteiros prontos e em fase de captação.

 

Parcerias

 

A participação em eventos contribuiu para a expansão das fronteiras. Na SXSW surgiu a parceria com a produtora de áudio Squeak E. Clean, de Sam Spiegelman, de Los Angeles, na trilha sonora do curta-metragem em animação Drawing Life, de 2019, premiado em diversos festivais e indicado ao Prêmio Quirino da Espanha pelo design de som e trilhas sonoras.

 

Eventos como o Rio2C abriram as portas em rodadas de negócios com os players Disney e Cartoon Network e foram iniciados contatos para futuras realizações junto à Viacom. Em Buenos Aires, no mais importante evento de audiovisual da América Latina e o terceiro mais importante em volume de negócios, o Ventana Sur, em 2019, firmou-se a parceria com o produtor de som Tauro, responsável por vários filmes indicados ao Oscar, para o desenvolvimento de Hold On, projeto de longa-metragem em animação, para uma consultoria na produção de som durante a etapa de animatic.

 

Já no MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, seus projetos Joyce, Intermitente, OUT, Hold On e Lordson e Jesus participaram de rodadas de negócio que geraram negociações com canais e produtoras sobre mecanismos de produção e financiamento.

 

Bons frutos vieram do Cinequest Film & Creativity Festival, festival de cinema independente anual realizado na Califórnia. O projeto de ficção científica OUT teve seu roteiro selecionado na categoria top 50 em 2018. Em 2019 o curta Drawing Life foi finalista na categoria curta-metragem, concorrendo com filmes live action e animações do mundo todo, além de gerar, na edição de 2020, conversas com produtores e rodadas sobre seus novos projetos.

 

A Openthedoor atua na criação, no desenvolvimento e na produção de conteúdos originais para filmes de longa-metragem, séries, curtas, branded content, dedicando-se a estabelecer uma poderosa voz para contar histórias relevantes.