O Clubhouse é a rede social que está deixando o brasileiro maluco pela descoberta. Vamos explicar para você de que se trata essa rede tão viciante que todos estão falando.
O que é o Clubhouse?
Uma rede social de áudio. Não tem texto, nem foto, nem vídeo. Apenas áudio.
Se assemelha a uma rádio de notícias, mas com todos seus ídolos influenciadores digitais, amigos ou artistas que você segue.
Como faço para entrar?
Primeiramente tem que ter iPhone. Exatamente! Por enquanto, apenas funciona na versão IOS.
Ao baixar o App na AppStore, você já pode fazer um login e garantir o seu “@“. Essa é a primeira dica que deixo aqui para você.
Mas isso não basta. Pois, sua entrada só se concretiza quando alguém que já está na rede, atribua um acesso de permissão a você.
Sentimento de Exclusividade
Como neste início, as entradas estão restritas, gera um efeito de exclusividade nas pessoas. Essa sensação de pertencimento e de permissão ao restrito, está deixando as pessoas enlouquecidas.
Quando você entra para a rede, você consegue 2 convites apenas para chamar, 2 pessoas que você quiser à rede.
Mas conforme seu engajamento, ou seja, participando das salas de bate-papo, você pode conseguir mais convites.
A Interface
Conta com um estilo hype alternativo. A interface é minimalista e bem intuitiva. O que ajuda e é favorável a quem entra, embora apenas esteja disponível no idioma inglês. (Para alguns isso pode ser um problema).
Como nas outras redes você cria seu perfil, mas o diferencial é que sua bio pode ser mais extensa. Você pode incluir bem mais caracteres do que o Facebook, por exemplo.
Não funciona hashtags, até porque é uma rede social para você falar!
Permite apenas conexão com Instagram e Twitter. E muito legal mostrar quem foi que te fez o convite. Não se um dia isso irá desaparecer, mas isso engrandece sua conexão e achei bem simpático da rede.
Nesta imagem abaixo, estou dentro de uma sala de bate-papo. Note o quão é valioso estar num ambiente com tantas pessoas inteligentíssimas falando sobre os mais diversos assuntos.
Quando a pessoa está falando, fica uma borda bege em torno da foto.
No menu inferior, sutilmente mostra que você pode sair da sala sem ser notado, com um emoji de paz e amor ✌? que deixa bem simpática a coisa também. Do outro lado, você pode adicionar pessoas a adentrarem à sala ou ainda, levantar a mão ? para pedir participação ao debate, onde só então, aparecerá o ícone com o microfone ?.
Por fim, você pode seguir seus amigos, participar de Clubs, criar e agendar salas de bate-papo onde aparecerá como eventos. Veja no botão verde em destaque como é fácil criar uma sala:
Crie sua sala aberta, fechada ou apenas com moderadores que você tem como amigo. Pode inclusive adicionar um título chamativo à sala, para a audiência saber que se trata a conversa.
A febre
O Clubhouse está se popularizando por aqui aqui no Brasil, neste último fim de semana, mas a rede foi lançada em Abril de 2020.
Claro que conta com perfis importantíssimos como de Elon Musk e Mark Zukerberg, e o mais louco é que você pode ouvi-los se estiverem na mesma sala.
Avaliado em cerca de 1 Bilhão de dólares, já possui cerca de 6 Milhões de usuários.
Já se encontra como o App mais baixado na semana:
Como aproveitar à rede para os negócios?
Trabalhe para aumentar suas conexões e participar de temas que tenham sinergia com você e seu negócio.
Peça permissão e contribua com sua opinião sobre os assuntos. Mostre seu potencial e divida seu conhecimento. É uma ótima forma de construir sua autoridade.
Chame pessoas que queiram participar de uma discussão sobre determinados temas e monte uma sala, uma excelente oportunidade de interação.
PodCasts estão em alta… que tal ter o seu, de graça, com o Clubhouse?
Você pode concretizar a vontade em ter seu próprio PodCast. Único ponto, é que não ficam gravados episódios ou discussões.
Mas aproveite a adrenalina do AO VIVO.
Agende um evento, com tema, data e hora, e divida seu conteúdo!
Tem sala que vale mais do que um MBA
Reveja o print acima onde mostro as pessoas na sala. Só neste frame entenda o que quero dizer.
Quanto custa uma palestra de Flávio Augusto ou Cris Arcangeli? Junte com Ícaro de Carvalho, Marcos Paulo e Carol Cantelli.
O poder de reunir grandes referências, interagindo sobre negócios, empreendedorismo e marketing digital, podem te trazer insights fantásticos. E de graça!
Sobre Vinícius Taddone (www.vtaddone.com.br)
Vinícius Taddone fundou a VTaddone Studio em 2011 com intuito de ajudar pequenas e medias empresas que necessitam de marketing diferenciado para crescimento de receita. Taddone passou por agências de turismo, e a última, ocupou o cargo de Coordenador de Marketing por 6 anos. Ele é bacharel em Planejamento de Marketing, Turismo e possui MBA em Marketing todas conquistadas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui as certificações em Marketing Digital na Prática (Endeaver), Java Script, Lógica em Programação e Flash CS3 pela Impacta Tecnologia e tem experiência em Marketing Workshop na Walt Disney World Resort em Orlando.
Eu também tenho participado já de algumas salas. Se você quer interagir comigo, me procure como sempre em @vtaddone, será um prazer trocar experiências com você.