Análise do documentário Pelé, disponível na Netflix

0
246

 

Estreou ontem (23) o documentário Pelé, uma produção Original Netflix que conta a história do maior jogador de futebol de todos os tempos.

 

 

Se você é fã de futebol assim como eu, já deve saber muito sobre a carreira e até mesmo a vida particular de Pelé, mas mesmo após várias matérias, filmes, documentários e curtas sobre a vida do Rei, podemos ainda nos surpreender e nos emocionar com este novo documentário disponível na Netflix.

 

O documentário Pelé foca na vida do jogador nos anos entre as Copas de 1958 e de 1970, mas começa contando um pouco sobre seu nascimento, sua família e especialmente seu pai, Seu Dondinho que era um ótimo jogador em sua época e que chorou quando o Brasil perdeu a Copa de 1950, no Maracanã, de virada para o Uruguai. Neste momento do choro de Dondinho, Pelé, então com apenas 9 anos de idade promete que irá dar uma Copa do Mundo ao seu pai. Quis o destino que 8 anos depois, Pelé foi o grande jogador da Seleção Brasileira e trouxe a 1º Copa do Mundo para o Brasil e para o seu pai.

 

Apesar de ser um documentário sobre futebol, há muitos momentos de emoção fora das quatro linhas. Há relatos de parentes, amigos e jogadores que fizeram sua carreira ao lado de Pelé. Um dos momentos mais legais e mais emocionantes é ver Pelé em reunião com seus antigos parceiros de Santos, num bate-papo animado e também quando ele relata sobre seu receio de ir para a Copa do Mundo de 1970, por medo de se machucar igual aconteceu nas Copas de 1962 e 1966. Ele já estava decidido a se aposentar, mas uma pressão da mídia, do governo e de amigos fez ele voltar a ter coragem de jogar uma Copa do Mundo e… o resultado todo mundo já sabe né?

 

Também há um espaço dedicado a falar sobre o começo da Ditadura no Brasil, a relação de Pelé com o governo e como a mídia cobrava do Rei um posicionamento. Foi um momento delicado do nosso país, mas que com seu jeito cativante e com seu futebol exuberante, Pelé conseguiu trazer um pouco de alegria ao país e levou o Brasil ao cenário internacional dentro e fora de campo.

 

 

Há vários vídeos de entrevistas antigas com jogadores e de comentaristas da época falando inclusive que o futebol dos anos 60 já não era mais aquele futebol elegante dos anos anteriores, ou seja, o que nos leva a pensar que o esporte é o mesmo e as reclamações são as mesmas de hoje em dia né? Queria saber o que estes comentaristas da época falariam se vissem o São Paulo de Fernando Diniz em 2020 e 2021 …. meu Deus….

 

Enfim… o documentário Pelé é emocionante não só para os amantes de futebol, mas para todos aqueles que gostam de conhecer mais sobre a história de nosso país e como chegamos até. É super recomendável!

 

O documentário Pelé já está disponível na plataforma de streaming da Netflix. Confira o trailer abaixo:

 

 

Pelé - Netflix
Nota Final
9.3/10
9.3/10
  • Ideia e Roteiro - 9/10
    9/10
  • Levantamento de Dados e Relevância - 9.3/10
    9.3/10
  • Impacto do Público - 9.8/10
    9.8/10
  • Fotografia, Figurinos e Efeitos Visuais - 9/10
    9/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O documentário definitivo sobre Pelé e as Copas do Mundo. Simplesmente emocionante!