‘O Porão da Rua do Grito’: terminam filmagens de novo longa em casarão histórico de SP

0
49

 

Acaba de ser filmado o longa-metragem ‘O Porão da Rua do Grito’, da produtora Coração da Selva e dirigido por Sabrina Greve. É um dos primeiros a ser rodado dentro dos parâmetros do “novo normal” da pandemia da Covid-19. O filme de terror conta a história dos irmãos Jonas (Giovanni De Lorenzi) e Rebeca (Caroline Marques), após a tragédia que marcou a família e sua casa para sempre. Tudo ambientado num casarão histórico no bairro do Cambuci, em São Paulo.

 

 

Misturando horror psicológico e o subgênero de “casa mal-assombrada”, o filme se passa em duas épocas distintas, as décadas de 1980 e 1990. O imóvel foi totalmente reformado pela produção para ambientar a assustadora narrativa, que contará ainda com efeitos especiais e digitais de última geração.

 

Em meio à tensão normal de um set povoado por “fantasmas”, a equipe teve o desafio de aprender a trabalhar dentro dos novos parâmetros acordados entre sindicatos, entidades representantes do setor e a prefeitura de São Paulo. Nada de café compartilhado e aglomeração atrás dos monitores de TV. No lugar deles, máscaras, face shield e  álcool gel. As gravação das cenas têm transmissão ao vivo para a casa dos profissionais que não estão no set mas precisam acompanhar o que está sendo filmado.

 

 

“Estávamos com tudo pronto para rodar em abril. Mas não desistimos e conseguimos seguir com o mesmo elenco e praticamente toda a equipe técnica”, conta Geórgia Costa Araújo, sócia da Coração da Selva. “São muitos os detalhes para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos, mas é também um aprendizado. Acho que algumas dessas práticas vieram para ficar. O mais importante é que tudo isso uniu muito o time e permitiu que todos focassem na história. O casarão é quase um personagem, como deve ser em um filme de casa mal-assombrada.”

 

Sobre ‘O Porão da Rua do Grito’

 

O nome do filme é uma referência à Rua do Grito, no bairro Ipiranga, na capital paulista, onde Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil. A produção é a primeira de uma trilogia, que vai mostrar nos filmes seguintes o que aconteceu com as gerações anteriores à dos irmãos.

 

‘O Porão da Rua do Grito’ marca a estreia na direção de longas-metragens de Sabrina Greve, atriz premiada e reconhecida por obras como ‘Uma Vida em Segredo’, ‘A Casa das Sete Mulheres’ e ‘Carandiru’. No gênero terror, Sabrina estrelou ‘Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois’ e ‘O Duplo’ (Cannes, 2012). Ela assina o roteiro junto com Michelle Ferreira.

 

O filme é uma coprodução com a Spcine, apoio do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, BRDE e apoio financeiro do BNDES.

 

Ficha Técnica

 

Direção: Sabrina Greve

Produção: Geórgia Costa Araújo

Produção executiva: Luciano Patrick, Cristiane Miotto e Nicole Weckx

Roteiro: Sabrina Greve e Michelle Ferreira

Direção de Fotografia: Marcelo Trotta

Direção de Arte: Isabelle Bittencourt

Figurino: Paula Iglecio e Kiki Orona

Maquiagem: Gabi Moraes e Danilo Mazzuca