Dia do Orgulho Nerd: 10 filmes que todo Nerd deveria assistir

0
275

 

Se você é um apreciador ou é fã dos temas que estão em evidência na cultura nerd, independente de estereótipos, aqui vai uma lista com alguns “filmes para nerds” já feitos até hoje.

 

Obras fantásticas e de ficção científica, que misturam ação, drama e comédia e que merecem a sua atenção. Claro, que faltaram alguns, a lista teria de ser imensa, mas, os principais e de grande sucesso, você acompanha agora na lista abaixo.

 

1. De Volta Para o Futuro (1985)
Doc Brown e Marty McFly conquistaram milhões de fãs pelo mundo. (Foto: Reprodução/Universal Pictures)

 

Dirigido por Robert ZemeckisDe Volta Para o Futuro estreou em 1985 e deu início a uma das mais celebradas franquias de ficção científica realizadas até hoje. Referência quando o assunto é misturar comédia com assuntos científicos, o filme consagrou personagens como Marty McFly (Michael J. Fox) e Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd).

 

O cientista transforma um carro em máquina do tempo e, com isso, viaja para o passado causando muitas confusões. Assim, conversas sobre ciência com pitadas de diversas teorias são percebidas a todo instante. A obra é repleta de simbologias e causou grande influência não somente na cultura nerd, mas também em outra cultura popular: o skate.

 

De Volta Para o Futuro ganhou duas continuações (afinal é uma trilogia), virou uma série de desenhos animados bem-sucedida (que é assunto pra uma outra matéria), ganhou jogos eletrônicos e marcou a história do cinema. Até hoje, 34 anos após o início da franquia, ela continua rendendo e colecionando fãs.

 

2. Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
 
Star Wars: o principal marco do cinema nerd. (Foto: Divulgação/20th Century Fox)
 

 

A cultura nerd no mundo hoje, se deve especialmente a Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Conhecido originalmente apenas por Star Wars — ou Guerra nas Estrelas —, o filme chegou às telas do cinema em 1977 e causou uma verdadeira revolução na forma de fazer filme.

 

Indicado como o pontapé inicial da era dos blockbusters, o primeiro Star Wars apresentou o universo criado e dirigido por George Lucas ao mundo e conquistou milhões de fãs. Tornou-se uma verdadeira referência dentro da cultura pop, tendo várias continuações e sendo representado em forma de desenho animado, estampas, bonecos, jogos eletrônicos e muito mais, e faz muito sucesso até hoje, como tem milhares de fãs aficionados espalhados pelo mundo.

 

 

 

3. Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)

 

Star Trek é uma das franquias mais prolíficas e celebradas do cinema e da TV. (Foto: Reprodução/Paramount Pictures)

 

 

Uma rixa antiga no mundo dos nerds divide os fãs entre quem gosta mais de Star Warse quem é adepto de Star Trek— ou apenas Jornada nas Estrelas. O fato é que, apesar da “briga”, há milhões de fãs de ambas as franquias espalhados por todo o planeta.

 

Jornada nas Estrelas: O Filme, é de 1979, foi dirigido por Robert Wise e tem o mesmo elenco da série televisiva que foi ao ar entre os anos de 1966 e 1969. De lá para cá, já foram feitos mais 11 filmes e mais cinco seriados, além de publicações em forma de livros, quadrinhos e jogos.

 

A série entregou ao mundo personagens icônicos, como Kirk e Spock, e frases que marcaram época, como “vida longa e próspera”. Interessados na cultura nerd não podem deixar de ver Star Wars, mas também precisam conferir o universo de Star Trek, ou, Jornada nas estrelas.

 

4. Matrix (1999)

 

(Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures)

 

O final do século XX trouxe uma nova revolução para o cinema de ação. Em 1999, chegava aos cinemas de todo o Brasil,Matrix, um universo criado e dirigido pelos irmãos Andy e Lana Wachowski. Contando com a produção de Joel Silver e a presença de grandes nomes no elenco, o filme marcou época e ganhou um lugar especial na cultura nerd.

 

Na obra, o hacker Neo (Keanu Reeves) descobre que sua realidade não passa de uma ilusão e então é libertado por um grupo de rebeldes especializado em liberar a mente das pessoas dessa realidade simulada. As referências filosóficas e religiosas da obra criaram um grande impacto na cultura pop mundial.

 

O sucesso foi tamanho que Matrix foi bem além de seus três filmes, e a exemplo dos filmes citados anteriormente até aqui, ganhou histórias em quadrinhos, animações e jogos de videogame, tudo isso completando o universo iniciado nas telas.

 

5. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

 

Gandalf é um dos personagens principais de ‘O Senhor dos Anéis’ (Foto: Divulgação/New Line Cinema)

 

 

Baseado na obra escrita pelo sul-africano J.R.R. Tolkien, o filme dirigido por Peter Jackson cravou personagens como Frodo Bolseiro, Légolas,Aragorn e Gimli no imaginário de pessoas em diferentes partes do planeta. Sem dúvida, um dos grandes marcos do “cinema nerd” de todos os tempos.

 

Além de ser mais um dos filmes citados que há uma trilogia, O Senhor dos Anéis, PeterJackson transformou recentemente o romance infanto-juvenil O Hobbit em uma nova trilogia. É mais um filme que ganhou diversas revistas, jogos eletrônicos, camisetas e é adorado por fãs de várias idades.

 

6. Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)
Estrelado por Harrison Ford, Blade Runner é um dos grandes filmes da história do cinema. (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)

 

 

No cinema, o espectador acompanha as desventuras de Deckard (Harrison Ford), um ex-caçador de androide que é obrigado a voltar à tona após um grupo destes ter se rebelado. A obra se saiu muito bem ao levantar certos questionamentos morais que envolvem o uso indiscriminado da inteligência artificial.

 

O filme não causou um grande impacto na época do seu lançamento, sendo até um dos que fracassaram na bilheteria, mas se tornou um verdadeiro clássico do gênero. Atualmente, conta com milhões de fãs e diversas versões do filme (corte original, corte do diretor, etc…) que já foram lançadas.

 

7. O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005)

A versão cinematográfica de ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ pode não ter agradado muitos espectadores, mas o filme vale a pena pelo hilário texto de Douglas Adams, que consegue tanto parodiar, quanto homenagear as histórias de ficção científica.

 

Além disso, vale lembrar que o Dia do Orgulho Nerd (Ou seja, hoje!) não existe apenas por causa da data de lançamento do primeiro Guerra nas Estrelas como foi falado aqui, mas também marca o Dia da Toalha, outra comemoração nerd. Para quem não se lembra, nos livros de Douglas Adams, a toalha é considerada um dos objetos mais importantes do viajante espacial.

 

8. Akira (1988)
 
Akira foi um clássico dos mangás e dos animes. (Foto: Reprodução/Toho)
 

 

A cultura nerd e o apreço por mangás e animes estão intimamente ligados, então nada mais justo do que incluir também Akira nesta lista. A animação japonesa, dirigida por Katsuhiro Otomo, chegou ao cinema em 1988, baseada em uma série de mangás escrita pelo próprio diretor.

 

A mistura de cyberpunk, ação e ficção científica deu muito certo e vem conquistando fãs ao redor do mundo até hoje. Cheio de referências filosóficas e de críticas sociais, Akira trata de um Japão distópico, dominado pela violência, e mostra a presença de poderosas crianças psíquicas.

 

Tanto o mangá quanto o anime merecem bastante atenção por parte de apreciadores das culturas geek e nerd ao redor do planeta. São diversas referências juntas em um único lugar.

 

9. Exterminador do Futuro (1984)
Exterminador do Futuro era uma das franquias mais mirabolantes ao lidar com linhas temporais. (Foto: Divulgação)

 

 

Nada diz “cultura nerd” como Arnold Schwarzenegger (Tá pesquisando no Google pra ver se escreve assim, né?! rs) nos anos 1980 até 1990. O ator estrelou muitos clássicos de ação e ficção científica, como ‘O Vingador do Futuro’, ‘O Predador’ e principalmente o citado nesse tópico: ‘O Exterminador do Futuro’. Visionário para a época (graças aos efeitos criados por James Cameron), o filme seduziu tanto o público quanto a crítica, dando origem a uma porção de sequências – basta lembrar que O Exterminador do Futuro 6 vem aí… com lançamento em Novembro, nos Estados Unidos.

 

O filme acabou sendo uma mistura eficiente entre ação, humor e ficção científica, além de emplacar algumas das frases mais famosas da história do cinema, como o bordão “I’ll be back”, ou “Hasta La Vista, Baby”, dublado brilhantemente por Garcia Júnior.

 

10. A Rede Social (2010)

 

Em 2003, o estudante de Harvard e gênio da computação Mark Zuckerberg começa a trabalhar em um novo conceito que acaba se transformando em uma rede social global, o Facebook, siiiim, a rede que conhecemos hoje e que depois se tornaram donos do Instagram e do Whatsapp. Nove anos mais tarde, ele é um dos bilionários mais jovens do planeta.

 

“A rede social” é daqueles filmes que chegam a ser assustadores por serem capazes de captar com tanta sagacidade o momento em que vivemos. Daqui a alguns anos, quando outras obras retratarem novamente sobre esse período, provavelmente o retratarão com senso mais crítico — mas sem o frescor e a confusão de levar para a tela a vida do lado de fora do cinema naquele momento.

 

Essa é só uma base, apenas 10 filmes de muitos que existem na cultura nerd e que podemos assistir. E aí, qual você assistiu? Qual faltou na lista?