Análise das HQ`s ‘Amanhecer’ e ‘A.R.A.R.A.’

Conheça a origem de 'Amanhecer' e 'A.R.A.R.A.', dois super-heróis brasileiros criados por Daniel Vardi!

0
751

 

No dia 29 de Junho, estávamos fazendo a cobertura do evento Big Festival, em São Paulo, e conhecemos o Daniel Vardi, roteirista, quadrinista e criador super-heróis 100% brasileiros. Das mãos dele recebemos duas HQ`s lançadas recentemente: ‘Amanhecer’ e ‘A.R.A.R.A.’, dois personagens criados por ele para o que ele mesmo chama de ‘Time da Luz’, uma espécie de ‘Liga da Justiça’ brasileira.

 

Da esquerda para a direita: Ribas Machado (Jornalista da comunidade cosplay) – Daniel Vardi (Quadrinista) – Rogério Princiotti (Blogueiro do Nerdlicious e Mundo Cosplayer) – Luiz Junior (Cosplayer de Lanterna Verde)

 

Confesso que já havia me interessado nestas duas HQ`s antes mesmo deste encontro. Estivemos presente na CCXP 2018, para fazer a cobertura do evento para o Mundo Cosplayer, e como ninguém é de ferro, passeamos também pelo local e visitamos a Artists Alley. Nos chamou a atenção na ocasião a HQ ‘Amanhecer’, pois sua capa era linda… cores vivas, e o herói tinha um peitoral em alusão a bandeira do Brasil. Naquele dia, por conta da correria do trabalho não conseguimos comprar a HQ, mas ela ficou nas nossas mentes.

 

Foi então que sete meses depois acabamos conhecendo o Daniel Vardi, o criador do herói ‘Amanhecer’, meio que sem querer, passeando pelo Big Festival. Conversamos com ele, trocamos contatos e ele nos presenteou com as HQ´s ‘Amanhecer’ e ‘A.R.A.R.A.’, ambas levam o nome de dois heróis criados por ele e que fazem parte do seu ‘Time da Luz’. Fiquei super feliz com isto e devorei as duas HQ`s em minutos! Por isso, gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha impressão sobre elas…

Bom… pra começar, preciso informar que o ‘Time da Luz’ é como dito anteriormente, a ‘Liga da Justiça’ brasileira criada pelo Daniel Vardi. São seis heróis: Amanhecer, A.R.A.R.A., Paladino, Boiadeiro, Helena Miranda e Lia Metal. Cada um tem características que lembram o nosso Brasil, seu povo, costumes e origens, e seus poderes levam em conta isto também.

 

Como você já deve ter percebido, ‘Amanhecer’ e ‘A.R.A.R.A.’ são as duas primeiras edições da HQ ‘Time da Luz’ e contam a origem destes dois super-heróis nacionais.

 

 

Amanhecer é um personagem simples e de fácil identificação, uma mescla de Capitão América e Super-Homem, projetado para ser um símbolo de esperança e de resgate da autoestima do brasileiro. “Amanhecer possui as melhores características do nosso povo e poderes inimagináveis. É um personagem nobre, amigo, verdadeiro, que defende a vida em primeiro lugar”, explica Vardi.

 

 

Já o A.R.A.R.A é um personagem jovem, de origem indígena e humilde, descoberto ainda criança por um oficial da aeronáutica, que o treina e o torna um excelente piloto e ferramenta de combate do governo brasileiro. “Ele é a alma do soldado, tem disciplina, é um excelente piloto e especialista em diversas formas de combate. Mantém seu coração puro e segue o que acredita ser verdade”, explica Vardi.

 

 

Agora que você meio que já conhece os personagens, vamos aos detalhes…

 

O Amanhecer foi criado por cientistas brasileiros em Angra I, no Rio de Janeiro, utilizando de energia nuclear. Já o A.R.A.R.A. foi escolhido por suas características, força e habilidades para utilizar uma espécie de roupa/máquina de guerra brasileira. Ah… vale aqui ressaltar o que significa o nome A.R.A.R.A.: “Arsenal de Rastreamento Aéreo e Radical da Aeronáutica”. #BolsonaroCurtiuIsso!

 

Os dois personagens tem características distintas e uma origem bem diferente também, mas que se encaixam perfeitamente no nosso país. Ao ler as HQ`s, você percebe que ambas são muito bem escritas e tem uma história muito bem moldada e que faz a gente se prender nelas. Se você gosta de heróis gringos, que tem uma história quase sempre presa ao seu país de origem, vai adorar também ver como a história de Amanhecer e A.R.A.R.A. se encaixam perfeitamente à nossa história e nossos costumes.

 

Bom… como eu disse… o roteiro de ambas HQ`s é perfeito, contando a origem de cada personagem. Além disso, elas tem artes lindas, modernas e que fazem brilhar nossos olhos, nos transformando em garotinhos conhecendo seus heróis.

 

 

Ainda não temos data, mas é possível que muito em breve sejam lançadas as HQ`s de origem dos outros heróis do ‘Time da Luz’. Mas enquanto isso não acontece, recomendo que você vá até uma banca e compre ‘Amanhecer’ e ‘A.R.A.R.A.’ para conhecer e sei que não vai se arrepender.

 

Caso queira também conhecer o criador destes heróis brasileiros, poderá ir até a ‘Exposição Super-Heróis do Brasil’, nos dias 13 e 14 de Julho. Daniel Vardi e outros autores nacionais estarão lá expondo suas obras e batendo um papo com os fãs.

 

Quer saber mais sobre o ‘Time da Luz’ e seu heróis?

Vá até o site da PubliGibi e confira tudo sobre estes super-heróis brasileiros!

 

HQ`s 'Amanhecer' e 'A.R.A.R.A.'
Nota Final
9/10
9/10
  • Capa, contracapa e itens extras - 8.5/10
    8.5/10
  • Visual e Ilustrações - 8.6/10
    8.6/10
  • História e Roteiro - 9/10
    9/10
  • Personagens e Ambientação - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

São duas HQ`s brasileiras que deviam ser melhor explorada pelas editoras. Poderiam facilmente virar febre e até filmes no futuro… porque não?!