Parece que foi ontem que fomos arrebatados de surpresa e começamos a acompanhar nas telinhas a saga de Seiya e dos Cavaleiros de bronze. Mas neste domingo (1º de Setembro), o anime de Cavaleiros do Zodíaco completa 30 anos de sua estreia no Brasil. Confira produções do anime disponíveis na Crunchyroll!
A saga original e clássica, que acompanha Seiya e os outros Cavaleiros em sua jornada para proteger Athena, é o ponto de partida para a maioria dos fãs. Aqui, acompanhamos a Batalha das Doze Casas, a luta contra os deuses Nórdicos em Asgard e a batalha contra Poseidon e seus Generais Marinas.
Diferente das sagas anteriores, a saga de Hades, que conta sobre a Guerra Santa entre os Cavaleiros de Athena contra os espectros de Hades, é dividida em três arcos: Santuário, no qual espectros são ressuscitados pelo deus do submundo, Hades, para atacar Atena; Inferno, sequência do primeiro arco quando os protagonistas atravessam o Portal do Inferno; e Elíseos, que mostra um pouco de um mundo em que apenas os deuses podem entrar e é para onde boa parte dos Cavaleiros se direcionam para terminar de uma vez este combate. Sendo a narrativa da guerra final entre Athena e Hades, esta é considerada por muitos fãs como um dos momentos mais marcantes.
Essa série se passa paralelamente à Saga de Hades, no momento que é destruído o Muro das Lamentações. Enquanto os Cavaleiros de Bronze estão enfrentando Hades em Elíseos, os Cavaleiros de Ouro iniciam sua jornada em terras Nórdicas após serem revividos misteriosamente. Nesta etapa, Aiolia é um dos protagonistas e, junto aos demais 11 Cavaleiros de Ouro, despertam suas novas armaduras de ouro divinas.
Ambientada 25 anos após a conclusão da Guerra Santa do século XX, narrada anteriormente na obra. Agora, uma nova geração de guerreiros sagrados surge e se juntam a história de Seiya, que agora é o Cavaleiro de Ouro de Sagitário, para proteger a Terra de novas ameaças. Com novas armaduras, técnicas e vilões, a série acompanha a jornada de Kouga, um novo Cavaleiro de Pégaso, e seus companheiros enquanto enfrentam inimigos poderosos e descobrem segredos sobre o passado e o futuro dos Cavaleiros do Zodíaco.
Apesar de contar com seu lançamento em 2009, The Lost Canvas se trata de um spin-off que se passa mil anos antes da saga original, com a história dos Cavaleiros de Athena durante a Guerra Santa anterior contra Hades. Mesmo não se tratando de uma obra canônica, essa série estabelece as bases da mitologia e os conflitos que moldaram o universo de Cavaleiros do Zodíaco.
Ambientado durante as aventuras de Seiya e os outros no Cavaleiros do Zodíaco clássico, Saintia Shô mostra um outro lado da batalha entre a deusa Athena e as forças do mal. A jornada conta como protagonista a jovem Shoko, uma das Saintias – uma classe especial de guerreiras que serve diretamente a deusa Athena em missões secretas. Nesta saga, a deusa da discórdia, Éris, é uma das principais vilãs.
Esta obra é uma adaptação do anime original de Cavaleiros do Zodíaco e traz uma releitura dos acontecimentos da primeira obra. A série conta com novas histórias para alguns personagens e uma animação 3D que foge do padrão estabelecido pelo anime ao longo dos anos.